Ir para conteúdo
Lanpenn

Como foi a sua experiência de vida nessa época?

Recommended Posts

Como eu praticamente passei na Unesp de São Vicente (eu fiquei para a segunda chamada porque alguns cotistas passaram na frente, na 40ª posição entre 289 candidatos, não é fantástico mas aceitável para quem ficou jogando Counter-Strike e vendo anúncio de carro) e pretendo mudar de cidade (enquanto a papelada da imigração não termina, vou fazer isso), então estou praticamente no início da vida adulta e agora a minha rotina vai mudar consideravelmente. Hoje tenho 19 anos, como eram vocês quando tinham a minha idade? Estavam estudando? Estavam trabalhando? Já tinham saído de casa? Já dirigiam? Já tenho que me preparar... 

Acho relevante pois gosto sempre de ler e ouvir histórias de pessoas mais velhas que eu, há muito o que aprender com elas...

Editado por Lanpenn

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
59 minutos atrás, Lanpenn disse:

Como eu praticamente passei na Unesp de São Vicente (eu fiquei para a segunda chamada porque alguns cotistas passaram na frente, na 40ª posição entre 289 candidatos, não é fantástico mas aceitável para quem ficou jogando Counter-Strike e vendo anúncio de carro) e pretendo mudar de cidade (enquanto a papelada da imigração não termina, vou fazer isso), então estou praticamente no início da vida adulta e agora a minha rotina vai mudar consideravelmente. Hoje tenho 19 anos, como eram vocês quando tinham a minha idade? Estavam estudando? Estavam trabalhando? Já tinham saído de casa? Já dirigiam? Já tenho que me preparar... 

Acho relevante pois gosto sempre de ler e ouvir histórias de pessoas mais velhas que eu, há muito o que aprender com elas...

Rapaz, entrei na faculdade com 17 anos e aos 19 fui morar fora do país (prestei um prova para transferência de faculdade e passei).

Foi a época que "amadureci", pois tive que fazer tudo sozinho pela primeira vez! Cuidar de casa (cozinhar, lavar roupa, fazer faxina), além de ter q ir atrás de abrir conta em banco, documentos para estrangeiros, faculdade, etc, tudo pela primeira vez. É uma época que aprendemos muito!

Em relação a trabalhar, felizmente eu não precisava nessa época (meus avós tinham um apartamento que me emprestaram, aí eu alugava e com o dinheiro que recebia, eu alugava outro apartamento mais barato divido com um colega. Com o dinheiro restante eu me sustentava, além é claro da ajuda financeira dos meus pais quando eu precisava). Só comecei a trabalhar quando voltei ao Brasil aos 22 ou 23 anos.

Com certeza você vai curtir. Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelo depoimento! Bom, meus pais passaram por uma situação bem pior que a que passarei agora... minha mãe com 18 anos já foi "despachada" pelo meu falecido avô (imagino que ele fosse rígido, deve ser coisa de pai), anos depois ela teria que estudar (matemática na Unicamp), cuidar do meu irmão mais velho (claro que meu pai ajudava) e ainda trabalhar. Meu pai saiu na mesma idade porque quis mesmo (filho preferido do meu avô paterno, talvez por ser o mais velho), veio de Teresina morar em Campinas, mas teve que levar o irmão mais novo (com 16 anos no período) e sustentá-lo. Depois largou a Unicamp e, após ter ido viajar para os EUA (na época era muito mais fácil conseguir visto de turista), ficou com essa ideia na cabeça e até hoje está lá desde 2001/2002. Espero vê-lo de novo. Daria até para eu escrever um livro ou uma poesia contando essa história ao estilo de Luís Vaz de Camões.

Fez curso de graduação de qual área? Foi em qual país? 

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei me formando no Brasil mesmo, fiz a transferência de volta pra cá e terminei aqui. Curso de Engenharia Elétrica!

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando kkkk 

Bom eu tenho 21 Anos, estou me formando em Engenharia da Agrimenssura(particular), sou completamente apaixonado por carro.. to pensando em ate mudar de área
Quando eu tinha 18 anos tirei minha carta e comecei a dirigir os carros da familia pela cidade, e viaja no fds 100km's de carro com meu irmão e fui aprendendo muito com ele ao passar dos dias, dirigindo um golf sapão e logo apos uma l200
aprendi a dirigir na pista e me considero um bom motorista tenho visão de como devo me portar em baixa/media/alta velocidades, nos meus 19 anos virei pai
e tive que fazer um esforço para comprar um carro, e comprei o carro do meu pai e que ainda é meu atual carro que esta na familia a 17 anos, golf 2000 1.6 SR.. o famoso bloco de aluminio ahaha
hoje com 21, estou quase me formando em engenharia, e queria uma oportunidade para ir morar fora para melhorar meus conhecimentos e realisar meu sonho, claramente com meu filho e minha esposa

acho que é so, tirando as dificuldade da vida, esse e o resumo basico desse meio tempo 

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Sr. Loucura disse:

Acabei me formando no Brasil mesmo, fiz a transferência de volta pra cá e terminei aqui. Curso de Engenharia Elétrica!

Mas foi qual país que você foi quando saiu do Brasil?

Caramba em Pokolouko, já está com bastante responsabilidade (e já quase se formando!), boa sorte nessa jornada.

Compartilhar este post

Link para o post

Como não havia universidade federal ainda na minha cidade, aos 17 eu fui morar a 700km de casa pra fazer engenharia mecânica, então ali já acabou a moleza da comidinha e da roupa lavada kkkkkkkkk. Já no segundo período eu comecei um projeto de extensão (Aerodesign), de que participei até o penúltimo período (quando fiz dois estágios e o TCC). Quase todos os dias passava a maior parte do tempo ou em aula ou em laboratório, mas como não fiz com a intensão de terminar no mínimo de tempo, conseguia fazer tudo o que queria com o tempo disponível.

Já sabia dirigir desde uns 15 ou 16, mas a habilitação tirei com 18 anos mesmo, mas só fui ter carro próprio alguns anos depois. Nas viagens com a família, fazia questão de dirigir quando possível. Só vim sair do Brasil em 2011, no meu segundo trabalho, onde estou até hoje. Antes disso eu nunca pude fazer viagem pra fora seja a lazer, seja como "intercâmbio".

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora