Ir para conteúdo

Recommended Posts

Comprei um Captur Zen 1.6 CVT, PCD, ano passado. Consegui a isenção do IPVA 2017, mas para minha surpresa, o IPVA 2018 está sendo cobrado.

Alguém está na mesma situação?

Alguém tem alguma informação sobre esse assunto?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eles alteraram a lei, o valor que vale pra isenção de IPVA é o mesmo do ICMS. Pelo menos em SP. Já que é uma lei estadual. Só que não é o valor que vc pagou, nem a tabela FIPE, é o valor da SEFAZ que vale. Vc pode até pedir revisão ( o que eu acho perda de tempo ).  Mas se já mandaram a cobrança, significa que seu carro não está mais dentro do valor que é concedida a isenção. Vc pode confirmar comparecendo no SEFAZ de sua cidade. Eles vão te falar o valor de tabela do seu carro, que com certeza ultrapassou o valor limite.

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, ectjunior disse:

Eles alteraram a lei, o valor que vale pra isenção de IPVA é o mesmo do ICMS. Pelo menos em SP. Já que é uma lei estadual. Só que não é o valor que vc pagou, nem a tabela FIPE, é o valor da SEFAZ que vale. Vc pode até pedir revisão ( o que eu acho perda de tempo ).  Mas se já mandaram a cobrança, significa que seu carro não está mais dentro do valor que é concedida a isenção. Vc pode confirmar comparecendo no SEFAZ de sua cidade. Eles vão te falar o valor de tabela do seu carro, que com certeza ultrapassou o valor limite.

Existe alguma saída? Parece que aconteceu o mesmo com o Renegade no ano passado.

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, Ighor disse:

Existe alguma saída? Parece que aconteceu o mesmo com o Renegade no ano passado.

Uma pergunta. Como você sabe que conseguiu a isenção em 2017 ? Que mês foi comprado o carro, antes ou depois de outubro ( data da emissão da nota ) ? Tem o protocolo de Isenção de IPVA ? Fez pelo SIVEI ( OU EQUIVALENTE DO RIO DE JANEIRO ) ou direto pela receita estadual ( presencialmente ) ? Sendo bem otimista, sua isenção de IPVA pode estar sendo analisada ainda. Demora em média de 3 a 6 meses o deferimento de isenção de IPVA. Na vdd foram várias perguntas. hahahahaha As leis de cada estado são diferentes. Aconselho comparecer a secretaria da fazenda do seu estado e pesquisar o status atual da isenção e o limite para ela. Se minha memória não falha, o limite de isenção do RJ é mais baixo que o de SP. 65 mil se não me engano, e tem umas diferenças em quem se qualifica ou não. Posso responder, pela de SP. Mas não é ctz que seja igual no RJ.

Editado por ectjunior

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, ectjunior disse:

Uma pergunta. Como você sabe que conseguiu a isenção em 2017 ? Que mês foi comprado o carro, antes ou depois de outubro ( data da emissão da nota ) ? Tem o protocolo de Isenção de IPVA ? Fez pelo SIVEI ( OU EQUIVALENTE DO RIO DE JANEIRO ) ou direto pela receita estadual ( presencialmente ) ? Sendo bem otimista, sua isenção de IPVA pode estar sendo analisada ainda. Demora em média de 3 a 6 meses o deferimento de isenção de IPVA. Na vdd foram várias perguntas. hahahahaha

Carro faturado e retirado em outubro de 2017. Sei que a isenção do IPVA foi deferida porque tomei ciência da decisão no processo administrativo, interposto diretamente na SEFAZ RJ. A cobrança do IPVA proporcional de 2017 foi corretamente cancelada. No entanto, desde ontem, 10/01/2018, existe a cobrança do IPVA de 2018.

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, Ighor disse:

Carro faturado e retirado em outubro de 2017. Sei que a isenção do IPVA foi deferida porque tomei ciência da decisão no processo administrativo, interposto diretamente na SEFAZ RJ. A cobrança do IPVA proporcional de 2017 foi corretamente cancelada. No entanto, desde ontem, 10/01/2018, existe a cobrança do IPVA de 2018.

Se vc tomou ciência. Está tudo certo. Então, ciente disso. Com certeza o seu caso é o primeiro que citei no post. Seu carro não se enquadra mais na faixa de isenção. Que se não me engano é até 65 mil no rio.  E se não me engano, esse carro que vc citou, em SP foi avaliado como 70 mil. No RJ não deve ser diferente, ou pouca coisa diferente. Pra se ter 100 % de ctz, compareça no mesmo lugar que vc foi tomar ciência da isenção de IPVA, e pergunte sobre a faixa de IPVA que seu carro se enquadra, e qual é o valor limite pra isenção. Com ctz o seu carro excedeu o limite, no valor dado por ele pela SEFAZ do RJ. Ainda mais que vc já tinha tomado ciência da isenção. 

Editado por ectjunior

Compartilhar este post

Link para o post
34 minutos atrás, ectjunior disse:

Se vc tomou ciência. Está tudo certo. Então, ciente disso. Com certeza o seu caso é o primeiro que citei no post. Seu carro não se enquadra mais na faixa de isenção. Que se não me engano é até 65 mil no rio.  E se não me engano, esse carro que vc citou, em SP foi avaliado como 70 mil. No RJ não deve ser diferente, ou pouca coisa diferente. Pra se ter 100 % de ctz, compareça no mesmo lugar que vc foi tomar ciência da isenção de IPVA, e pergunte sobre a faixa de IPVA que seu carro se enquadra, e qual é o valor limite pra isenção. Com ctz o seu carro excedeu o limite, no valor dado por ele pela SEFAZ do RJ. Ainda mais que vc já tinha tomado ciência da isenção. 

É exatamente isso! Só o limite no RJ que vc errou.... é R$ 70.000,00.

Mas o que quero saber é... tem jeito de reverter isso?

Compartilhar este post

Link para o post
47 minutos atrás, Ighor disse:

É exatamente isso! Só o limite no RJ que vc errou.... é R$ 70.000,00.

Mas o que quero saber é... tem jeito de reverter isso?

é que da última vez que tive notícia do Rj, ou li a respeito, sinceramente eu não lembro qual dos dois. Tinha lido que era 65 mil. Mas enfim. Existe um tipo de recurso que vc faz, e pede reavaliação do valor do carro que consta no recurso. Eu nunca vi eles mudarem, com recurso. Mas ele existe, e os próprios funcionários orientam como pode ser feito, lá aonde vc tomou ciência do ipva. Aqui em SP, alguns tentaram fazer isso na época do Renegade, e não deu certo. Mas não custa tentar. Fora isso, eu desconheço algo que possa ser feito, pq ao contrário do que possam dizer ou vc ler por aí, não é direito adquirido. Pq o benefício é concedido por exercício e não de forma vitalícia. Logo vc pode estar isento esse ano, e ano que vem não. Pelo menos é a informação "oficial" que eu tenho, de juízes e advogados que eram beneficiários de isenção de ipva em suas "Trailblazers", "SW4s" da vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora