RicardoDS

Meriva Maxx 1.8 07/08

30 posts in this topic

Fala pessoal

Vou apresentar meu novo Carro velho, troquei o Celta => http://forumcarros.i...super-vhc-2003/

em uma Meriva Maxx 1.8 2007/2008.

DSCF0457_f.jpg

O Celta foi um ótimo carro, economico, manutenção básica da básica, extremamente barata, confiável, nunca me deixou na mão.

Mas apareceu um amigo da familia vendendo esta Meriva (na verdade iria entregar na concessionária por mixaria, aí comprei antes dele entregar). Carro de primeiro dono, 48mil km, nunca bateu (só levou umas enroscadas de leve, mas isso é fácil de consertar).

Estou a 3 semanas com o carro, 2 semanas utilizando (levei 1 semana para vender o Celta, enquanto isso a Meriva ficou guardada pois estava sem seguro).

Por enquanto a troca está aprovada.

Carro muito confortável, quase completo: DH, vidro elétrico nas 4 portas, AC, retrovisores elétricos, bancos de couro, etc... só faltou o ABS e o air-bag :( . Acabamento interno excelente, bom isolamento a ruídos externos.

Muito fácil de achar uma boa posição de dirigir, bancos confortáveis (os de trás são melhores que os da frente <_< )

Em 2 semanas de uso as impressões foram estas:

Carro com muito torque em baixa rotação, mais do que o meu Monza. Na cidade não precisa passar dos 2500rpm para andar muito bem.

Motor muito ruidoso acima de 3000rpm, estabilidade de minivan... primeiro dia com o carro foi estranho, sempre acostumado com carros de posição baixa de dirigir (Monza, Astra, Vectra A, B e C), agora, após 2 semanas rodando todo dia, já estou familiarizado com o comportamento da Meriva.

Consumo está melhor do que eu esperava, com seus quase 1300kg e o famoso motor gastão 1.8 familia 1, percurso diário (urbano, com muitas lombadas, esquinas, etc...) que eu fazia sempre 11~12km/l com o Celta, estou fazendo 10km/l com a Meriva. Rodando com Shell V-power.

Próximo tanque quero testar com etanol, para ver qual compensa mais.

Esta tem o cabeçote roletado, 114cv no etanol (112 na gasolina), 17,7kg de torque a 2800rpm. Acelerador eletrônico.

Algumas fotos:

DSCF0459_f.jpg

DSCF0470_f.jpg

Excelente espaço para quem vai atrás.

Semana passada troquei óleo e filtro, coloquei o AcDelco 5w30.

Agora no próximo feriado irei fazer uma revisão: trocar a válvula termostática, que está travada aberta, correia dentada, conferir como estão os discos, pastilhas e lonas de freio, se necessário trocarei. Substituir o fluído de freio. Verificar como estão velas e cabos de vela, que suspeito ainda serem originais. E testar os bicos e limpá-los, se necessário.

Sinto muito pela GM ter tirado este carro de linha... mereciamos a versão que é vendida hoje pela Opel.

Bom, por enquanto é isso. ;)

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Parabens pela aquisiçao, belo "salto", pelas fotos da pra ver q ta bem conservada, esse motor tem realmente bastante força, vai te deixar satisfeito na estrada

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Bela compra cara,da época que os projetos nacionais da GM eram dignos de respeito,inclusive na Europa.Andei uma vez em uma Meriva,é um belo carro mesmo,bom projeto e espaço....

Parabéns e felicidades,sair de um carro básico para um completo é realmente muito bom,hehehe

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Ricardo, parabéns pela aquisição! A sua Meriva está muito bonita e aparentemente muito bem conservada! Que você seja muito feliz com ela!

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Parabéns, ótima compra, apesar que é um carro mais destinado ao pessoal que possui família, carregando filhos e periféricos, mas claro, atende perfeitamente para quem anda com pouca gente também, eu já pensei em comprar uma, peguei um modelo de um amigo para testar dando uma volta, mas infelizmente não gostei da posição de dirigir, uma pena porque é um carro muito bem acabado, tem um belo painel, espaço interno que eu estava procurando, principalmente no banco de trás onde levo meus 2 filhos e suas cadeiras junto, motor puxa bem, boa altura para colocar-tirar uma criança pequena do carro, etc etc...

Fiquei triste por isso, mas parabéns cara, ótima compra!!

Abç.

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Parabens pela aquisiçao, belo "salto", pelas fotos da pra ver q ta bem conservada, esse motor tem realmente bastante força, vai te deixar satisfeito na estrada

Obrigado! Realmente, foi um ótimo salto. Carrinho bom viu.

Bela compra cara,da época que os projetos nacionais da GM eram dignos de respeito,inclusive na Europa.Andei uma vez em uma Meriva,é um belo carro mesmo,bom projeto e espaço....

Parabéns e felicidades,sair de um carro básico para um completo é realmente muito bom,hehehe

Realmente, é um ótimo projeto. Obrigado!

Ricardo, parabéns pela aquisição! A sua Meriva está muito bonita e aparentemente muito bem conservada! Que você seja muito feliz com ela!

Está bem conservada sim, tem umas marquinhas de uso, uns pequenos arranhões, mas está bem alinhada.

Parabéns, ótima compra, apesar que é um carro mais destinado ao pessoal que possui família, carregando filhos e periféricos, mas claro, atende perfeitamente para quem anda com pouca gente também, eu já pensei em comprar uma, peguei um modelo de um amigo para testar dando uma volta, mas infelizmente não gostei da posição de dirigir, uma pena porque é um carro muito bem acabado, tem um belo painel, espaço interno que eu estava procurando, principalmente no banco de trás onde levo meus 2 filhos e suas cadeiras junto, motor puxa bem, boa altura para colocar-tirar uma criança pequena do carro, etc etc...

Fiquei triste por isso, mas parabéns cara, ótima compra!!

Abç.

Obrigado Fontão!

E se eu te falar que uso esse carro 90% do tempo rodando sozinho por aí. 26 anos, solteiro, hehehehe.

A posição de dirigir no inicio é esquisita, levei uns 4 dias para me acostumar. Mas sabe que é boa. Não é uma posição cansativa, tem ótima visão nas laterais e traseira. Gostei mesmo.

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Parabéns, no quesito manutenção vc não vai se arrepender, é um ótimo carro ... cuide bem da suspensão, pois são as peças mais caras, de resto é só alegria.

Vc provavelmente vai utilizar mais gasolina pq esse motor gosta de um álcool !

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Obrigado!

Manutenção é tranquila, eu mesmo faço. Peças desse carro são baratas, só freio e suspensão que custa um pouco mais.

Ainda não testei alcool, o preço não anda colaborando. Mas está indo bem na gasolina.

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Vou ao posto de combustíveis lançar um desafio ao frentista:

"Deixo o carro ligado em marcha lenta e te desafio a encher o tanque de álcool".

Hahahahaha, é rir pra não chorar.

2 tanques de gasolina, rodando na cidade em percursos curtos (menos de 5~7km) e uns 20% dos tanques pegando avenida com velocidade máxima de 70km/l com semáforos. Média? 10,8Km/l no primeiro tanque e 11,2km/l no segundo.

Beleza, lá fui eu testar no álcool. Média? 5,5km/l :meme12:(confesso que dei umas aceleradas para ver os pocotós adicionais do álcool ... não encontrei eles ¬¬ )

E não é só isso. :why2:

Se estiver abaixo de 17º, a injeção injeta gasolina e o motor pega de primeira.

Entre 18º e 23º não injeta gasolina e não pega... Teve um dia que fiquei uns 10 minutos batendo na partida até pegar.

Acima de 24º não injeta, mas pega (lá pela segunda partida).

Voltei pra gasolina, só que a injeção não reconheceu a mudança de combustível... afogava e não pegava de manhã.

Sorte que temos oficina na familia. Peguei o Kaptor e falei pra injeção que tem gasolina no tanque, problema resolvido.

Média parece que voltou ao normal, ainda não completei o tanque, mas com o andar do ponteiro, 100% cidade, está próximo de uns 8~8,5km/l. Sabendo que do combustível que tem no tanque, uns 30% são álcool, está bom.

Esquecendo esse "pequeno" detalhe, gostei da Meriva. Achei uma ótima aquisição. Após esses 2 meses com o carro, está aprovado.

Só achar uma solução para o consumo e partida com o álcool. Acredito que uma atualização do sw da injeção deve resolver, pois tenho um amigo que tem uma Meriva 2010 que não sofre com esse problema (e tenho um conhecido que tem uma 2008 que acontece igualzinho a minha).

Flw! ;)

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Parabens pelo carro, estava acompanhando pelo carrosnoweb em geral todos os proprietarios rasgam elogios para a meriva.

Fiqueu até surpreso com o consumo do carro, nunca pensei que um carro 1.8 com 1.300kg iria fazer 11 km/l na cidade, você está de parabens pelo carro.

Abraços

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Obrigado!

Carrinho bom viu? uma pena que saiu de linha.

Quanto ao consumo, esse das médias de 10,8 e 11,2 foram pisado muito leve no acelerador, trocas de marcha entre 1300 e 2600rpm, sem passar de 60~65km/h na cidade....aprox. 80% do tanque rodados na cidade. Percursos entre 2km e 7~8km.

O resto do tanque foi rodando cravado em 70km/h, com várias paradas em semáforos. Além de um trecho de uns 15km com o pé no fundo, pra ver se o carrinho anda bem.

Agora estou acabando com o tanque que ficou uns 30~35% de álcool e o resto de gasolina. Amanhã devo encher ele para ver a média, mas, pelo baixar do ponteiro, estou chutando uns 7,8 a 8,6km/l.

Alcool nunca mais nesse carro. Com a dificuldade na partida + o consumo de 5,5km/l já deu pra ver que só vai entrar gasolina no tanque.

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Tive uma montana 1.8 q era alcoolatra igual vc ta descrevendo, nao vale mesmo a pena andar no alcool, é gasosa mesmo.

No mais vc esta com um bom carro, sucesso com ele.

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Valeu Vortec!

Atualização :D

Média de consumo na gasolina, rodando aprox. 75% na cidade em percursos curtos (de 2 a 8km) e 25% em estrada (com semáforos, sem manter velocidade constante por muito tempo): variando entre 10,2 e 11,2km/l, estou satisfeito com esse consumo.

Pneus novos colocados, Continental Contipowercontact 195/60 R15.

Vou copiar pra cá o texto que escrevi no tópico dos pneus:

Montei os pneus na segunda.

A Meriva estava com pneus 185/60 R15 Pirelli P6000, ainda os originais de fábrica... 50mil km rodados, pneus dianteiros quase chegando no TWI e os traseiros ainda meia vida.

Coloquei o Continental Contipowercontact, mas saí da medida original, fui para o 195/60 R15.

Com essa mudança de medida, aumentou em 10mm a largura dos pneus, 6mm o perfil e 12mm o diametro. Alongou em 2% a relação das marchas.

Visualmente ficou mais bonito... pneus mais largos e preencheu melhor a caixa de rodas.

O rodar ficou muito mais silencioso, as imperfeições do asfalto passam muito menos para dentro do carro.

Ficou mais macio também, melhorou muito o conforto.

Na estrada o carro continua firme, como sempre foi.

Um "defeito" que minha Meriva sempre teve no comportamento era o fato de destracionar muito facilmente. No seco destracionava fácil, no molhado destracionava muito mais. Era até perigoso arrancar em esquinas na subida quando estava chovendo. (se não tivesse dó dos velhos pirelli, na chuva dava para cortar giro em 1ª e 2ª e o carro mal saía do lugar... faltava grip nos pneus).

Com os Continental esse defeito sumiu, não sei se devido a maior largura dos pneus ou por causa da borracha mais macia. (ou uma soma das duas características)

Ganhei muito em segurança com essa troca. Até agora, uma semana rodando com esses pneus, a troca está aprovada.

Treadwear 480 ... espero que dure bastante.

Em durabilidade o Pirelli foi ótimo, se não estivesse com bolhas, 3 consertos de furos em 1 pneu, 1 conserto em cada dianteiro e 1 na lateral de um dos pneus traseiros, pelo menos o par traseiro poderia durar mais uns 15mil km, trocando apenas o par dianteiro.

Mas com esse estado dos pneus, melhor não arriscar.... nada melhor do que 4 pneus novos.

Uma foto dos pneus:

IMG_2841.jpg

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Isso na gasolina né??Excelente consumo mesmo,pro motor que o carro tem!

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Sim, gasolina.

Alcool não funciona nesse Flex xing ling... o carro não pega.

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Carrão

Quando pego Tx, só peço pra vir Meriva, como você falou, o espaço atras só perde pra Zafira

Esse Motor no meu Stilo faz 9km/l na ALcolina e uns 6 no alcool, porém ele demora pra descobrir que tem alcool e nos primeiros dias fica uma merda

Depois disso, so Alcolina mesmo

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Não sei se estou querendo demais, ou o consumo na estrada é ruim mesmo.

283,1km rodados no final de semana, sendo:

- Descida da serra saindo de uma cidade na região de Curitiba até Itapoá - SC;

- Subida desta mesma serra;

- 5 pessoas e bagagem na lotação máxima do pequeno porta malas da Meriva;

- A/C uns 60% do percurso;

- Gasolina no tanque, talvez uns 10~15% de álcool junto.

- Uns 20km rodados dentro da cidade em 1-2-3 e um pequeno congestionamento na serra de uns 10 minutos;

- Velocidade sempre cravada em 110 (exceto na serra, por motivos óbvios), com vários picos de uns 130.

Consumo: 11,6km/l.

Eu achei pouco, mesma viagem ano passado, mas de Monza (carburado, 1.8, 24 anos de uso), fiz 12,6km/l (sem o ar condicionado e sem os picos de 130).

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E o conforto e a segurança dos pneus novos? Como ficou nessas viagens em relação a antes? O consumo está um pouco pesado mesmo. Será que os filtros estão sujos ou as velas entupidas?

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Já rodei muito com o Joy 1.8 do meu sogro. Esse Maxx é bem maneiro.

Parabéns pela aquisição, carro muito bom!

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E o conforto e a segurança dos pneus novos? Como ficou nessas viagens em relação a antes? O consumo está um pouco pesado mesmo. Será que os filtros estão sujos ou as velas entupidas?

Fiquei tão doido com o consumo que até esqueci de comentar dos pneus.

Carro ficou MUITO mais macio e silencioso. As irregularidades do asfalto que eram percebidas com os Pirelli, quase não se sentem agora.

Na chuva, com os Pirelli, qualquer poça fazia o carro balançar e segurava o carro.

Agora, mesmo com mais água no asfalto, o carro não balança nada... segue firme a trajetória.

Nas curvas os pneus agarram bem. Subi a serra bem mais rápido do que desci (entre 2 pedágios, a diferença de tempo entre eles na descida foi de 43 minutos. Na subida foi 29 minutos. Todas as curvas a Meriva contornou como se estivesse em trilhos. Gostei dos pneus.

Filtro de combustível é novo, filtro de óleo é novo, filtro de ar parece muito limpo, mas vou trocar.

Velas estão OK, cabos não aparentam fugas e a resistência deles está ok.

Já rodei muito com o Joy 1.8 do meu sogro. Esse Maxx é bem maneiro.

Parabéns pela aquisição, carro muito bom!

Obrigado!

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Tirando o pó do tópico, hehe, pequenas atualizações:


- Nos últimos 1 ano e meio alterei bastante o meu percurso diário, não pego mais algumas avenidas de trânsito rápido que pegava antes, a média na gasolina caiu de 9,5~10,5km/l para 7,5~8,5km/l.


Ou seja, o carro não era econômico, mas sim o percurso que ajudava no consumo. Agora são percursos de 2 a 10km. Carro rodando muito frio.


 


- Voltei a insistir com álcool no tanque. Para ficar bom, precisa rodar uns 3 tanques. Média no álcool, com esse percurso travado atual, tem ficado entre 6 e 7,5km/l. Só faz mais quando pego estrada, aí o consumo misto vai pra 8,5~9,5. 100% estrada não medi ainda.


 


Manutenção desde o último post (fev/2013):


- Trocas de óleo e filtros;


- 1 lâmpada do farol baixo e 1 lâmpada de freio queimadas;


- Troca dos cilindros de freio das rodas traseiras;


- Balanceamento e alinhamento.


- Troca da grade (atropelei um urubu, em pleno vôo, destruiu a grade)


Mais nada.


 


E um pequeno upgrade, faróis de neblina:


20150208_134117.jpg


Edited by RicardoDS

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Tirando o pó do tópico, hehe, pequenas atualizações:

- Nos últimos 1 ano e meio alterei bastante o meu percurso diário, não pego mais algumas avenidas de trânsito rápido que pegava antes, a média na gasolina caiu de 9,5~10,5km/l para 7,5~8,5km/l.

Ou seja, o carro não era econômico, mas sim o percurso que ajudava no consumo. Agora são percursos de 2 a 10km. Carro rodando muito frio.

 

- Voltei a insistir com álcool no tanque. Para ficar bom, precisa rodar uns 3 tanques. Média no álcool, com esse percurso travado atual, tem ficado entre 6 e 7,5km/l. Só faz mais quando pego estrada, aí o consumo misto vai pra 8,5~9,5. 100% estrada não medi ainda.

 

Manutenção desde o último post (fev/2013):

- Trocas de óleo e filtros;

- 1 lâmpada do farol baixo e 1 lâmpada de freio queimadas;

- Troca dos cilindros de freio das rodas traseiras;

- Balanceamento e alinhamento.

- Troca da grade (atropelei um urubu, em pleno vôo, destruiu a grade)

Mais nada.

 

E um pequeno upgrade, faróis de neblina:

Ainda não tinha visto sua garagem. Atropelar um urubu foi algo bem inusitado hein!

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Ainda não tinha visto sua garagem. Atropelar um urubu foi algo bem inusitado hein!

 

Estava muito azarado naquela semana... estava atrasado na estrada, andando lá pelos 3500rpm de 5ª, estrada livre num domingo a tarde, quando o urubu levanta da beira da estrada (estava em cima de uma carniça) e foi de encontro ao carro.... virou carniça. 

 

Quebrou a grade no meio e fez uma leve mossa no capô. Foi pena pra todo lado.

Inclusive, preciso levar num martelinho para consertar.

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Foi fácil a instalação do farol de neblina?


Sempre quis colocar no corsa mas fiquei com medo de cortar o parachoque e não ficar bom(desalinhado, apesar de parecer ter o lugar certinho pra cortar ali, meio que se fosse só destacar pra abir o buraco).


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Moleza, comecei num sábado a noite, terminei no domingo antes do almoço.... o mais complicado foi chegar na caixa de relês, muito mal projetada.


 


Fiz 2 vídeos com a instalação, para ajudar alguém que precise:


 


>https://www.youtube.com/watch?v=74N3bqAXRno


 


>https://www.youtube.com/watch?v=F9Juv48SPtw


 


;)


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