Ir para conteúdo
Lanpenn

Em busca do carro tolerável. Capítulo 1: "Kaçando"

Recommended Posts

Em ‎01‎/‎11‎/‎2017 at 02:09, Lanpenn disse:

Agora a minha mãe encarnou naquele "Pandeiro" (paixão...)... ela tinha adorado dirigir um Fiesta Sigma meses atrás, quem sabe eu não a convença de que aquele carro é bem melhor. Vocês já dirigiram a nova geração do Sandero? Melhorou alguma coisa no câmbio? 

EDIT dia 01/11/2017: Pensei até no Etios também (vou falar com a minha mãe)... mas quando eu penso num próximo carro para a mãe (não sei se ela pensa o mesmo), é para durar por anos e anos mesmo. Acho que ele deve passar dos 500 mil Km, algo que, se eu for calcular, visto que rodamos em média apenas 4800 Km por ano, teria de ficar mais de 20 anos com ele...

O Sandero continua com direção um pouco pesada para os padrões de hoje (que é absurdamente leve na cidade kkk), e a diferença é que o sistema eletrohidráulico usa menos potência do motor. O Câmbio, por sua vez, não chega num Polo/Golf, mas melhorou muito em relação ao que era. Eu acho um carro muito honesto, sem falar que é muito robusto.

O Etios eu continuo achando que não chega nem perto do alarde que os fanáticos por Toyota fazem. A meu ver, depois de ter tido um, é um "ok" pro seu preço. A vantagem é tender a vender fácil por ser Toyota. Mas é confortável de usar na cidade, com direção estupidamente leve e todos os comandos (embreagem, câmbio) também leves. Se o preço for vantajoso na oportunidade, pode valer a pena.

Editado por PHAER

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Lanpenn disse:

Vocês acham que compensa anunciar nos grupos de Facebook que estou procurando determinado modelo?

Eu acho perigoso sair por aí dizendo que tem dinheiro num país de malandros tipo o nosso. Vender já é perigoso, comprar é pior ainda. 

Ex:  Deu carona, morreu. https://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/policia-prende-suspeitos-de-envolvimento-na-morte-de-jovem-deu-carona-combinada-no-whatsapp.ghtml

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba MIS... malandro é complicado.

PHAER, a minha mãe acabou me falando que irá ir comigo para Ribeirão Preto amanhã. Dá para aproveitar e ver inúmeros carros. Estou pensando em algo como 208, 308, Bravo, Punto, Fiesta, C3 (de segunda geração)... Fit não vou achar, a não ser os LX pelados sem ABS. 

Compartilhar este post

Link para o post

Tem postagem nova no blog!!! Você pode conferir na íntegra aqui. Deixe sua opinião abaixo. E eu confesso que estou em cima do muro ainda. Ah, a minha mãe gostou do carro.

Conheci algo melhor hoje

Se você viu a última postagem (não a que eu fiz severas críticas negativas a alguns carros, o que me surpreendeu porque gerou muitas visualizações), você deve ter notado que eu me decepcionei (ou talvez não, porque o Sandero é realmente um carro rústico).

No dia de hoje, 6 de novembro de 2017, um dia após ter feito a ingrata prova dos burocratas do ENEM, estive bastante ocupado mas então a minha mãe que fez eu ir com ela (não obrigou, ela sugeriu, ela não me amarrou no Corsa até lá) até a loja aqui perto de casa para ver mais carros.

Não me simpatizo muito com eles porque testar um carro deles é mais burocrático do que tirar um título de eleitor (vocês têm sorte de não ser eu quem vai comprar o carro, senão iriam se ver comigo). Sim, não estou brincando. Mais uma vez, acham que todo mundo compra carro por correio. E é aquela coisa... o sujeito compra um Sandero sem testar antes e só um tempo depois ele nota que ele tem um alto ruído interno do motor... Havia alguns carros interessantes, muitos Ka's. Tinha um Fox recém-chegado mas já com amassado, desgaste na maçaneta acentuado (pior que no Corsa pilha de porcaria da mãe, que vergonha Volkswagen), risco aqui, detalhe aqui, detalhe acolá. E se for para sentar em um banco ruim, prefiro ficar no do Corsa mesmo.

Havia um Fit ali mas já estava sem as calotas dos centros de suas rodas de alumínio, um tanto riscadas aliás. Era um provável LX ou LXL modelo 2013, com transmissão automática. Acabamos que então, depois de espera com lero-lero e afins (eles foram ver a pilha de porcaria do Corsa), indo ver um Citroën.

Para ser mais preciso, um Citroën C3 Tendance 1,6 com transmissão manual, cor branca, modelo 2014. Por volta de 66 mil quilômetros (parece que o painel acusa que o carro precisa de revisão, preciso analisar minha memória). Por R$38 mil (você leva R$100 de troco). Felizmente tirei algumas fotografias, mas a câmera do meu Lenovo Vibe B (comprado este ano) é uma coisa tão porca que até a câmera do meu Galaxy Tab de 2010 é melhor.

XutYHud.jpg

t9snqdy.jpg

pSSweis.jpg

Muito bom o desenho externo do carro, algo bem típico dos carros da marca, ainda que o C3 atual vendido na Europa tenha sofrido uma radical modificação externa e interna. Particularmente, de princípio, acho este de segunda geração melhor. É bonito, sem exageros e adornos exagerados. Aprenda Mitsubishi.

Os vãos de carroceria estão corretos, só notei algo descolando aqui...

iu0xM4k.jpg

QpjjkCc.jpg

1mZZhmO.jpg

wyoylu9.jpg

oK7mCWo.jpg

Vãos corretos na carroceria, denunciando qualidade construtiva, mas e aquele detalhe ali no vidro...

Entrando nele, a impressão inicial é de um carro com bom aspecto interno. Mas aqui você não me verá escrevendo que ele é um compacto premium. Ainda que um carro desse seja bem caro por aqui, não o vejo além de um simples automóvel de um universitário trabalhando de garçom em algum lugar da União Europeia. Por impressões iniciais o banco do motorista é bom, com densidade adequada de espuma e anatomia correta (impressões iniciais, pode ser que a minha coluna denuncie o contrário em um percurso mais longo). Mas foi injusto porque eu não estava de tênis, apenas com os pés imundos de um rapaz que estava mexendo com coisas da natureza. Como fui me esquecer de ajustar o volante, com ajuste em altura e distância? Estúpido. E não, não sabia qual combustível estava utilizando. Demorei para encontrar a alavanca de reclinação do encosto, que estava escondida. Não é por "rodinha", mas sim em puxar e levar seu corpo junto, parece divertido.

9OIzE7K.jpg

hiJ1iLw.jpg

FJXseXw.jpg

O volante tem bom aspecto, embora não tenha gostado muito da sua anatomia para minhas mãos. Deve ter sido culpa sua, em ter se esquecido de tentar ajustá-lo em altura e distância. O plástico rígido domina o interior, mas tem texturas interessantes e uma montagem muito boa. Parabéns aos fluminenses. Não há peças frágeis nas portas como no Sandero e no Ka. O apoio de braço é bom, mas ainda acho que alguém precisa criar uma "preparadora de tapeçaria", colocando ali um pedaço de tecido acolchoado. Os puxadores de portas são ergonômicos tanto a frente quanto atrás e o posicionamento dos comandos de vidros elétricos é bom, assim como o controle elétrico dos retrovisores. O tecido que reveste os bancos é simples mas com bom aspecto.

O espaço interno traseiro é bom para um carro com entre-eixos de apenas 2,46 metros, poderia apenas ter maior suporte para as pernas e coxas (a anatomia é correta). Espaço para cabeça é muito bom. De fato, senti uma sensação de amplitude. Talvez eu seja pequeno demais. Bons os porta-objetos espalhados, embora os nas portas não sejam tão espaçosos. Há bom suporte para o braço no banco de trás. Além disso, bom em terem colocado os três encostos de cabeça traseiros e, colocado de volta, o cinto traseiro central de três pontos (sim, o Citroën C3 de primeira geração nos primeiros anos tinha, depois perdeu).

brTb3jo.jpg

GdksTvV.jpg

NcotCh0.jpg

"Que carrão filho!" 

Em questão de ergonomia, os difusores de ar são muito eficientes para difundirem o ar-condicionado, apenas requer que você se acostume. Fácil também ajustar os comandos de ventilação, próximos as mãos. Dirija os difusores para cima para resfriar uniformemente o interior, ok (ao menos uma matéria idiota de ensino médio me ajudou, leia sobre convecção)? Ali atrás o ar fresco chegou. O para-brisa Zenith é até interessante mas isso não achei desejável, ao menos não naquele fim de tarde com luzes solares sobre meus olhos. Pode ser sedutor abri-lo numa estrelada noite enquanto você dá carona para sua pretendente em potencial.

Detalhes interessantes notados: três difusores de ar centrais, luzes de cortesia (ou de leitura) atrás e acima das portas dianteiras, luzes diurnas de LED e difusor de ar para o porta-luvas, assim fazendo com que você possa refrigerá-lo.

Nl1CxJ3.jpg

p6e7bUG.jpg

Já notei manchas, risquinhos e detalhes... 

f8CrXZ3.jpg

Você consegue enxergar sujeira nessa foto tirada por uma câmera porcaria?

s864D6a.jpg

Banco tem anatomia correta e um revestimento curiosamente interessante

Vamos ligar o motor e andar no percurso mixuruca autorizado? Vamos!

[Editado, agradecimentos ao membro Gersinho do Fórum Carros e ao iCarros] O velho motor 1,45 (1,5? Não caia nesse golpe, a cilindrada é 1449 cm³, ou se arredonda para 1,45 ou para 1,4) me trouxe boas surpresas. A primeira coisa notada é o silêncio e a suavidade. Ele gira macio em todas as faixas de rotação. O motor por sinal tem concepção simples, um quatro-cilindros (provavelmente tem parentesco com os velhos motores TU da década de 80), com 89 cv e 13,5 m.kgf de torque (valores com gasolina), duas válvulas por cilindro, comando único de válvulas no cabeçote e bloco em alumínio. Muito belo o painel de instrumentos, com boa visão e contraste adequado entre o grafismo e o fundo. Não senti falta de um termômetro de água do motor.

OaAJmKs.jpg

A visibilidade é muito boa e o carro responde bem, gostei da resposta do pedal de freio (surpresa, também os freios dianteiros são a disco não-ventilados, e mais uma vez o Corsa responde que tem discos ventilados), menos direta do que de outros carros mais novos que testei (com maior curso). Será que estou me "americanizando"? Na verdade, os três pedais têm curso longo. A transmissão é precisa e com engates corretos, mas não senti a mesma firmeza do Ka, parece por vezes que a alavanca está "solta". Mas eu tinha lido tão bem sobre você, cara transmissão... vou começar a ler menos e dirigir mais. Já se sabe que o C3 anterior já se destacava pela assistência elétrica de direção, então este não muda: leve ao extremo em manobras e com acerto correto.

Infelizmente (ou felizmente) o bairro onde moro não tem ruas ruins o bastante para testar a suspensão do carro (eu tinha que ter passado em cima de um bueiro mal-feito para analisar um pouco melhor), mas numa valeta eu pude notar que ele passa confortável nela. Então a impressão é de boa absorção de irregularidades.

Outra coisa que gostei nele é rebatimento de encostos traseiros. É... no Corsa não tem (o Uno da década de 80 tinha). O banco bipartido em 60:40 permite que se leve tranqueiras interessantes, como uma vara, uma bicicleta... coisa que no Corsa não seria possível. Só é um pouco incômodo pois precisa segurar o cinto para rebatê-lo, algo muito fácil, aliás. Tanto rebatê-lo quanto "desrrebatê-lo".

tPL32oa.jpg

Só assim para se puxar com sossego.

Não consegui abrir o porta-malas. Onde se abre? Onde está o botão? Caramba, como estou atrasado nessa parte, eu sempre achei que seria ou botão ou um encaixe de chave (para não dizer buraco). Nem cheguei a perguntar. Pelo menos sei controlar os retrovisores elétricos. O porta-malas tem capacidade até boa, com 300 litros.

Em questão de segurança, aquela mediocridade esperada na categoria... bolsas infláveis frontais e freios com sistema antitravamento e distribuição eletrônica de frenagem. Sim, eles retiraram os repetidores laterais de direção. Pelo menos há o encosto e cinto de três pontos para o quinto ocupante. Em itens de série, tem coisas boas: ar-condicionado com ajuste manual, direção com assistência elétrica, computador de bordo (nem testei), porta-luvas refrigerado, banco do motorista regulável em altura, volante ajustável em altura e distância (também não testou, estúpido), banco traseiro bipartido 60:40 e controle elétrico dos vidros das quatro portas (com função um-toque para o motorista), faróis de neblina, luzes diurnas por LEDs na frente, terceiro encosto de cabeça no banco traseiro, rodas de alumínio (15 pol), para-brisa Zenith, interface Bluetooth para telefone celular, rádio/CD/MP3 com conexão USB (também não usei) e mostrador de temperatura externa.

Acho que faltou um teste mais aprofundado e honesto, por isso eu vou resumir só abaixo os itens...

Pontos fortes:

- Ergonomia;

- Posição de dirigir;

- Curso dos pedais;

- Suspensão;

- Detalhes visuais do interior;

- Aspecto visual do interior;

- Qualidade construtiva;

- Qualidade nos materiais;

- Painel de instrumentos;

- Desempenho;

- Suavidade do motor;

- Versatilidade;

- Refinamento;

Pontos fracos:

- Transmissão duvidosa;

- Segurança;

- Excesso de plástico rígido no acabamento;

- Eu poderia colocar aqui custo de manutenção, mas no Brasil não há uma espécie de True Cost to Own do Edmunds, então seria desonestidade se arrogar a dizer se a manutenção é cara ou não.

Ficha técnica:

Motor: dianteiro, flexível em combustível, transversal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, bloco em alumínio e cabeçote em ferro fundido, tração dianteira.

Taxa de compressão: 12,5;1

Cilindrada: 1449 cm³.

Diâmetro e curso: 75 mm e 82 mm.

Freios: dianteiros a disco e traseiros a tambor.

Potência e torque máximos: 89/93 cv a 5500 rpm (gasolina e álcool respectivamente) e torque de 13,5/14,2 m.kgf a 3000 rpm (gasolina e álcool respectivamente).

Transmissão: manual de cinco marchas, todas sincronizadas. 

Relações de marcha: também não encontrados, infelizmente

Suspensão: dianteira independente McPherson e traseira eixo de torção.

Direção: pinhão e cremalheira, com assistência elétrica.

Diâmetro de giro: 10,3 metros

Dimensões:

Comprimento: 3,94 metros

Largura: 1,70 metro

Altura: 1,52 metro 

Distância entre eixos: 2,46 metros

Massa: 1110 Kg

Porta-malas: 300 litros

Pneus: 195/60 R 15

Fotos extras:

UWFqpgO.jpg

YKEsuMl.jpg

hAb0TF6.jpg

2Jv0X3v.jpg

Tem um carpete escondido aí na tampa do porta-luvas

s9OPqg9.jpg

d0fhLGD.jpg

dtYydrI.jpg

f2UEM12.jpg

FWuMxHa.jpg

fUgJIjc.jpg

Editado por Lanpenn
preço corrigido

Compartilhar este post

Link para o post

Agora estou perdido pessoal... no site deles o carro tem motor 1,6, mas no anúncio do mesmo carro no Webmotors o motor é 1,45... se eu tivesse aberto o capô...

Bom, deixem sua opinião sobre, eu acredito que ainda precisamos fazer mais pesquisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante que essas fichas do iCarros nos ajudam também a não serem enganados por lojistas. Quero só ver se a minha mãe vai querer mesmo o C3...

Como vocês fazem para ter paciência ao procurar o carro certo?

Editado por Lanpenn

Compartilhar este post

Link para o post

esse c3 é um bom carro, dos citroen acho que é o que menos desvaloriza... é bem carro de mulher..

o esquema é achar primeiro um modelo que agrade, depois procure um em bom estado, se ficar abrindo muito o leque vc vai ficar doido, rs..

Compartilhar este post

Link para o post

Até surpreende por ter mulheres que gostem dele (eu lembro de um rapaz anos atrás, que respondeu à altura de um outro que zombou do DS3 dele, lá no Notícias Automotivas, nunca me esqueço... hahaha!!!), acho que é por causa da direção com assistência elétrica. Porque ele não tem nada de um perfil de minivan ou utilitário. Obrigado pela dica, eu estou ficando meio maluco já... tem de tomar cuidado.

Compartilhar este post

Link para o post
Em ‎07‎/‎11‎/‎2017 at 02:12, Lanpenn disse:

Tem postagem nova no blog!!! Você pode conferir na íntegra aqui. Deixe sua opinião abaixo. E eu confesso que estou em cima do muro ainda. Ah, a minha mãe gostou do carro.

Em busca do carro tolerável. Capítulo 3: Agora melhorou

Conheci algo melhor hoje

Se você viu a última postagem (não a que eu fiz severas críticas negativas a alguns carros, o que me surpreendeu porque gerou muitas visualizações), você deve ter notado que eu me decepcionei (ou talvez não, porque o Sandero é realmente um carro rústico).

No dia de hoje, 6 de novembro de 2017, um dia após ter feito a ingrata prova dos burocratas do ENEM, estive bastante ocupado mas então a minha mãe que fez eu ir com ela (não obrigou, ela sugeriu, ela não me amarrou no Corsa até lá) até a loja aqui perto de casa para ver mais carros.

Não me simpatizo muito com eles porque testar um carro deles é mais burocrático do que tirar um título de eleitor (vocês têm sorte de não ser eu quem vai comprar o carro, senão iriam se ver comigo). Sim, não estou brincando. Mais uma vez, acham que todo mundo compra carro por correio. E é aquela coisa... o sujeito compra um Sandero sem testar antes e só um tempo depois ele nota que ele tem um alto ruído interno do motor... Havia alguns carros interessantes, muitos Ka's. Tinha um Fox recém-chegado mas já com amassado, desgaste na maçaneta acentuado (pior que no Corsa pilha de porcaria da mãe, que vergonha Volkswagen), risco aqui, detalhe aqui, detalhe acolá. E se for para sentar em um banco ruim, prefiro ficar no do Corsa mesmo.

Havia um Fit ali mas já estava sem as calotas dos centros de suas rodas de alumínio, um tanto riscadas aliás. Era um provável LX ou LXL modelo 2013, com transmissão automática. Acabamos que então, depois de espera com lero-lero e afins (eles foram ver a pilha de porcaria do Corsa), indo ver um Citroën.

Para ser mais preciso, um Citroën C3 Tendance 1,6 com transmissão manual, cor branca, modelo 2014. Por volta de 66 mil quilômetros (parece que o painel acusa que o carro precisa de revisão, preciso analisar minha memória). Por R$38 mil (você leva R$100 de troco). Felizmente tirei algumas fotografias, mas a câmera do meu Lenovo Vibe B (comprado este ano) é uma coisa tão porca que até a câmera do meu Galaxy Tab de 2010 é melhor.

XutYHud.jpg
t9snqdy.jpg
pSSweis.jpg

Muito bom o desenho externo do carro, algo bem típico dos carros da marca, ainda que o C3 atual vendido na Europa tenha sofrido uma radical modificação externa e interna. Particularmente, de princípio, acho este de segunda geração melhor. É bonito, sem exageros e adornos exagerados. Aprenda Mitsubishi.

Os vãos de carroceria estão corretos, só notei algo descolando aqui...

iu0xM4k.jpg
QpjjkCc.jpg
1mZZhmO.jpg
wyoylu9.jpg
oK7mCWo.jpg
Vãos corretos na carroceria, denunciando qualidade construtiva, mas e aquele detalhe ali no vidro...

Entrando nele, a impressão inicial é de um carro com bom aspecto interno. Mas aqui você não me verá escrevendo que ele é um compacto premium. Ainda que um carro desse seja bem caro por aqui, não o vejo além de um simples automóvel de um universitário trabalhando de garçom em algum lugar da União Europeia. Por impressões iniciais o banco do motorista é bom, com densidade adequada de espuma e anatomia correta (impressões iniciais, pode ser que a minha coluna denuncie o contrário em um percurso mais longo). Mas foi injusto porque eu não estava de tênis, apenas com os pés imundos de um rapaz que estava mexendo com coisas da natureza. Como fui me esquecer de ajustar o volante, com ajuste em altura e distância? Estúpido. E não, não sabia qual combustível estava utilizando. Demorei para encontrar a alavanca de reclinação do encosto, que estava escondida. Não é por "rodinha", mas sim em puxar e levar seu corpo junto, parece divertido.

9OIzE7K.jpg
hiJ1iLw.jpg
FJXseXw.jpg

O volante tem bom aspecto, embora não tenha gostado muito da sua anatomia para minhas mãos. Deve ter sido culpa sua, em ter se esquecido de tentar ajustá-lo em altura e distância. O plástico rígido domina o interior, mas tem texturas interessantes e uma montagem muito boa. Parabéns aos fluminenses. Não há peças frágeis nas portas como no Sandero e no Ka. O apoio de braço é bom, mas ainda acho que alguém precisa criar uma "preparadora de tapeçaria", colocando ali um pedaço de tecido acolchoado. Os puxadores de portas são ergonômicos tanto a frente quanto atrás e o posicionamento dos comandos de vidros elétricos é bom, assim como o controle elétrico dos retrovisores. O tecido que reveste os bancos é simples mas com bom aspecto.

O espaço interno traseiro é bom para um carro com entre-eixos de apenas 2,46 metros, poderia apenas ter maior suporte para as pernas e coxas (a anatomia é correta). Espaço para cabeça é muito bom. De fato, senti uma sensação de amplitude. Talvez eu seja pequeno demais. Bons os porta-objetos espalhados, embora os nas portas não sejam tão espaçosos. Há bom suporte para o braço no banco de trás. Além disso, bom em terem colocado os três encostos de cabeça traseiros e, colocado de volta, o cinto traseiro central de três pontos (sim, o Citroën C3 de primeira geração nos primeiros anos tinha, depois perdeu).

brTb3jo.jpg
GdksTvV.jpg
NcotCh0.jpg
"Que carrão filho!" 

Em questão de ergonomia, os difusores de ar são muito eficientes para difundirem o ar-condicionado, apenas requer que você se acostume. Fácil também ajustar os comandos de ventilação, próximos as mãos. Dirija os difusores para cima para resfriar uniformemente o interior, ok (ao menos uma matéria idiota de ensino médio me ajudou, leia sobre convecção)? Ali atrás o ar fresco chegou. O para-brisa Zenith é até interessante mas isso não achei desejável, ao menos não naquele fim de tarde com luzes solares sobre meus olhos. Pode ser sedutor abri-lo numa estrelada noite enquanto você dá carona para sua pretendente em potencial.

Detalhes interessantes notados: três difusores de ar centrais, luzes de cortesia (ou de leitura) atrás e acima das portas dianteiras, luzes diurnas de LED e difusor de ar para o porta-luvas, assim fazendo com que você possa refrigerá-lo.

Nl1CxJ3.jpg
p6e7bUG.jpg
Já notei manchas, risquinhos e detalhes... 

f8CrXZ3.jpg
Você consegue enxergar sujeira nessa foto tirada por uma câmera porcaria?

s864D6a.jpg
Banco tem anatomia correta e um revestimento curiosamente interessante

Vamos ligar o motor e andar no percurso mixuruca autorizado? Vamos!

Eu achei que fosse o motor 1,45 (1,5? Não caia nesse golpe, a cilindrada é 1449 cm³, ou se arredonda para 1,45 ou para 1,4), esse placebo talvez deva ter interferido nas sensações de desempenho. A primeira coisa notada é o silêncio e a suavidade. Ele gira macio em todas as faixas de rotação. O motor por sinal é relativamente atual, um quatro-cilindros (vou chamá-lo de VTi 120), com 115 cv e 15,5 m.kgf de torque (valores com gasolina), quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas no cabeçote, variação do tempo de abertura de válvulas, cabeçote em alumínio e sistema de pré-aquecimento para partida a frio, sem necessidade do "tanquinho" de gasolina para partida a frio se utilizado álcool. Muito belo o painel de instrumentos, com boa visão e contraste adequado entre o grafismo e o fundo. Não senti falta de um termômetro de água do motor.

OaAJmKs.jpg

A visibilidade é muito boa e o carro responde bem, gostei da resposta do pedal de freio, menos direta do que de outros carros mais novos que testei (com maior curso). Será que estou me "americanizando"? Na verdade, os três pedais têm curso longo. A transmissão é precisa e com engates corretos, mas não senti a mesma firmeza do Ka, parece por vezes que a alavanca está "solta". Mas eu tinha lido tão bem sobre você, cara transmissão... vou começar a ler menos e dirigir mais. Já se sabe que o C3 anterior já se destacava pela assistência elétrica de direção, então este não muda: leve ao extremo em manobras e com acerto correto.

Infelizmente (ou felizmente) o bairro onde moro não tem ruas ruins o bastante para testar a suspensão do carro (eu tinha que ter passado em cima de um bueiro mal-feito para analisar um pouco melhor), mas numa valeta eu pude notar que ele passa confortável nela. Então a impressão é de boa absorção de irregularidades.

Outra coisa que gostei nele é rebatimento de encostos traseiros. É... no Corsa não tem (o Uno da década de 80 tinha). O banco bipartido em 60:40 permite que se leve tranqueiras interessantes, como uma vara, uma bicicleta... coisa que no Corsa não seria possível. Só é um pouco incômodo pois precisa segurar o cinto para rebatê-lo, algo muito fácil, aliás. Tanto rebatê-lo quanto "desrrebatê-lo".

tPL32oa.jpg
Só assim para se puxar com sossego.

Não consegui abrir o porta-malas. Onde se abre? Onde está o botão? Caramba, como estou atrasado nessa parte, eu sempre achei que seria ou botão ou um encaixe de chave (para não dizer buraco). Nem cheguei a perguntar. Pelo menos sei controlar os retrovisores elétricos. O porta-malas tem capacidade até boa, com 300 litros.

Em questão de segurança, aquela mediocridade esperada na categoria... bolsas infláveis frontais e freios com sistema antitravamento e distribuição eletrônica de frenagem. Sim, eles retiraram os repetidores laterais de direção. Pelo menos há o encosto e cinto de três pontos para o quinto ocupante. Em itens de série, tem coisas boas: ar-condicionado com ajuste manual, direção com assistência elétrica, computador de bordo (nem testei), porta-luvas refrigerado, banco do motorista regulável em altura, volante ajustável em altura e distância (também não testou, estúpido), banco traseiro bipartido 60:40 e controle elétrico dos vidros das quatro portas (com função um-toque para o motorista), faróis de neblina, luzes diurnas por LEDs na frente, terceiro encosto de cabeça no banco traseiro, rodas de alumínio (15 pol), para-brisa Zenith, interface Bluetooth para telefone celular, rádio/CD/MP3 com conexão USB (também não usei) e mostrador de temperatura externa.

Acho que faltou um teste mais aprofundado e honesto, por isso eu vou resumir só abaixo os itens...

Pontos fortes:

- Ergonomia;
- Posição de dirigir;
- Curso dos pedais;
- Suspensão;
- Detalhes visuais do interior;
- Aspecto visual do interior;
- Qualidade construtiva;
- Qualidade nos materiais;
- Painel de instrumentos;
- Desempenho;
- Suavidade do motor;
- Versatilidade;
- Refinamento;

Pontos fracos:

- Transmissão duvidosa;
- Segurança;
- Excesso de plástico rígido no acabamento;
- Eu poderia colocar aqui custo de manutenção, mas no Brasil não há uma espécie de True Cost to Own do Edmunds, então seria desonestidade se arrogar a dizer se a manutenção é cara ou não.

Ficha técnica:

Motor: dianteiro, flexível em combustível, transversal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio, tração dianteira.
Taxa de compressão: 12,5;1
Cilindrada: 1587 cm³.
Diâmetro e curso: 78,5 mm e 82 mm.
Freios: dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor.
Potência e torque máximos: 115/122 cv a 5800 rpm (gasolina e álcool respectivamente) e torque de 15,5/16,4 m.kgf a 4000 rpm (gasolina e álcool respectivamente).
Transmissão: manual de cinco marchas, todas sincronizadas. 
Relações de marcha: também não encontrados, infelizmente
Suspensão: dianteira independente McPherson e traseira eixo de torção.
Direção: pinhão e cremalheira, com assistência elétrica.
Diâmetro de giro: 10,3 metros

Dimensões:
Comprimento: 3,94 metros
Largura: 1,70 metro
Altura: 1,52 metro 
Distância entre eixos: 2,46 metros
Massa: não encontrada a medida exata da versão Tendance 1,6, deve ser perto dos 1139 Kg da versão Exclusive
Porta-malas: 300 litros

Pneus: 195/60 R 15

Fotos extras:

UWFqpgO.jpg
YKEsuMl.jpg
hAb0TF6.jpg
2Jv0X3v.jpg
Tem um carpete escondido aí na tampa do porta-luvas

s9OPqg9.jpg
d0fhLGD.jpg
dtYydrI.jpg
f2UEM12.jpg
FWuMxHa.jpg
fUgJIjc.jpg

Apenas um comentário: o C3 na verdade é um carro bem "feminino" na Europa, as mulheres adoram! A maior dos que vejo sendo dirigidos por aqui, é por mulheres kkkkkkkk

A geração anterior eu não compraria. A atual, dependendo do preço, estado e equipamento, talvez!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora