Ir para conteúdo
Lanpenn

Em busca do carro tolerável. Capítulo 1: "Kaçando"

Recommended Posts

Pois é... muito caro mesmo (engraçado que meses atrás tinha um Fit EX 1,5 automático que tinha um preço bom à época). Vou (tentar) segurar minha mãe nessa. Obrigado pelas dicas. Ela não quer nada da Fiat, o Focus ela acha muito grande... 308, Fiesta e Prisma são plausíveis. Eu só não sei se ela vai se convencer a pegar um sedã.

Eu fiz as medições aqui da garagem, um carro com um tamanho de um Sentra cabe em comprimento tranquilamente. 

Gostei desses aqui, são de São José do Rio Pardo, perto de Mococa:

https://www.webmotors.com.br/comprar/nissan/sentra/2-0-s-16v-flex-4p-automatico/4-portas/2011-2012/21312199

https://www.webmotors.com.br/comprar/volkswagen/polo-sedan/1-6-mi-8v-flex-4p-manual/4-portas/2011-2012/20569065 (esse eu considero o melhor, tem a mecânica do Fox mas tem qualidade construtiva melhor)

Penso até em contratar o Portuga porque ele pode trazer um carro show de bola, mas o ponto fraco é que não daria para eu fazer o teste do carro.

Ribeirão Preto tem uns carros bons, mas não conheço nenhum mecânico bom lá. Pensei também no C4 mas eu dirigi um (1,6 manual), não sei se era defeito do modelo, mas o câmbio era terrível, estava bambo e a resposta do acelerador estava uma porcaria. O Xsara Picasso também parece interessante (achei um 1,6 manual) porque tem a posição mais alta de guiar que ela gosta (eu já andei de carona em um mais antigo, carro muito agradável).

A escolha e pesquisa tem que ser feita com calma e cautela.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas sinceramente? Descarte essas opções mais "cautelosas" como, xsara, sentra, c3, c4... tente ir em algum carro com mecânica mais conhecida, peças mais em conta no mercado, a chance de algo dar errado é menor e o que pode parecer um "sonho", vira um pesadelo.

O prisma é um excelente carro, meu amigo da sala tem um 2014 ltz completão, ele adora o carro e realmente é um belo carro, bem completo e você acha nessa faixa de valor que procura, tenho certeza que sua mãe irá gostar muito pois é meio que o substituto do corsa.. Aqui em casa tínhamos 2 corsas desse sedan igual ao seu e o substituto foi um Prisma Maxx 1.4 2011 se nao me engano, do modelo antigo, meu pai tirou esse carro 0km, teve muitos problemas com o carro, mas creio que foi uma situação atípica, que tivemos azar com o exemplar que pegamos, mas desses novos já com a frente do Onix vai ser mais difícil esse tipo de problema, até porque é o carro mais vendido do brasil há alguns anos, então peça e manutenção nao é problema. É um carro que geralmente as mulheres gostam, pois é bem macio pra dirigir..

O Polo então é ainda mais confiavel na minha opinião, motor 1.6 8v muito facil de mexer, qualquer mecanico mexe, peças baratas e completo.. a posição de dirigir é melhor que do prisma, o cambio nem se fala, mas é um pouco mais duro que o prisma..

Compartilhar este post

Link para o post

O Sentra e o Xsara Picasso eu sei que são bons carros porque conheço donos que os tem há muitos anos... mas as peças são mais caras. Vou dar uma olhada nos carros aqui na cidade e qualquer retorno eu falo aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Lanpenn, tem alguma limitação de consume na cidade e estrada?

Se não houvesse o bloqueio com Fiat, um sedan que tem custo benefício muito bom, é equipado, confortável, bom de dirigir e manutenção barata no segmento:

http://sp.olx.com.br/regiao-de-ribeirao-preto/veiculos-e-acessorios/carros/fiat-linea-nce-1-8-0070-322281430

Pelo que dá a entender, está numa concessionária Ford em Ribeirão, deve chegar na faixa de preço que você quer, negociando, e por ser loja, há a garantia total de 3 meses por lei!

Compartilhar este post

Link para o post

A questão do consumo eu nem sei porque nunca consegui medir a média no carro na cidade porque sempre dava algum problema em alterar percurso (em estrada deve fazer até 15 Km/l)... mas o Corsa tende a beber muito mais em cidade porque é muito fraquinho... (ontem numa subida forte eu tive que sair de primeira, as rodas traseiras perderam um pouco de tração, num carro de 60 cv, mas a primeira daquele carro é bem curtinha, imagine então num carro mais potente).

Minha mãe tende a abrir algumas exceções no caso dos Fiats... ontem a gente foi para São José do Rio Pardo ver mais alguns carros (ela se simpatizou com o Uno, mas acabamos não vendo). Mas eu concluí que não compensa ficar passando de loja em loja. Gasta muito tempo e você fica igual babaca olhando para os lojistas. E para piorar a outra loja que a gente foi fomos praticamente destratados (Biló Veículos, deixei um bonito comentário depois para eles no Facebook) e queriam empurrar negociação só para fazer um teste de rua. Ela acha o Sentra um carro muito chique (ao mesmo tempo que fala que o Up é simplório demais). Tinha um Focus sedã manual bonito ali (da Marcelo Veículos), mas ela nem deu bola. Lineas manuais são confiáveis né (deve ser igual o Bravo)? Até porque eu vejo taxista usando-os... estou quase me curvando para o Ka pouco rodado, mas a rede autorizada da Ford aqui da cidade fechou e as revisões programadas são muito caras (daria até vontade de levar no mecânico comum mesmo). Ontem eu testei um Onix também, com motor 1,0 litro, é razoável, eu pelo menos não gostei da posição de dirigir e fiquei com dor na nuca (eu acho que não ajustei direito), mas pelo menos o motor é suave e a suspensão é muito macia. Mas a minha opinião é diferente da dela. Ela não iria gostar de dirigir um Miata...

Estou até conversando com o Portuga para ver se ele pode nos ajudar a arrumar um carro que preste (quero só ver como será o atendimento), anunciei o Corsa na OLX e não deve demorar muito para vender. Pelo menos não numa cidade como Mococa. Estou quase querendo ir sozinho para Ribeirão Preto procurar carro. 

EDIT: Minha coluna com escoliose é meio encrencada... então o banco tem que ser decente (no Corsa o que geralmente dói mais são as nádegas em viagens longas, me disseram que trocar a espuma resolve), pelo menos ter regulagem de encosto, coisa que no Corsa tem mas, por exemplo, não tinha no Uno... talvez essa exigência valha também para minha mãe porque até pouco tempo atrás ela fazia Pilates. O Mégane Grand Tour deve ser uma delícia...

Editado por Lanpenn

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Lanpenn disse:

A questão do consumo eu nem sei porque nunca consegui medir a média no carro na cidade porque sempre dava algum problema em alterar percurso (em estrada deve fazer até 15 Km/l)... mas o Corsa tende a beber muito mais em cidade porque é muito fraquinho... (ontem numa subida forte eu tive que sair de primeira, as rodas traseiras perderam um pouco de tração, num carro de 60 cv, mas a primeira daquele carro é bem curtinha, imagine então num carro mais potente).

Minha mãe tende a abrir algumas exceções no caso dos Fiats... ontem a gente foi para São José do Rio Pardo ver mais alguns carros (ela se simpatizou com o Uno, mas acabamos não vendo). Mas eu concluí que não compensa ficar passando de loja em loja. Gasta muito tempo e você fica igual babaca olhando para os lojistas. E para piorar a outra loja que a gente foi fomos praticamente destratados (Biló Veículos, deixei um bonito comentário depois para eles no Facebook) e queriam empurrar negociação só para fazer um teste de rua. Ela acha o Sentra um carro muito chique (ao mesmo tempo que fala que o Up é simplório demais). Tinha um Focus sedã manual bonito ali (da Marcelo Veículos), mas ela nem deu bola. Lineas manuais são confiáveis né (deve ser igual o Bravo)? Até porque eu vejo taxista usando-os... estou quase me curvando para o Ka pouco rodado, mas a rede autorizada da Ford aqui da cidade fechou e as revisões programadas são muito caras (daria até vontade de levar no mecânico comum mesmo). Ontem eu testei um Onix também, com motor 1,0 litro, é razoável, eu pelo menos não gostei da posição de dirigir e fiquei com dor na nuca (eu acho que não ajustei direito), mas pelo menos o motor é suave e a suspensão é muito macia. Mas a minha opinião é diferente da dela. Ela não iria gostar de dirigir um Miata...

Estou até conversando com o Portuga para ver se ele pode nos ajudar a arrumar um carro que preste (quero só ver como será o atendimento), anunciei o Corsa na OLX e não deve demorar muito para vender. Pelo menos não numa cidade como Mococa. Estou quase querendo ir sozinho para Ribeirão Preto procurar carro. 

EDIT: Minha coluna com escoliose é meio encrencada... então o banco tem que ser decente (no Corsa o que geralmente dói mais são as nádegas em viagens longas, me disseram que trocar a espuma resolve), pelo menos ter regulagem de encosto, coisa que no Corsa tem mas, por exemplo, não tinha no Uno... talvez essa exigência valha também para minha mãe porque até pouco tempo atrás ela fazia Pilates. O Mégane Grand Tour deve ser uma delícia...

Punto e Linea tinham ergonomia das melhores na categoria, são gostosos de dirigir. E sim, são confiáveis. Agora, o consumo não passaria muito de 9 km/l na cidade e 12 a 13 na Estrada, sempre com a/c.  Se você tiver tempo, faça uma pesquisa e vá dirigir sim os carros, inclusive pra ganhar parâmetro pra perceber as diferenças entre eles.

Nâo tem que ter vergonha não. Se vendedor soltar piada voce pode dizer na lata mesmo "eu posso esperar o tempo que precisar pra comprar meu carro... você pode esperar indefinidamente pra vender?". Se ele responder que sim ou qualquer coisa nesse sentido, não merece ganhar o seu dinheiro! kkkkk

Editado por PHAER

Compartilhar este post

Link para o post

Agora a minha mãe encarnou naquele "Pandeiro" (paixão...)... ela tinha adorado dirigir um Fiesta Sigma meses atrás, quem sabe eu não a convença de que aquele carro é bem melhor. Vocês já dirigiram a nova geração do Sandero? Melhorou alguma coisa no câmbio? 

EDIT dia 01/11/2017: Pensei até no Etios também (vou falar com a minha mãe)... mas quando eu penso num próximo carro para a mãe (não sei se ela pensa o mesmo), é para durar por anos e anos mesmo. Acho que ele deve passar dos 500 mil Km, algo que, se eu for calcular, visto que rodamos em média apenas 4800 Km por ano, teria de ficar mais de 20 anos com ele...

Editado por Lanpenn
adicionar informações relevantes

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês acham que compensa anunciar nos grupos de Facebook que estou procurando determinado modelo?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora