Ir para conteúdo
Bill

VW Up! TSI 2018

Recommended Posts

Em 24/11/2017 at 16:28, Bill disse:

É uma faca de dois gumes. Pra cidade, as marchas longas te deixam um bom tempo sem cambiar, quase nunca colocando uma quinta. Na estrada, estando em quinta, pra ultrapassar alguém tem que jogar uma terceira e não quarta (as vezes até uma segunda na estrada), e isso demora a acostumar um pouco. Se jogar a quarta, o carro até vai, mas precisa esperar encher a turbina.

aaahhh bom. entendi. obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando aqui com uma análise comparativa com um carro que me chamou a atenção nas últimas semanas. Minha sogra comprou um Tiguan 1.4 esse mês, e aproveitando a ida na concessionária com ela (tanto na compra quanto na entrega), olhei o Polo Highline com calma, fiz test drive, etc. A vendedora sabendo que sou médico e vendo minha empolgação queria vender o carro, então me mostrou tudo lá, deixou guiar um bom trecho, etc.

A parte de dinâmica do carro é muito boa. O chão é um misto de boa dirigibilidade e conforto, não sendo exatamente rígido, mas também não completamente mole. Em termos de curvas me pareceu muito estável, direção bem diretinha, bom comportamento e rolamento pequeno da carroceria. A posição de guiar é excelente, bem parecida com o Golf que tive.

Comparativamente ao Up!, que é de uma categoria totalmente diferente, vejo no Polo uma grande vantagem em termos de dinâmica e dirigibilidade em curvas, como esperado pelo próprio desenho do veículo. Uma coisa que me pareceu mais neutra é exatamente a força do motor atrelada ao câmbio. O Polo me pareceu discretamente anestesiado em comparação com o Up!, acaba patinando um pouco para sair do lugar ou retomar velocidade. As trocas de marcha por borboleta até toleram bem reduções mais próximas do limite, mas existe um lag considerável e de certa forma incômodo. A sensação que tive é que o carro anda um pouco menos nas retas, embora contorne curvas de forma que o Up! nunca será capaz.

Em termos estéticos do interior da cabine, acho o Polo bem resolvido, visual legal e tudo mais. Comparativamente, entretanto, o Polo usa materiais de qualidade aparentemente inferior, principalmente no painel. O material plástico brilhante e os encaixes são ótimos, mas o plástico acima e abaixo são ruins, bem como o do console central. A textura é rude, e parece mais com os carros VW Brasil (Gol, Fox, Voyage, Saveiro) do que um padrão visto no Up!, que usa um plástico de qualidade melhor no painel (inclusive a peça principal, que tem uma textura ótima). Um ponto elogiável é o isolamento acústico da cabine do Polo, muito bom pra categoria.

Pelo que estão pedindo no Polo, nessa versão automática eu teria uma enorme resistência em investir. O câmbio não está exatamente redondo com o motor, embora bom, os acabamentos são inferiores ao que eu esperava, falta algum requinte que não encontrei. Tudo bem que o visor digital é legal, mas não compro carro somente por componentes eletrônicos. Nesse valor (75000) dá pra levar um Golf 1.0, que é melhor em todos os aspectos, só não sendo automático, e anda bem parecido com muito mais requinte de construção.

Uma outra questão, já não relacionada ao Polo, mas sim diretamente ao Up!: por quê existe uma polêmica tão grande em relação ao pequeno TSI?

Vejo o seguinte: quem gosta, geralmente acha um carrinho muito bom, quem não gosta tem ódio. Outro ponto é em relação ao visual, tem gente que acha simpático, tem gente que acha horrível, tem gente que acha lindo. Claro que tem uns molóides que compram Up! pra correr, o que pra mim é uma piada, mas não acho que isso justifica tanta polêmica. E mais... é caro? Com certeza! Mas qual carro é barato? Qual carro de entrada no Brasil é realmente bonito?? Eu sinceramente não vejo nenhum, nem amados como HB-20... 

Compartilhar este post

Link para o post

por quê existe uma polêmica tão grande em relação ao pequeno TSI?

nao existe polêmica, existem opiniões, o problema é que hoje as pessoas querem por que querem um consenso e isso não existe.

eu acompanho o tema mas nao sou fã do UP, de nenhuma das versões, dificilmente compraria e se ganha-se com certeza venderia para comprar outro carro. porque? não existe mistério. aquisição de carro é 1% suor, 2% grana, 3% racionalidade e 95% emoção. 

Editado por MM-94

Compartilhar este post

Link para o post
Em 04/12/2017 at 13:51, MM-94 disse:

nao existe polêmica, existem opiniões, o problema é que hoje as pessoas querem por que querem um consenso e isso não existe.

eu acompanho o tema mas nao sou fã do UP, de nenhuma das versões, dificilmente compraria e se ganha-se com certeza venderia para comprar outro carro. 

O grande problema não é querer consenso algum. O problema é achismo, na maioria das vezes.

Vejo muitos consumidores brasileiros considerando carros apenas pelo apelo visual... minha sogra recentemente foi comprar um pseudo-SUV, e começou apaixonada pelo Compass. Olhou, gostou muito, achou bonito, ligeiramente apertado pro gosto dela. Dirigiu, achou nada demais, mas ainda assim estava disposta a comprar o carro. Mostrei uns plásticos frouxos dentro do carro, qualidade de alguns acabamentos que deixava a desejar num carro de 125000. Levei pra olhar outros carros. Acabou gostando muito mais de um Tiguan que viu, que apesar de não ter LEDs de condução diurna, visual chamativo, etc., é muito mais carro e tem um acabamento infinitamente superior.

Compra de carro certamente é emoção, a partir de um certo nível de carro. No Brasil hoje, com 50 mil, dificilmente você compra um carro que vale aquilo que se paga, infelizmente. O problema é que no achismo as pessoas por simplesmente não admirarem o Up visualmente falando, o que é totalmente compreensível, julgam o carro sem nunca terem dirigido.

Um exemplo seria eu falar mal do HB20. Cara, não é um carro que gosto, mas falar que é um lixo/bosta/etc. não faz sentido. É um carrinho que até funciona bem, mas pra mim deixa a desejar em alguns acabamentos. Não confunda plástico que recobre as portas e vidro elétrico traseiro com acabamento. Eu sou um maníaco com grilos, me incomodam muitíssimo (músico desde criança, ouço tudo), então acabamento de boa qualidade não gera grilos (ao meu ver). Nesse quesito, dos carros nessa faixa de preço, o Up! é provavelmente um dos melhores, mesmo que deixe a desejar em termos de materiais como os encontrados no Golf que tive, tanto que no comparativo com o Polo que coloquei acima, achei o Up! melhor construído.

Bom, só uma pequena troca de ideias.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora