Ir para conteúdo
Bill

VW Up! TSI 2018

Recommended Posts

Da escolha:

Há pouco mais de 1 mês perdi um carro que foi um divisor de águas na minha vida de entusiasta. Fechado burramente por alguém que convertia da faixa esquerda para uma rua à direita, sem seta nem nada, bati com um Golf Highline 2015/15 TSI DSG7 e o seguro determinou PT. Fiquei triste mas sabia que pra comprar outro teria que desembolsar muita grana e não teria o mesmo produto.

Comecei a olhar carros de todos os segmentos até 100 mil. Alguns me agradaram, outros eu nem cogitaria comprar, mas no final das contas não usei nenhum que realmente me agradasse como o Golf ou que valesse a pena pelo custo benefício. Carro no Brasil está caro, muito caro.

Um dia, levava minha mãe a uma consulta médica e na volta decidi dar uma parada em uma concessionária da Volkswagen - para olhar um Up! TSI. Eu nem sabia sobre o novo modelo pois estava meio por fora, mas com o convite do vendedor preferi conferir o modelo novo. Gostei do que vi, melhoras consideráveis em relação ao modelo anterior - tudo estético, mas melhor.

O excelente vendedor decidiu então me levar pra dar uma volta no carrinho - e que volta! Como havia sido treinado recentemente pela VW, o vendedor me mostrou todo o comportamento dinâmico do carro, com frenagem de emergência, rolamento nas curvas, retomadas, solo digno de superfície lunar, o pacote completo. Fiquei impressionado no banco do carona, enquanto minha mãe estava de olhos arregalados atrás. Na minha vez de dirigir, só pude comprovar tudo aquilo que havia sentido no carona, com a emoção de estar guiando eu mesmo. Me vendeu o carro quase que na hora, mesmo que sem saber.

Pude conferir todos os concorrentes, diretos e indiretos. Fiz test drive em alguns, outros já não gostei do acabamento, o Onix eu nem considerei por conta da motorização e insegurança, 208 eu até consideraria se não fosse um Peugeot, e por aí vai. Nada me tirou o pequeno Up! da cabeça.

No final da semana, dei um sinal para reservar o carro na semana seguinte - eles tinham o exato modelo que queria em estoque na CSS. Consegui negociar muita coisa e no final, acho que peguei num preço justo a versão Connect com teto em preto ninja, a de lançamento do modelo. 

up2

Do veículo:

Embora não tenha percorrido uma longa distancia com o Up!, acho que nos 330 km feitos até o momento, tenho condições de colocar algumas idéias sobre o que acho do carrinho.

A primeira coisa que surpreende no Up! é que embora externamente pequeno, o espaço interno é muito bem aproveitado, sendo possível “sentar atrás de mim mesmo” com bom espaço para os joelhos. O bagageiro é grande para o tamanho do carro, e competente para viagens a 2 tranqüilamente, mesmo que de mala grande.

As melhorias visuais do modelo 2018 para os anteriores é significativa, pelo menos ao meu ver. A faixa vermelha na frente, o teto e tampa do porta-malas em preto, a nova lanterna, o interior renovado e as novas rodas fizeram uma grande diferença. Como visual é algo individual, deixo as fotos para julgarem o que acham.

up7

up3

up4

Internamente, a versão Connect se diferencia pelo teto e colunas em preto, bem como o restante do acabamento do carro, e já inclui o sistema Composition Phone, a nova multimídia do Up!. Além de bastante intuitiva, com uma conexão muito simples com o celular, existe uma melhoria visual, com tela de alta resolução e colorida. De acessórios tecnológicos, adiciona-se também um sensor de ré com feedback colorido na própria multimidia, bem como tilt-down do retrovisor. Sensor crepuscular e de chuva só no High e Cross.

up9

A iluminação interna de todo o painel é feita em branco e vermelho, fica bem legal a noite. Adicionaram um led de fora a fora no painel que dá um visual bem legal. O problema é ainda não ter iluminação dos controles nas portas.

up12

O novo volante, com jeito de Golf (mas com couro de qualidade inferior), conta com botões para controle do computador de bordo e som, o que achei muito legal. A parte do painel de instrumentos também é bem visível e com um acabamento mais similar ao Golf (computador de bordo em preto e branco, bem nítido, não mais aquele laranja).

Os bancos possuem uma densidade de espuma muito boa, que transmite conforto e firmeza ao condutor e ocupantes, e possuem um desenho diferenciado e tecido de qualidade razoável. O que falta é um ajuste lombar e abas laterais que segurem o corpo nas curvas. Fiquei agarrado em trânsito a semana toda e não senti nenhum tipo de desgaste físico. Um problema em relação ao banco traseiro é que este não é dividido e só é rebatido inteiro - uma falha grave pra mim, que as vezes transporto itens compridos.

No geral, no que se refere à qualidade de montagem, o Up! parece muito bem feito. A dupla vedação das portas e o fechamento de som seco me lembrou um pouco do Golf. É um teste que faço com carros - quando bate igual lata é porque geralmente tem uma qualidade inferior. Outro bom sinal é o bom isolamento acústico.

Pra começar a falar do comportamento do veículo, vamos ao que tem de melhor a oferecer: o motor 1.0 TSI de 3 cilindros. O desempenho do motor é incrível, e faz o pequeno Up! embalar como um foguetinho. Existe sim um lag até cerca de 2000 rpm, mas daí em diante o motor embala muito bem. Muitos podem até não gostar, mas achei o barulho do 3 cilindros simplesmente lindo - é como um 4 cilindros rouco e mais grave.

up5

Um outro excelente componente do veículo é a transmissão manual de 5 marchas, de engates curtos e precisos, mas com relações mais longas que priorizam o consumo eficiente. Na verdade, funciona como um 4 marchas mais quinta em overdrive. No dia a dia as relações mais longas evitam a troca de marchas a todo instante. Um câmbio de 6 marchas conseguiria extrair um pouco mais de performance do carrinho, mas o tornaria menos confortável - é um toma lá, dá cá, mas acho que gostaria das 6 marchas com relação mais curta, afinal sou entusiasta.

A impressão que fica do conjunto motor e transmissão é que o Up! tem fôlego a qualquer instante. Realmente surpreende a qualidade do conjunto. Mais interessante ainda, é ver que quando se anda de forma normal, o consumo é muito baixo, até melhor do que de outros 1.0 que já usei. Fiz um trajeto de 55 km, num misto de 70% cidade e 30% estrada, onde atingi uma média de 20 km/l na gasolina. Na cidade, a média fica quase que sempre acima de 14 km/l. Obviamente não saio correndo como um tarado no carro novo.

A direção de assistência elétrica muito boa, bem diretinha, mas que filtra um pouco do que se recebe do solo. Em termos de segurança é bom, pois mantém o volante no lugar sem esforços ao passar por solos lunares. O volante de boa pegada ajuda na sensação de prazer ao guiar.

up10

No que condiz ao chão, o Up! tem um conjunto de suspensão ligeiramente mais rígido que concorrentes, mas que é infinitamente mais confortável na cidade que meu finado Golf, ou o Mini Cooper S da namorada. Existe um rolamento de carroceria nas curvas, mas provavelmente por culpa do design estreito e alto, com alto centro de gravidade, e não da suspensão.

Em termos de freios, o Up! parece competente, mas só pude testar/comprovar de verdade durante o test drive. Ainda sem altas emoções na vida útil do meu! O sistema de ABS com EBD pareceu bastante eficiente para manter o carro na mão e ainda frear de forma eficiente.

up8

O Up! realmente é compacto. Na foto, com a traseira alinhada ao fundo de uma vaga para carros médios.

No final, posso dizer apenas que estou muito feliz com a minha escolha. O Up! me surpreendeu positivamente em vários aspectos, e pude aceitar sair do Golf um pouco melhor do que com um SUV da moda (que cheguei a considerar).

Valeu! Desculpe pelo texto enorme, e parabéns pra quem leu tudo. Se necessário, mais fotos em breve!

Editado por Bill

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente! Cara, muito boas as fotos. Tu tirou no mesmo estacionamento que tu tinha tirado as do Golf, né? kkkk Tá sempre vazio esse lugar pelo jeito 

Sempre gostei muito do design do Up, e essas mudanças estéticas deixaram melhor ainda. Não tinha visto a versão TSi nova ainda. É legal como a VW consegue melhorar o visual dos carros sem fazer alterações profundas. Essa faixa vermelha na grade, os retrovisores pintados de preto, o teto preto e as lanternas traseiras com o desenho interno diferenciado...Só isso já deu um aspecto bem mais esportivo e bonito pro carro. Curti bastante. 

Esse interior deu uma melhorada boa também. O volante deu outro ar. E esse painel de instrumentos tem o mesmo padrão de iluminação que o do Golf hehehe Fundo preto com números em branco e ponteiros vermelhos. Acho bem agradável essa combinação. E cara, que massa a faixa de LED no painel kkkk Curti bastante. Amo esses leds.

O interior do Up, entre os populares, tem tranquilamente a melhor montagem. Entrei em um e o peso dos comandos, as hastes de seta e limpador, o bater das portas, tudo transmite uma solidez que tu não acha em carro popular. 

Quanto ao consumo, muito bom mesmo. Sabia que ele era econômico, mas um 14km/l-20km/l é muita coisa. Excelente mesmo. E isso com um desempenho superior aos 1.6, quase comparável com os 2.0. Demais mesmo. E na estrada vai muito bem também hehehe

Parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/06/2017 at 18:27, Ikemaroneze disse:

Excelente! Cara, muito boas as fotos.

[...] 

Parabéns!

Obrigado pelo comentário! O fórum carros está bem menos movimentado do que no passado. Fiquei feliz de ler um feedback sobre o texto. Sim, o lugar das fotos é o mesmo, um estacionamento de shopping, que procuro ir em momentos mais tranquilos, quando está vazio.

O visual do Up! sempre me agradou (que não parece ser o caso de muitos brasileiros), até mesmo por ser mais "fora da caixinha" que os concorrentes. As melhorias estéticas me agradaram muito, modernizaram o projeto com poucas mudanças. A impressão que tive indo ver os concorrentes também foi essa, ele é melhor construído da linha "popular", em termos de encaixe das peças, solidez na montagem, qualidade da pintura, etc.

O interior foi um grande avanço. O painel atual é bem bonito pessoalmente. Não sou louco pelo encaixe para celular, muito por conta da insegurança - é um convite para assalto no semáforo. Em termos de utilidades, deve algumas coisas (como vidro elétrico traseiro), mas achei que os benefícios superavam os pequenos problemas.

Em relação a consumo, achei incrível. Hoje pude passear com a família (namorada, sogra e eu) num trajeto maior e de maior velocidade. Consumo? 16,8 km/l com ultrapassagens, retomadas, trechos de subida e velocidade de até 120 km/h, além do óbvio trajeto de cidade. No total andei uns 135 km ou um pouco mais. Gostei demais!

11 horas atrás, MIS disse:

As rodas mais bonitas da linha. E economia dos deuses!

Concordo plenamente! A economia é sem duvida um ponto muito forte, principalmente quando se leva em conta o quão divertido é guiar esse foguetinho.

Editado por Bill

Compartilhar este post

Link para o post

Adendo ao comportamento do carro em estrada:

Hoje fiz um trecho de uns 130-150 km de cidade/estrada (20/80% respectivamente) e gostaria de falar sobre alguns pontos.

Em primeiro lugar o consumo: 16,8 km/l de média. Sim, é muito eficiente. Isso tudo levando em consideração as condições da estrada em si, que incluem trechos de ultrapassagem, aclives e declives, trechos sinuosos, retomadas diversas (afinal, foi o primeiro real teste), além do tradicional trânsito das cidades. 

No comportamento dinâmico, uma coisa que se nota em velocidades maiores é que existe um arrasto aerodinâmico razoável. Considerando o desenho, já era esperado. A partir de 120 km/h, os ventos laterais já tornam o pequeno Up! um pouco mais difícil de "domar", tendo que ficar esperto com ventos laterais. Até 140 km/h, a máxima que atingi, o carro não balançou como um barco, o que me mostrou o bom comportamento da suspensão. O carro consegue ir além, mas além de consumir mais combustível, o arrasto dos ventos interfere muito na condução.

Um outro ponto que achei muito positivo foi o bom isolamento acústico da cabine, mesmo nas velocidades acima descritas. Foi a impressão que minha namorada e sogra tiveram (lembrando da minha entusiasta namorada tem um Mini Cooper S). O maior barulho que ouvi foi quando provoquei o motor de excelentes retomadas e ouvi o ronco bonito do tricilíndrico. Barulho de rodagem e arrasto totalmente aceitáveis. Tem um leve "assobio" nos retrovisores.

Fim da viagem sem dor nas costas nem nada. 😀

Editado por Bill

Compartilhar este post

Link para o post

Cara mas passar de 120km/h nas estradas brasileiras já é meio impossível. Tanto pela conservação, quanto pela quantidade de caminhões. Não sei como é na tua região, mas na minha região que tem um fluxo absurdo de caminhões. Tu mal ultrapassa uma fileira com uns 3, já tem outra fileira logo adiante. Difícil conseguir colocar muito mais que 120km/h no carro. E eu já acho uma velocidade boa pra viajar hehehe

Acho que esse efeito do vento nele é porque ele é estreito e "proporcionalmente alto", ou seja, alto pra largura dele. Soma isso com o desenho "caixotinho" e tende a afetar mais o carro. Fora que ele é ultra leve. E mesmo sendo leve, é um carro muito bem construído com uma estrutura resistente (se não me engano ele tirou 5 estrelas no Latin N Cap?). Absurdamente bem construído. Nenhum outro popular BR chega sequer perto dessa pontuação. É outro nível. Pra mim, o Up está para os populares da mesma forma que o Polo de geração anterior estava para os compactos do Brasil. Outro padrão de construção. Nível europeu.

Cara, tu usou o celular pra fazer essas fotos ou uma câmera? A qualidade delas é muito boa hahaha

Editado por Ikemaroneze

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela compra!

O meu tá indo pra 45.000km e ainda me surpreende em algumas situações. Se não fosse os 15k que pedem na volta trocaria por esse novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive um UP TSI Speed, da versão antiga, e as suas impressões são praticamente as mesmas que eu tive!

Parabéns pelo carro!!

Compartilhar este post

Link para o post

Double post.

Editado por Bill

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora