Ir para conteúdo
alipiolm88

Vw Tiguan 2.0 TSI 4Motion

Recommended Posts

Senta que lá vem história... 

Boa noite pessoal, depois de um tempo sumido (muito sem tempo, mal o whatsapp to acompanhando direito) surgiram novidades na nossa garagem, após a perda total no Rip Up!.. ops... High Up! da patroa, tivemos que ir atrás de outro carro. Como ela abriu mão da Tracker novinha que ela tinha para darmos de entrada no apto (não ofereci o Jetta pois valia menos que a entrada hahaha), ficou 1 ano e meio com o Up, nada mais justo que melhorar o padrão dela. No início foi difícil, ela queria outra Tracker, porém, a atual está prestes a ser substituída pelo facelift e atualização da mecânica (espera-se que venha com o 1.4 Turbo do Cruze), só que a nova não tem previsão. Então ofereci o Cruze LTZ 1.4 Turbo... puta carro! Me impressionei com a GM, fizeram um ótimo trabalho, mesmo assim fomos buscar outras alternativas: HR-V (ela não gostou do acabamento), Jetta 1.4 TSI (pelado e acabamento fraco), Golf Variant/Golf 1.4 TSI (não conseguimos nem um test drive), Renegade (ELA reclamou que o Renegade era manco que dói), eis que a Jeep lança o Compass 2017, apaixonou no carro, ficamos em dúvida entre a Sport com pacote de 7 airbags por R$104.000 e a Longitude com 7 airbags por R$110.000. Parecia que só faltava decidir entre Sport ou Longitude. Como financiaríamos boa parte do carro, nem cogitamos usados com medo das taxas de juros. Mas aí, um amigo do Clube do Jetta, que trabalha com revenda de usados me falou que esse esquema de taxa de juros era verdade, mas que a gente fizesse uma simulação para ver se a diferença era grande assim, aceitamos a sugestão. Ele mesmo numa pesquisa no webmotors, achou uma Tiguan 13/14 55mil km, com todos os opcionais por R$90.900 e dando R$40mil de entrada, conseguiriamos uma taxa de cerca de 1,55% no financiamento do restante! Na GM, o Cruze LTZ de R$96.000 estava com taxa de 1,53% com o mesmo valor da entrada. Aí pronto! A patroa já era doida com a Tiguan, nem cogitamos por ser usada, então nem cheguei a pesquisar, ficamos doidos com o carro e fomos no mesmo dia em Anápolis-GO olhar o carro, era uma Tiguan Prata com interior bege, linda linda linda, negociamos e conseguimos o valor de R$87.000, mas precisava trocar pneus. Voltamos para Brasília, e numa pesquisa mais afundo, encontramos uma Tiguan Preta com interior preto, 13/13 com 42mil km rodados já anunciada por R$86.000, e só por mensagem o dono já fez desconto pra R$84.000, revisão recém realizada (6ª revisão que inclui troca do óleo da transmissão Haldex) e pneus com cerca de 50% de borracha pela frente. Na ponta do lápis, a prata estava saindo por R$6mil a mais que a preta, decidimos baixar a bola e ficar com a preta. Tentamos canelar o dono mais ainda, e falou que fazia R$83mil à vista. Mas como não tínhamos o dinheiro à vista, meu pai acabou nos dando um grade presente, realizou um empréstimo no nome dele, e devido ao relacionamento com o banco, saiu com uma taxa de juros bem menor. Pronto! pegamos a Tiguan preta!

26Cw1fM.jpg?1

oRJ26tR.jpg

iHTBTuV.jpg?1

De fabricação alemã, a Tiguan chega ao Brasil com preços mais altos, paga imposto cheio. A nota fiscal dela consta de Março de 2013 e foi faturada por R$138.000, de curiosidade, cotei outra Tiguan 0km no site da Volks, com os mesmos equipamentos, sai a exorbitantes R$193.000 

Mas vamos ao carro: Trata-se da versão única 2.0 TSI 200cv 4Motion com câmbio Tiptronic 6 marchas (09M), até então, agora a Vw lançou a 1.4 TSI com DSG de 6 marchas e FWD, mesmo com a geração atual à beira da morte e a nova já deu o ar da graça na Europa. Geração baseada estruturalmente no Golf MK5, porém com parte eletro-eletrônica atualizada com a geração MK6 do Golf. Cor Preto Mystic perolizado, 6 airbags, ABS, EBD, ESP, ASR, trio elétrico, freio de mão elétrico com auto hold, ar condicionado dualzone, cruise control, direção elétrica com comandos no volante e paddle shifts, com adicional do pacote Premium, que inclui bancos em couro aquecidos com regulagens, de altura, lombar, profundidade elétricos, faróis com xenon direcionáveis, e DRL de led, Park Assist 2 (realiza baliza e vaga de garagem "sozinho"), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Kessy, central multimídia (RCD510) com bluetooh, câmera de ré, cartão SD, disqueteira de 6 CD's, sensores crepuscular e de chuva, sensor de fadiga do motorista, rodas de liga leve modelo New York aro 18" e teto solar panorâmico (único opcional não atrelado ao pacote). Mais completo que, só com farol alto adaptativo, suspensão off-road, airbags lombares traseiros (totalizando 8 bolsas), e assistente de mudança de faixa involuntária... equipamentos, obviamente não disponíveis no Brasil. 

AnZmWv7.jpg

Pf0g9aO.jpg

jaTPi1n.jpg

Desempenho/Comportamento: Muito bom pra categoria, chega a andar como SUV's V6 maiores, porém com ainda a sensação de estar num hatch médio, suspensão muito firme, direção precisa, o que difere muito do Golf/Jetta, é a posição de dirigir bem mais verticalizada. Pode entrar com vontade nas curvas que o carro vai, como um hatch médio, porém, o sistema de tração 4Motion muda muito o comportamento do carro. Em comparação, o Jetta (mesma plataforma) apesar de mais fraco (30cv e 3kgfm a menos), frita mais pneu e tende a sair muito de frente, perde aderência mais fácil, obviamente, a Tiguan com mais peso, mais contato com o chão (pneus 235/50 R18, ante o Jetta com seus 225/45 R17), mais potência e força, faz curvas perfeitas, pode sentar o pé nas tesourinhas, que para onde você apontar o volante, ela vai. E mesmo se der um cagaço e você soltar o acelerador no meio da curva, a tendência de sair a traseira é muito menor que no Jetta, sim, um SUV que curva melhor que um sedan... difícil entrar na cabeça a primeira vista, mas com o tempo atesta-se de vez a superioridade do 4Motion. Continuando a comparação com o Jetta, a Tiguan apresenta um câmbio com relações mais alongadas,

o Jetta apresenta:

1ª- 40km/h

2ª- 80km/h

3ª- 120km/h

4ª- 160km/h

5ª- 195km/h (limitador eletrônico a pouco mais de 5000rpm)

Já a Tiguan:

1ª- 60km/h

2ª- 100km/h

3ª- 160km/h

4ª- coloquei 200km/h, mas ia mais kkkkk

Sinto que isso a deixa bem ágil até uns 120km/h, depois, parece que o desempenho diminui, chegando a parecer meu Jetta aspirado. A maior área dianteira influencia nisso, também a questão do motor que distribui muito bem o torque entre 2000 e 5000rpm, mas o carro insiste em esticar as marchas até cerca de 6500rpm, acho que perde-se tempo aí e mostra a diferença de linearidade entre o motor turbo e o aspirado, pois sente-se quando o carro tem mais ou menos força, coisa que é menos perceptível nos aspirados. Talvez isso ocorra somente entre esses dois carros, os outros turbos que tive contato, não foram suficientes pra analisar isso com precisão.

6GYzQhX.jpg

Qv7ShyB.jpg

62F74Rk.jpg

Conforto: Por se parecer muito a um hatch médio, ele é considerado duro, eu gosto disso, mas muita gente não curte, preferem carros macios, enfim, vai do gosto. A Tiguan não chega a ser um utilitário nato, apesar da tração, é um SUVzinho pra andar na neve e em bons pavimentos, nada muito .mais radical que isso. O porta-malas se assemelha a de um hatch tbm, logo pode dificultar a carga para uma família de 4 pessoas, sendo necessário usar o bagageiro do teto em viagens maiores (barras transversais eram vendidas como acessório de concessionária). Trechos curtos de poucos dias, ou para um casal, é mais que suficiente. Os bancos são bons, mas tem o apoio lateral das costas deficiente, podia ser bem melhor.

CQSyUCE.jpg

BbBPBuX.jpg

5irmfe3.jpg

Versatilidade/Acabamento: O interior tem o padrão de acabamento em termos, piorado em relação ao meu MK5, as colunas tem forração de plástico duro e a parte superior da porta traseira é plastico duro também. No MK5, as colunas são forradas de tecido e a porta traseira possui um couro colado sobre o plástico, melhorando o aspecto do tato e visual. Porém, a Tiguan mostra sua versatilidade com assentos e encostos são divididos em 2/3 e 1/3, mas a lacuna central se deita para se tornar um apoio de braço aos ocupantes da traseira, e esconde dois porta-copos, além disso, fornece acesso interno ao porta-malas. Outra coisa interessante, é que os assentos traseiros tem trilhos, sistema bem semelhante ao do Fox, o que pode aumentar a capacidade volumétrica do porta-malas, ou o ocupante pode regular a inclinação do encosto de acordo com seu gosto.

zAlO3iW.jpg

ZuaGDdN.jpg

SBKJtvO.jpg

k7UHiWK.jpg

Consumo: sim, ela anda como V6 e bebe como V6... peso, câmbio com conversor e tração integral influenciam bastante. Mas mesmo assim achei que seria um pouco mais econômica, dentro de Brasília o consumo ronda na casa dos 7 - 7,5km/l, rodovia ainda não testei adequadamente. O tanque tem enormes 63L, e acabam como um de 45L.

Espero que tenham gostado do meu relato de quase 30dias com o carro, já rodamos quase 4mil km com ele, boa parte eu que dirigi, pois o Jetta está no estaleiro, em breve quando resolver os pepinos, atualizo o tópico dele direitinho.

yVzyQWK.jpg?1

5wUYZCd.jpg?1

0Axs7H6.jpg

kXFokIq.jpg

1zPHFGn.jpg?1

JOMb7kL.jpg?1

FwYyo4L.jpg

KU9CgC4.jpg

detalhe do cornering light embutido no farol (não é neblina) acima e abaixo:

Ozzp6Ch.jpg

5sy7h98.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, alipiolm88 disse:

Sinto que isso a deixa bem ágil até uns 120km/h, depois, parece que o desempenho diminui, chegando a parecer meu Jetta aspirado. A maior área dianteira influencia nisso, também a questão do motor que distribui muito bem o torque entre 2000 e 5000rpm, mas o carro insiste em esticar as marchas até cerca de 6500rpm, acho que perde-se tempo aí e mostra a diferença de linearidade entre o motor turbo e o aspirado, pois sente-se quando o carro tem mais ou menos força, coisa que é menos perceptível nos aspirados. Talvez isso ocorra somente entre esses dois carros, os outros turbos que tive contato, não foram suficientes pra analisar isso com precisão.

É aquilo, né: Torque só serve para apertar parafuso, o que faz o carro andar é a potência. O torque você consegue multiplicar ou reduzir através da transmissão, agora a potência não é possível de multiplicar. Ela é constante e só reduzida pelas perdas de transmissão. Para caixa de câmbio também é melhor trabalhar com menos torque, então vai sempre trocar na rotação mais alta onde tem mais potência e menos torque.

Quando eu trabalhei na China tinha duas Tiguans na frota, a primeira impressão que tive também foi que o porta-malas era meio apertado. Mas se o banco traseiro estiver todo para trás fica espaço muito mais que suficiente para alguém de 2m de altura. Não é que o porta-malas seja muito pequeno, mas o ajuste do banco é grande demais! Bom que fica versátil, só vai puxar o banco todo para trás mesmo se carregar uma noiva.

Mas o painel parece o Logan da VW mesmo, eu até pensei que era por causa de ser VW-China. 

Parabéns pelo carro, e fala pra mulher que esse não pode bater! Avisa ela que o air-bag desse não é macio! 

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal!

Juntamente com o Touareg, um dos meus utilitários favoritos.

O marido de minha prima tinha um e eu achava o máximo, se não me engano o interior era bege, isso faz ao menos 7 anos... 

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Münchener disse:

É aquilo, né: Torque só serve para apertar parafuso, o que faz o carro andar é a potência. O torque você consegue multiplicar ou reduzir através da transmissão, agora a potência não é possível de multiplicar. Ela é constante e só reduzida pelas perdas de transmissão. Para caixa de câmbio também é melhor trabalhar com menos torque, então vai sempre trocar na rotação mais alta onde tem mais potência e menos torque.

Quando eu trabalhei na China tinha duas Tiguans na frota, a primeira impressão que tive também foi que o porta-malas era meio apertado. Mas se o banco traseiro estiver todo para trás fica espaço muito mais que suficiente para alguém de 2m de altura. Não é que o porta-malas seja muito pequeno, mas o ajuste do banco é grande demais! Bom que fica versátil, só vai puxar o banco todo para trás mesmo se carregar uma noiva.

Mas o painel parece o Logan da VW mesmo, eu até pensei que era por causa de ser VW-China. 😄

Parabéns pelo carro, e fala pra mulher que esse não pode bater! Avisa ela que o air-bag desse não é macio! 

Questão de espaço, é realmente muito melhor que o Jetta, até acabei esquecendo de citar isso, apesar de não mudar muito questão de entreeixos, mas apenas o fato de elevar os assentos, aumenta muito o espaço das pernas!

54 minutos atrás, Lanpenn disse:

Muito legal!

Juntamente com o Touareg, um dos meus utilitários favoritos.

O marido de minha prima tinha um e eu achava o máximo, se não me engano o interior era bege, isso faz ao menos 7 anos... 

Interior bege é lindo, mas não tivemos como  pegá-la... Abaixo, são as fotos da Tiguan Prata de Anápolis que vimos...O

IMG-20161004-WA0094.jpg

IMG-20161004-WA0091.jpg

IMG-20161004-WA0092.jpg

IMG-20161004-WA0084.jpg

IMG-20161004-WA0082.jpg

IMG-20161004-WA0078.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo carro!! A Tiguan 2.0 TSI é um carro muito foda, anda muito!

Quanto à sua esposa achar o Renegade lerdo, é aquela coisa né, fica fazendo teste drive em Tiguan aí é covardia rsrsrs. O Renegade anda mais ou menos comparado à um carro 1,6. Se acostumar com motor mais forte (2.0) ou carro turbo já era, vai achar o Jeep lerdo!

Aproveitem bem o carro! Parabens mais uma vez!!

Compartilhar este post

Link para o post

Show d+ hein... Parabéns.. patroa deve estar nas nuvens!

As vezes da vontade de chutar o pau da barraca e pegar uma das primeiras, curto aquela vinho e curtir.. vá nos atualizando pf

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Sr. Loucura disse:

Parabéns pelo carro!! A Tiguan 2.0 TSI é um carro muito foda, anda muito!

Quanto à sua esposa achar o Renegade lerdo, é aquela coisa né, fica fazendo teste drive em Tiguan aí é covardia rsrsrs. O Renegade anda mais ou menos comparado à um carro 1,6. Se acostumar com motor mais forte (2.0) ou carro turbo já era, vai achar o Jeep lerdo!

Aproveitem bem o carro! Parabens mais uma vez!!

kkkkk cara, e pior que ela fez TD na Renegade após fazer td no Cruze, HR-V e Focus... a Tiguan veio por último kkkk

11 horas atrás, Gersinho disse:

top, minha SUV favorita... 

Valeu, Gersinho!!

9 horas atrás, mgr disse:

Show d+ hein... Parabéns.. patroa deve estar nas nuvens!

As vezes da vontade de chutar o pau da barraca e pegar uma das primeiras, curto aquela vinho e curtir.. vá nos atualizando pf

Abraços!

valeu mgr!! está sim, adorando o carro, do jeito que ela gosta!! Cara, as antigas eu acho mais bonitas ahahah e por sinal, a vermelha é a mais linda, pena que é dificil achar com xenon, da geração atual eu acho a marrom perfeita muito linda!!

9 horas atrás, bighouse disse:

Tiguan é muito top! Parabéns!

valeu, bighouse!!

Editado por alipiolm88

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora