KnoX

Couro: Dicas De Limpeza E Conservação!

37 posts neste tópico

Quem tem carro com banco de couro sabe como é bonito, bom, confortável e até mesmo prático (uma vez que aquela bebida derramada no banco não vira um pesadelo imediato). Mas também sabe como um couro mau cuidado pode ficar feio. Relembrando o tópico da CDR, aqui vão as dicas que uso:

-Limpeza do banco de couro é pano com água e só. Molhe bem o pano (não é umedecer, é molhar, passar o trem pingando mesmo). Se tiver muito sujo com folhas, poeira mais grossa ou migalhas de comida, dê uma aspirada antes e manda ver o pano. O banco deverá ficar molhado, e depois é só retirar a água com outro pano seco. Não uso detergentes por medo de manchar ou ressecar o banco, se fosse arriscar EU iria de detergente neutro, beeeeem diluído e mais um pano só com água logo em seguida, mas não faço por medo de ferrar tudo. Quem quiser tentar, faça por sua conta e risco!

-Hidratação: existem alguns produtos específicos para couro, produtos para calçados/roupas de couro podem ser usados nos bancos sem medo, contato que haja bom censo. Você obviamente JAMAIS deve encerar seu banco como se fosse seu sapato. Uma dica da época da CDR e que muita gente recomendou é o uso do creme hidratante de pele Nívea, do pote de metal azul. A dica dada era passar bem no banco (com vontade mesmo) e deixar algumas horas, de preferência virar a noite, e no outro dia retirar o excesso com pano seco. Eu comprei o pote de nívea (no paraguai, pote de 150g por 20 reais), só não passei ainda pq a faculdade tá f*dendo com meu tempo livre nos fins de semana, mas pelo pequeno teste que fiz na borda de um banco, não há risco de engordurar.

-Cuidados: evite ao máximo deixar o carro no sol, o couro sofre mais do que qualquer outra coisa nessa situação. Couro rachado é sinônimo de couro ressecado e castigado, dependendo da rachadura não tem conserto, só troca. A grande maioria dos carros vem com couro originalmente fosco, couro brilhante é couro que foi desgastado com o tempo, mas não se preocupe, todo couro acaba ficando brilhante, o atrito do seu corpo com o couro fará ele ficar assim inevitavelmente.

Quem quiser dar mais dicas, vai postando, toda informação é bem-vinda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vixx...

Se o couro manchou e não sai nem com água e sabão, o negócio é levar em gente especializada mesmo, dependendo do nível do estrago dá pra reverter. O problema dessas manchas é que elas podem vir de várias formas. Pode ser fungo, sujeira impregnada, sujeira superficial mas "persistente", produto químico que atacou a pigmentação do couro ou mesmo um ralado...

Melhor deixar pra quem entende mesmo, dependendo da "técnica caseira" pode acabar ferrando com o couro definitivamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra limpar já ouvi detergente neutro ou de côco, que dizem ser até melhor. Até hoje só usei pano úmido, e foi pra limpar o volante e bola de câmbio (bancos são de tecido)

Já para hidratação tenho usado um produto específico da marca SunCar. Me surpreendi com o resultado: o couro estava muito ressecado, ficou muitos anos jogado como "lixo". Porém não tenho outro produto como comparação. Foram necessárias 3 ou 4 aplicações, pra se ter uma ideia do estado em que se encontravam...

A Bantec, empresa especializada no ramo, e a única representante da Recaro no Brasil, recomenda a hidratação com vaselina líquida, pelo menos duas vezes ao ano. To curioso pra testar...

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor jeito q eu achei pra limpar o couro da minha caminhonete foi aquelas buxinhas amarelas + sabao de coco. Vai esfregando bem de leve, nem precisa de força. Fica MUITO limpo. Mas recomendo altamente só fazer isso quando for hidratar, pq da medo de usar o banco depois de limpo, fica bem seco/fosco.. com cara de couro limpo mesmo, nao aqueles couro brilhando, oleoso.. aueauheuahe

Compartilhar este post

Link para o post

Nesses 2 anos e 1/2, só passei pano úmido uma vez ou outra. Nunca passei creme hidratante. E eu odeio couro! Isso devia ser opcional! Grrr....

Compartilhar este post

Link para o post

Banco de couro eh mto bom! Valeu pelas dicas!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa vida, ontem mesmo estava tentando limpar os bancos de couro do meu carro e pensei comigo mesmo se tinha algum tópico aqui no FC falando disso.

Bom, meu carro ficou parado na oficina por 8 meses, e nesse tempo os mecânicos não tiveram o cuidado de colocar alguma capa por cima. Os bancos estão realmente muito sujos. Tentei a todo custo limpar com pano úmido e água, mas nem por reza e macumba consegui tirar o encardido.

Depois, tentei tirar com sabão neutro, mas mesmo assim as manchas não saíram...

Alguém tem mais alguma dica? To pensando em largar na mão de gente especializada mesmo...

[]s

Deve ajudar:

http://www.detailbra...mpeza-com-vapor

Achei interessante isso em outro fórum

LIMPEZA

Para começarmos devemos deixar claro que o couro é FOSCO e não BRILHOSO, se ele está brilhando é porque está sujo, o couro só brilha se estiver recebido uma dose de hidratação a pouco tempo ou se estiver sujo, fora isso ele deve ser fosco assim como na figura acima.

O couro é uma pele um tanto quanto sensível, se forem utilizados produtos agressivos em sua limpeza ou em sua hidratação o mesmo irá sofrer danos sérios e quase sempre irreversíveis.

prod_09692.jpg

Para limpar o banco de couro o único produto que você deverá usar é um pano e uma barra de sabão neutro ou sabão de coco, que não são agressivos contra o couro.

NÃO ENCHARQUE o couro, passe primeiramente um pano SECO para tirar poeira e residuos grossos e só depois passe um pano úmido com sabão neutro. Logo depois de passar o pano com sabão passe outro pano SECO para retirar resíduos de sabão.

HIDRATAÇÃO

Inicialmente depois de ter higienizado o couro é ideal passar um pano levemente úmidecido em água quente, para abrir os poros do couro, feito isso passe um pano para secar.

O couro deve ser hidratado pelo menos em um período de seis em seis meses para que ele não resseque e rache. Deixar o banco exposto ao sol excessivo poderá danificá-lo mesmo estando hidratado, o sol é o inimigo número 1 do couro.

oleo_johnson.jpg

Todos os produtos existentes para hidratar são de algum modo UM POUCO agressivos, não existe produto químico que não tenha propriedades que são ruins para pele assim como para o couro. Creme nívea, vaselina, silicone, protetor solar, óleo de peróba, hidratantes rurais usados em celas de cavalos, todos esses produtos hidratam mas também são bastante agressivos para o couro, com o tempo serão prejudiciais. O ideal é não ficar misturando produtos para “testar” qual ficará melhor.

O mais indicado é mandar sempre na mesma assistência técnica para que hidratem seu couro, porém se você quiser fazer isso em casa utilize o “Óleo johnson’s baby óleo puro” lembre-se deve ser o ÓLEO PURO, não aqueles que tem aroma, colônia, calmante, etc… deve ser puro !

De todos produtos caseiros este é o único que não degradará seu couro pois é um produto suave e puro.

Com o banco limpo e seco passe o óleo por todos os bancos deixe agir por uns 20 minutos e retire o excesso com um pano seco, o ideal é após tirar o excesso ficar sem utilizar o veículo durante 12 horas para que o óleo penetre os poros do couro.

Se começar a utilizar o óleo johnson não fique trocando de produto, a “mistureba” de produtos pode danificar seu banco de couro irreversívelmente.

NÃO UTILIZE creme nivea, vaselina liquída, hidratante rural, protetor solar, nuget, graxa, óleo de peróba, cera, etc. Esses produtos possuem muita química e podem danificar o couro.

CUIDADOS COM O COURO

Para manter seus bancos de couro por muito tempo é de extrema importância que se tome algumas precauções como ao sentar-se olhar se sua calça ou bermuda não possui “ARREBITES” que possam furar o couro, não deixar objetos pontudos em cima do banco para evitar que alguém sente em cima e fure o banco, não deixar no sol, não derramar bebidas alcoólicas, não encharcar, não esquecer de limpar e hidratar pelo menos a cada 6 meses, etc.

Cuidando do seu banco ele irá durar bem mais tempo que um banco de pano normal, pois o couro é muito mais resistente porém precisa de alguns cuidados mais peculiares que o banco normal pois o reparo de um banco de couro é BEM SALGADO, porém existe a possibilidade de reparos sem precisar trocar a capa inteira do banco.

-------------------------------------------------------

Couro de carro é recoberto com polímeros, não adianta NADA passar hidratante para seres humanos. Isso é efeito placebo, vc só está amolecendo a sujeira e deixando o carro com cheirinho bom.

Pra começar, a nossa pele é bem diferente da bovina. E a nossa pele não tem TINTA e nem polímero plástico recobrindo.

Alguém aí já viu vaca 100% preta e lisinha? E que tal vaca cinza, bem lisinha? Não, né?

Pra manter o couro novo, vc precisa só mantê-lo LIMPO e CONDICIONADO (o que é bem diferente de HIDRATADO). Em 99% dos casos, até os "experts" acham que estão hidratando, mas na verdade estão só removendo sujeira e CONDICIONANDO (protegendo).

Um expert da Meguiars certa vez mencionou no fórum oficial que eles são "obrigados" a colocar nas propagandas que o produto "hidrata", pq senão não vende. Mas que na verdade ele só limpa e protege, e o fato de remover a sujeira impregnada nos poros já deixa o couro mais mole e "soltinho", e que todo mundo atribui erroneamente isso como se estivesse "hidratado".

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre lavei com água apenas sem usar nenhum produto os couros tradicionais que tive (preto / cinza)

Agora no couro caramelo uso sabão de coco quinzenalmente e o resultado é excelente, fora o cheirinho agradável, o melhor hidratante p/ couro é a água.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu que é couro caramelo, eu uso sabonete LUX. Daquele branco, que vende no supermercado. Passo com uma esponja bem macia, e depois limpo com pano macio umido. Só esperar secar e tá zero.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora