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Loko

Montagem E Desmontagem Banco Recaro

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##TÓPICO EM ATUALIZAÇÃO, COMO SÃO VARIAS FOTOS E ETAPAS VOU ADICIONANDO AOS POUCOS E CORRIGINDO ERROS DE ESCRITA/LINKS##

 

 

Considerações Iniciais:

 

O intuito do tópico é dar uma noção básica de como fazer a desmontagem e remontagem de um banco Recaro. Não é um serviço fácil, mas é muito mais fácil do que parece. Dá pra se dizer que é trabalhoso, exige paciência.

A desmontagem do tecido é necessária para a lavagem, pois com o tecido no lugar mesmo utilizando produtos específicos não se consegue um bom resultado.

 

 

Mas antes de começarmos, algumas considerações:

- Não me responsabilizo por danos e qualquer outra complicação ocorrida durante a realização do serviço;

- O tutorial serve apenas como referência, apesar de não ser um serviço extremamente complicado não recomendo para pessoas que não tenham experiencia em lidar com ferramentas, ou que não tenham paciência;

- O tutorial foi feito usando um banco Recaro de um GTS 1991. Existem variações de ano para ano, de modelo para modelo, que podem ser grandes ou insignificativas;

- Sempre trabalhe em local limpo, folgado e bem iluminado, sendo que o ideal é possuir uma mesa/bancada;

- O tutorial no momento está sendo apenas postado nos fóruns Volkspage.net e FórumCarros. A publicação do mesmo em outros sites/fóruns/blogs está proibida;

 

 

 

Um pouco sobre os bancos Recaro:

 

A linha mais comum de bancos Recaro no Brasil foi uma variação da linha L (Modular) dos anos 80. Equipou Gol GT, GTS, GTi, Passat Pointer, Santana Sport, Monza SR, Kadett GS/GSi/Turim, Puma AMV. O Escort XR3 usava uma variação um pouco diferente, mais moderna.

 

Os primeiros tinham abas laterais pequenas, os seguintes vieram com abas maiores. A linha sofreu alterações em 1994, passando a ser muito semelhante a linha européia da época.

Por esse motivo costumamos dizer que existem dois tipos de banco Recaro, os até 93, e os pós 94.

Uma forma fácil de identificar os modelos é pelo botão de levantar o banco: os antigos tem apenas um, e posicionado mais abaixo. Os modernos tem dois, e ficam na parte superior.

 

Favor não confundir com bancos utilizados na linha GLS (Santana, Voyage, Parati).

 

 

 

Ferramentas e materiais utilizados:

 

Existem ferramentas indispensáveis, e outras que podem ter seu uso opcional ou substituidas pelo que se tem a mão na hora.

 

Mas basicamente a lista é a seguinte:

- Chaves de fenda e philips

- Martelo

- Alicate universal e de bico

- Torques

- Alicate de estofador

- Grampeador (para grampos 80)

- Tesoura

- Isqueiro

- Chave 11mm

- Chave Allen 5mm

 

Materiais:

- Grampo tipo C

- Grampo 80/14 (Preferencialmente)

 

 

Como o revestimento é fixado ao banco propriamente dito? Como são feitos os vincos?

 

O revestimento dos bancos podem ser fixados ao corpo do banco por meio de:

- Encaixes: Utilizando tiras de papelão ou tiras especiais de encaixe (J) as bordas do tecido encaixam-se sob pressão uma as outras ou na própria estrutura do banco.

- Orelhas: Feitas na própria estrutura metálica do banco, as orelhas seguram as bordas do revestimento.

- Grampos/Anéis: Fixam o revestimento à espuma, sendo que normalmente são "descartáveis". Cortam-se os velhos e os novos são colocados com alicate específico.

 

Tanto no revestimento quanto na espuma existem arames, que são os responsáveis por formarem os vincos. Eles também são responsáveis por distribuir a força aplicada e esticar o tecido uniformemente.

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<<<<DESMONTAGEM INICIAL>>>>

 

Considerando que o carro seja um VW, a retirada do banco basicamente é soltar um parafuso situado na parte da frente, retirar os acabamentos plásticos dos trilhos e empurrar o banco totalmente para trás, até desencaixar.

Já com o banco fora, soltaremos o adaptador dos trilhos. Basta retirar os 6 parafusos com a chave allen que o conjunto sai inteiro.

Após isso teremos um banco assim:

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Teremos que dividi-lo em duas partes, encosto e assento. Para isso o primeiro passo é retirar a manopla de ajuste do encosto. Com uma chave de fenda tire a tampa da manopla:

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Agora temos que tirar a trava que prende a manopla no eixo. Segure a manopla com a mão e com uma alicate de bico gire a trava no sentido anti-horário:

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O banco em questão já estava sem os acabamentos plásticos, mas para retirá-los é simples, basta empurrar os pinos para fora (São 3) e retirar a moldura com cuidado.

Agora retire a trava que une o encosto ao assento com uma chave de fenda ou alicate:

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Para soltar do eixo basta forçar lateralmente com uma chave de fenda:

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Pronto, já estaremos com as duas partes separadas:

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<<<<DESMONTAGEM ASSENTO>>>>

 

Com o assento em mãos, retiramos o parafuso que prende o batente do encosto.

DICA: O parafuso costuma estar lacrado, então use uma chave boa e com bastante cuidado.

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Com a torquês corte os anéis que prendem a espuma central nas molas. (Outra opção seria abri-los e reutilizar na montagem)

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Nas bordas da estrutura o tecido é preso por pequenas orelhas. Levante-as com uma chave de fenda, mas apenas até o ponto necessário. Força-las a abrir demais pode acabar quebrando-as. 

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São quatro na parte de trás. Feito isso, desencaixe o arame central das forrações laterais:

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Na parte da frente (Extensor de pernas) temos que retirar os dois grampos e duas molas:

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Puxe o extensor totalmente para a frente e pronto, teremos a parte central separada da lateral:

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<<<<DESMONTAGEM ASSENTO>>>>  >>Parte EXTERNA<<

 

Corte ou abra os anéis que prendem o tecido às molas (localizados na parte interna), levante as orelhas da parte inferior externa (São 5 se não me engano) e as duas na parte interna, sendo uma grande na frente e uma pequena atrás. Também retire o pequeno grampo de aço que faz arremate na parte traseira.

O processo é o mesmo para ambos os lados.

 

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<<<<DESMONTAGEM ASSENTO>>>> >>Parte CENTRAL<<

 

Retire os grampos que prendem o revestimente à espuma com auxilio de uma chave de fenda:

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Feito isso, será possível levantar o revestimento até encontrar o primeiro arame (É isso que puxa o tecido e faz o desenho dos gomos). O revestimento tem um arame por dentro da costura e a espuma tem um arame "injetado". O que une os dois são grampos C.

Aqui temos duas opções: Abrir com cuidado um por um ou cortar. A primeira opção é bem exaustiva, pois depois na hora da montagem tem que fechar grampo por grampo com alicate comum. Na segunda opção tem que usar grampos novos com alicate específica. Eu prefiro cortar.

 

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No extensor de pernas o revestimento é preso nas laterais por duas orelhas de cada lado, e também por dois arames. Para desencaixar os arames, ache a ponta deles e vá puxando com jeito. Dependendo de como o tecido foi costurado o arame fica bem justo, é uma parte bem chatinha de fazer.

 

 

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Pronto, é só retirar todos os arames e a parte central está pronta pra lavar:

 

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<<<<DESMONTAGEM ENCOSTO>>>>

 

 

 

Primeiramente removemos o botão da trava do banco e seu arremate. Ambos são apenas encaixados. O botão possui uma pequena trava de aço no encaixe, por isso cuide pra não perde-lo na hora de retirar.

 

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Agora vamos retirar a parte central do encosto. Começamos por baixo, onde existe uma junção dos tecidos numa canaleta. A borda desse tecido é costurado numa espécie de papelão duro. Enfiando uma chave de fenda entre as junções dos tecidos e fazendo o movimento de alavanca ele vai se desencaixando sem muito esforço.

 

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Após soltar a parte inferior, levante o centro até encontrar dois anéis. Corte-os.

 

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Agora só resta a parte superior. Ela é encaixada na estrutura no banco, com a ponta dos dedos é possível empurrar o "papelão" pra fora e separar as duas partes.

 

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Com o centro fora, basta proceder da mesma forma como o centro do assento. Retirar os grampos com uma chave de fenda, abrir a forração até o arame e cortar os anéis.

 

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Voltando para o enconsto, tiramos o acabamento traseiro, que é apenas encaixado.

 

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Nas bordas internas o tecido/arame é preso por pequenas orelhas, são nove no total. Basta levanta-las com uma chave de fenda.

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Na parte inferior, desencaixar novamente o tecido como feito anteriormente.

 

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Para travar o encosto de cabeça existe uma trava de cada lado. Retire-as.

 

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Pronto, agora é só separar cuidadosamente o revestimento das espumas.

 

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**** MONTAGEM ****

 
<<<<MONTAGEM CENTRO ASSENTO>>>>
 
Nessa parte iremos usar a alicate própria para fechar os grampos, ou se eles foram apenas abertos na hora da desmontagem pode-se fechar com uma alicate universal e/ou de bico.
Primeiro coloca-se o grampo na alicate, alinha os arames do revestimento e espuma, e aí é só fechar o grampo no lugar certo, não tem erro.
Dica: Cuide pro grampo ficar abaixo da linha de costura, e após fechar o anel pode-se aperta-lo com a alicate de bico pra dar um "grau" a mais, isso vai deixar o tecido mais esticado.
Dica2: Vire as pontas do grampo para o lado da espuma, afim de evitar que com o peso do corpo algo pinique a bunda, hahaha
 
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Depois de prender todos os arames, é a hora de virar o e grampear as bordas do tecido. Aqui sugiro que usem grampos 80/14, grampos muito curtos não vão segurar bem pois apesar de a espuma ser "dura", ainda é muito mais macia que uma madeira, por exemplo. Eu usei um grampeador pneumático, mas um grampeador manual funciona igual, é só a questão dos grampos mesmo.
Estiquem o tecido uniformemente, cuidando em ambos os lados (Não esqueçam de grampear a parte da frente também).
Não tenham dó de gastar os grampos, pois o tecido fica forçando e eles não seguram tão bem quanto os de fábrica (Que são diferentes, tem as pontas abertas e cravam na espuma).
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Agora vem a parte do extensor de pernas (Eu inverti o processo, montei esse antes do restante, mas não recomendo, rs)
O primeiro passo é encaixar a espuma no revestimento, depois ir passando os arames dentro da costura e por entre os ferros. Acho que essa é a parte mais chatinha de todo o banco, dependendo de como foi costurado fica bem justo. Nas laterais tem duas orelhas, basta recolocar no mesmo local onde estava antes (Já vai ter o furo no local correto) e mater com o martelo até fechar.
Dica: Pra espuma e tecido se "assentarem", basta dar alguns socos.
 
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<<<<MONTAGEM ASSENTO>>>>

 

 

O primeiro passo é encaixar os arames no revestimento e "vesti-lo" na espuma.

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Feito isso, vamos ter que esticar o tecido. Um dos lados vai preso embaixo, por pequenas orelhas. Para fecha-las, basta bater de leve com um martelo.

 

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No lado interno, o tecido é preso pelos anéis.

 

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Na parte da frente tem uma orelha grande que puxa a ponta do tecido fazendo o arremate.

 

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Na parte traseira lembre-se de colocar a pequena travinha de aço pra segurar o tecido.

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O procedimento é o mesmo para ambos os lados.

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Agora chegou a hora de unir as duas partes. Basta encaixar o extensor de pernas dos canos guias do assento, colocar as travas e as molas.

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Na espuma ficaram alguns anéis que foram abertos, basta fechá-los para se fixarem nas molas.

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Na parte traseira, o primeiro passo é recolocar o arame. Depois as pontas dele encaixam-se dentro das dobras do tecido na lateral, e puxando por trás das orelhas. Feito isso, basta fechar as orelhas batendo com um martelo.

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E por último, recolocar a bucha do encosto e o parafuso.

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<<<<MONTAGEM CENTRO ENCOSTO>>>>

 

 

O procedimento é basicamente o mesmo da parte central do assento. Primeiramente colocar os arames no revestimento, prender com os anéis, grampear as bordas do tecido.

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<<<<MONTAGEM ENCOSTO>>>>

 

 

O primeiro passo é vestir a "jaqueta" na espuma e passar os arames no revestimento.

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Nessa parte temos duas opções: deixar o encosto de cabeça montado, ou colocar somente o grampo e deixar pra encaixar o encosto após terminar de montar o banco. Como eu deixei o banco desmontado em partes após a lavagem, apenas coloquei o grampo no lugar. Se não colocar o grampo nesse estágio, depois será inacessível.

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Agora basta esticar o tecido e prende-lo nas orelhas pro lado de dentro, são 3 em cima e mais 3 de cada lado. Ao esticar o tecido pode ficar meio desajeitado nos grandes apoios laterais, então é bom ir puxando com uma mão e ajeitando com a outra, dando uns socos pra espuma ceder, etc...

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Encaixamos a parte superior do encosto central

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Agora vem a "dica". Originalmente a parte central é unida com grampo de aço. Mas o lugar é complicado de acessar com a alicate, e ali a espuma não sofre esforço no sentido de tirar ela do lugar, então uma abraçadeira de nylon em cada lado está mais do que suficiente.

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Nessa altura o encosto já está tomando forma

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Pra encaixar as bordas inferiores, basta unir as abas dos dois lados e bate-las pra dentro da canaleta com um martelo. É importante que as duas entrem ao mesmo tempo, pois colocar uma parte de cada vez é mais complicado e pode acabar danificando. Caso fique meio frouxo dá pra adicionar algum material entre as bordas, como pedaço de tecido, carpete, etc.

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Encaixamos o arremate e o botão da trava do banco. É importante lembrar que dentro do botão vai um grampinho de aço, sem ele o botão não para no lugar!

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E agora é só encaixar a tampa

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<<<<UNINDO AS PARTES>>>>

 

 

Basta encaixar o encosto dentro dos pinos do assento e colocar a trava em ambos os lados. Recomendo lubrificar o pino, mas de leve, nada de exagero.

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Encaixar os acabamentos e colocar os pinos

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Colocar a manopla (Só encaixa em uma posição) e prender girando a trava no sentido horário

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Encaixar a tampa e está finalizado

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