Ir para conteúdo
Loko

Kart - Discussão Geral

Recommended Posts

Então, a ideia do tópico é discutir sobre karts de um modo geral, motores usados, principios básicos, custos, dicas/macetes pra quem está iniciando, kartodromos....

Pra quem vai entrar nesse mundo, mas apenas pra se divertir no final de semana, 2T ou 4T?

Já ouvi que tem que cuidar ao comprar quadro (é assim que se chama?) usado, pois pode estar torto/trincado...

O que seria um valor justo a pagar por um kart?

Estou sendo incentivado por um "parente" que é mecânico e está metido no meio, por ser um esporte não muito caro, divertido, seguro, etc...

Nunca andei em um, nem indoor.

Ele ficou de ver se consegue montar um com peças usadas só pra ter uma noção de como é andar na pista, e é bem provável que eu goste! hehe

Pelo que ele falou "por cima", o custo pra se associar é R$700, mas paga-se uma vez e fica por tempo indeterminado, não é anuidade.

Que itens de segurança normalmente são exigidos? Macacão parece que é obrigatório, calçado pode ser tênis, capacete não sei...

A pista que temos aqui foi reformada a pouco tempo, ficou com uma estrutura ótima. Dizem que é a segunda melhor do estado perdendo apenas pra Navegantes, não sei se é verdade pois não conheço as demais.

Ela tem 1050m e 9m de largura:

kartcacador.JPG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom vamos lá:

Escolha do chassis:

Atualmente os chassis que andam muito em competição, por torcerem demais, subir nas zebras ( extremamente comum e necessário) eles não só trincam mas entortam e vão para o gabarito.  

O Birel Bravar de 2012 até hoje, tem trincado na caixa aonde ficam oem ens rolamentos e quebrado o suporte do banco, tenha certeza que com 6 meses de uso já terá sido soldado pintado e gabaritado.

Os Kart mini Rs e S2 duram 1 ano porém com 6 meses já necessitam gabaritar.

Os Mega tem durado 1 ano sem gabaritar, e não quebram e nem trincam.

Os Techspeed tem entortado com menos de 6 meses.

Esse serão os karts que encontrará com frequência.

Alguns karts ( não são todos) e também depende de quem colocou no gabarito, ele acaba voltando depois de um tempo.  O meu mesmo foi pro gabarito , mas não voltou.

Olharia as caixas aonde ficam os rolamentos ( eixo) traseiro, e o suporte ( barras fixas) dos bancos se tem solda ou alguma tinta diferente da original.  depois disso pediria um alinhador á laser emprestado e dessa forma saberá se o kart esta no gabarito.

Motor 4T 21hps ( sport 400) é perfeito para se iniciar , ter um pouco de emoção e aguentar 1 ano sem abrir, e conforme você se acostumar com os gastos, e com a tocada, você poderá partir para um 2T.

Um kart usado sem motor só o chassis, você gastará em torno de :

2012- 2.500

2013- 3.500

2014- 5.000

Eu não compraria nada abaixo disso.( ano de fabricação)

Motor honda 13 hp - 1.500

Motor Honda 21 hps sports 400 - 2.500 

ambos são o famoso 360 cc

O v4 como o tecno falou é um puta motor bom e tem maior durabilidade que os demais 2t á gasolina, porém eu acredito que seja um bom caminho quando você souber carburar, ou tiver algum meca que saiba carburar para você no início, e o bura demanda uma manutenção também, assim como a palheta de carbono que dentro do motor antes do bura, ela costuma quebrar e encharcar o motor.

Kart quando você não esta acelerando tem de estar freiando , pois se fizer os dois ao mesmo tempo vai detonar pinhão, coroa e corrente. ( sempre passar óleo na corrente ao sair dos boxes.)  

Motor 4 T utiliza óleo comum de carro, já o motor 2T utiliza óleo misturado na gasolina na proporção 50:1 ou seja: ( 1L para 50L de gasolina, 500ml para 25L de gasolina , 250Ml para 12 L de gasolina) , geralmente você não usará mais que 12 litros de gasolina para um treino, pois 2T demanda um belo preparo físico, além de todos os motores trabalharem por horas, e motors 2T refrigerados á água tem de revisar com 4Hrs de uso e os Parilla á ar 2Hrs de uso, os Rotax 50hrs e os Honda eu acredito que batam 50hrs dos rotax se bem montados.

Lembre-se de comprar um horímetro.

Capacete, você pode utilizar de motor, não sendo san marino, um MHS estará de bom tamanho, ou um LS2 e gastará até 500 reais.

Macacão de faz extremamente necessário pois ele é de Nilon cordura e caso você bata sairá do kart e ele protege de raspar no asfalto, bem como alguns segundo se enconstar em partes quentes do motor ou scap.

Balaclava é bom , pois além de proteger do suor, preserva o forro do capacete.

Luvas com camadas mais finas nos dedos, justamente para facilitar você mexer na agulha do bura, porém com a palma da mão bem acolchoada e de material expesso, pois vai machucar no volante, principalmente no início.

Sapatilha precisar ter sola fina para vc sentir melhor os pedais e uma boa sola para não escorregar.

Protetor de costela será seu anjo de guarda.

Pneus , eu recomendo você ir na loja e passar uma fita métrica em volta e medir o tamanho ( o mojo tem tamanho diferente do MG) e em seguida você medirá os pneus usados que lhe serão oferecidos como ( filé)...com a fita vc saberá o quanto de borracha foi comido e evitará de ser enganado.

Só para se divertir aos finais de semana , não tem necessidade de se filiar em lugar nenhum!!

Me ligaram hoje perguntando se eu não conseguia algo usado e bom lá na fábrica, me parece que tem dois karts.........qualquer coisa se quiser vc me avisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Com um kartódromo espetacular desse não tem dúvida,  compre seu chassis, seu motorzão e vai brincar....... não vai achar nada mais prazeroso e ao mes,o tempo seguro em veículo a  motor.

Eu iria direto no 2T, mas compraria só depois de ir num indoor por um mes e treinar nos moedores de cana. Tem pessoas que apresentam dores que impedem andar de kart. E no de competição são 2.8G´s em curva , ou seja, seu peso multiplicado por quase 3.  Todas as dicas do Race são muto valiosas, vestimentas, tudo.  Dica: capacete de moto tem boa visão lateral. Capacete de moto mas do bom hein.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente obrigado pela resposta Gabriel, foi rápido no gatilho! hehe

O chassis se eu comprar por aqui com certeza vão querer me empurrar algo mais velho que 2012, bem mais velho...

O motor eu não sei, mas acho que comprar usado é furada né? No caso de um 13hp..

Pneu eu não faço nem ideia... Porque aqui não tem loja, o kartodromo é bom mas a cidade é pequena, não sei como eles fazem a respeito de peças. A única vez que vi peças a venda foi quando teve um sul-brasileiro aqui, aí teve até shifter exposto por algum representante.

Por essas e outras que vou ter que ver aonde comprar macacão/luva/etc...

Achei que a "associação" era obrigatória. Pois não sei se me deixariam entrar com o kart lá, botar na pista e sair andando. Vou ter que ver sobre isso também. 

Eu na verdade estou me adiantando, apenas pra ter uma base, "saber com que estou lidando". Amanhã tem encontro de carros antigos aqui e vou estar ajudando, ou seja, sem tempo de ir no kartodromo. Mas semana que vem dou um pulo e pego mais detalhes.

Obrigado novamente pela paciência, e olha que ainda nem encostei a bunda no banco! hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Com um kartódromo espetacular desse não tem dúvida,  compre seu chassis, seu motorzão e vai brincar....... não vai achar nada mais prazeroso e ao mes,o tempo seguro em veículo a  motor.

Eu iria direto no 2T, mas compraria só depois de ir num indoor por um mes e treinar nos moedores de cana. Tem pessoas que apresentam dores que impedem andar de kart. E no de competição são 2.8G´s em curva , ou seja, seu peso multiplicado por quase 3.  Todas as dicas do Race são muto valiosas, vestimentas, tudo.  Dica: capacete de moto tem boa visão lateral. Capacete de moto mas do bom hein.

Opa Tecno, respondendo rápido porque amanha tenho que acordar cedo! hehe

Sim, a pista é sensacional, muito melhor que a antiga (Pena que nao tenho fotos).

Indoor aqui não tem, o maximo que poderia fazer seria "alugar" algum pra dar umas voltas ali mesmo, pra sentir o kart.

Sobre capacete, parece que você comentou alguma coisa sobre isso nos tempos de CDR, que o de moto era melhor (pelo maior campo de visão) mas que ainda não é -ou era- regulamentado para uso no kart.

Além disso parece que você havia falado algo sobre IE no lugar do carburador... Já existe isso?

Abraço, valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

OPA! Topico salvo nos meus favoritos! haha

Race e Tecno, sempre recebam o meu obrigado pelas dicas, principalmente qdo o assunto é Kart!

Isso já é o começo, ou até muito mais que isso no caminho das pedras para quem quer se iniciar no Kart!

Vejo esses preços que o Race falou..... daí comparo com minha intenção de começar a andar com o Ka nos track days..... e fico balançado sobre onde gastar pra matar essa vontade de piloto amador dentor de mim!rsrsrsrs Track Day bancando pneus, freios, oleo, suspensao e inscricao ou Kartodromo com um 2T pra se divertir e torrar oleo e pneus na pista........

Compartilhar este post

Link para o post

o Tecno falou uma coisa boa.........muita gente brinca em campeonato amador e tem um 2T guardado. E digo mais depois que andei em um 2T a primeira vez, eu jamais pensei em ter um 4T.

V4 é barato um usado, eu teria uns 2, ou teria um My 2009.

Com relação as dores no corpo, vc terá de aprender a andar e quando digo andar não é pilotar, mas achar posição confortável no banco, e saber subir nas zebras.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa que queria pedir e acabei esquecendo...

O aprendizado do kart ajuda na pilotagem de um carro comum?

No meu caso, que uso óculos, tem como pilotar assim ou tem que usar lentes?

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa que queria pedir e acabei esquecendo...

O aprendizado do kart ajuda na pilotagem de um carro comum?

No meu caso, que uso óculos, tem como pilotar assim ou tem que usar lentes?

Sim , Kart principalmente os 2T devido ao baixo peso, boa potência e o tamanho das pistas, a aceleração lateral tem numeros mais altos que carros de turismo , e o povo costuma dizem que é o mais próximo da F-1 que se pode chegar ( em sensação de velocidade).

E como o kart é muito técnico e veloz sua pilotagem para carro ficará bem mais refinada.

E sim , pode utilizar óculos por debaixo da viseira tranquilamente, só em dias chuvosos que ele vai condensar um pouco, daí você terá de deixar a viseira ligeiramente aberta, o suficiente para entrar ar gelado, e evitar a entranda de grande quandidade de água

Editado por Race Driver

Compartilhar este post

Link para o post

Loko,

Se for pilotar kart, faça uma lente de contato " para longe"  ( aproximação do 0.25 sempre acima ) com um optometrista de primeira e pilote com elas,  pois de óculos o que acontece é que o kart  chacoalha bastante sua cabeça e em certos momentos o ponto focal de seu óculos não estará correto, tu pode errar um pouco ponto de freada ou golpe de vista  em S de alta.

Cuide sempre de piscar ( bom lugar é nas entradas de reta)  para manter a lente de contato desembaçada e no foco.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora