viniciuscsmoraes

Consumo Ecosport 1.6 Flex Freestyle 11/12

36 posts in this topic

Em Setembro de 2013 comprei uma Ecosport 1.6 Flex Freestyle 2011/2012, mas não estou satisfeito com o consumo que o carro apresenta na cidade. Com etanol na cidade faz 5,5 km/l, fiz o teste com gasolina e após 3 tanques cheios o consumo ficou em 7,5 km/l. Na estrada o consumo está bom, tanto com etanol quanto com gasolina 10,6 / 12,8 respectivamente. O carro está com 29.000 km rodados e todas as manutenções até 25.000 km foram feitas na concessionária e já levei em outro mecânico para uma manutenção preventiva. Já pedi para passarem o scanner para tentar achar algum defeito e não achou nada, mas mesmo assim o cara me disse que resetou o módulo, mas nada mudou. Já tentei trocar o posto em que abasteço, mas também nada mudou. Sei que o pé do motorista também influência, mas não tenho o pé pesado e sempre procuro fazer as trocas de marcha de acordo com o manual e sigo outras recomendações do manual. Com minha esposa dirigindo o consumo é igual. O percurso que faço na cidade é de aproximadamente 15km até o trabalho e sem congestionamento.

Alguém que tenha esse modelo de carro sabe me dizer se o carro consome tudo isso mesmo? Tinha feito uma pesquisa antes de comprar e tinha visto que com etanol era para fazer 7,6 km/l na cidade, mas isso nem a gasolina está fazendo!

Alguém sabe qual pode ser o problema?

Obrigado!

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Não consome tudo isso, inclusive em meu carro tenho o mesmo motor que o seu e bem modificado e faz 9 km/l na cidade com gasolina e 7,1 com alcool.


 


 


 Bom, primeiramente precisa ver o que foi feito na revisão, pois costumam dizer que trocaram tudo, mas nem sempre fizeram. Nesses carros flex eu recomendo fazer troca de óleo e TODOS os filtros de 5 em 5 mil km, devido a 'gelatina' que o alcool forma, ainda mais em contato com a gasolina, só acelera o processo.


 


Inicialmente eu trocaria:


 


1-óleo 4,1 litros de 5w30 motorcraft


2- Filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível


3- Velas as 4 motorcraft TR7B


4- Cabos NGK


5- limpeza dos bicos no ultrassom


6- alinhamento


7- abastecer o carro sempre á noite ou lá pras 6 da manhã, pois os respiro dos tanques ford e hyundai são muito mal posicionados, e com isso não retiram todo o gás formado. sempre que chegar em um local e for desligar o carro abra o bocal para que o gás saia; quando for abastecer peça para o frentista ir abastecendo devagar com a pistola um pouco pra fora do bocal para que o gás vá saindo conforme vai entrando combustível, e que mesmo que bata a trava, peça para ir mais toda vez que for abastecer.


 


Depois de tudo isso feito, só colocaria gasolina V-power, ou alcool V-power, SEMPRE.  Conferir a pressão dos pneus á cada 10 ou 15 dias, andar com uma média de 30 na frente e 28 atrás carro vazio.


 


 Trocas de marchas tem de ser feitas todas sempre entre 2500 rpm no máximo 3000 rpm.


 


 


 depois de ter cumprido todas as etapas de check list, vc volta aqui e nos relata como o carro esta se comportando.

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Consumo depende sobretudo da metodologia de cada um. No entanto, se o consumo na estrada está bom, e está, o consumo na cidade está normal - se fosse por falta de manutenção, tanto o consumo na cidade quanto o consumo na estrada teriam que estar obrigatóriamente ruins.


 


Ademais, óleo mineral e filtro de óleo eu acho normal trocar a cada 5 mil km rodados.


 


Não obstante, embora abastecendo no etanol, eu acho exagero trocar o filtro de combustível a cada 5 mil km. Eu troco no meu carro a cada 10 mil km.


 


E ainda, o que tem a ver o filtro de AR com abastecer no etanol? Nada! Portanto, o filtro de AR eu troco a cada 20 mil (no Cobalt, a recomendação é trocar a cada 30 mil), sendo que com 10 mil eu mando dar apenas uma soprada (limpeza) nele.


 


A troca do jogo de velas eu sigo a recomendação do manual, que nos GMs flex é a cada 30 mil km.


 


E cabos de velas não se troca aleatóriamente. Nos meu carros eu nunca precisei trocar!


 


PS: eu já tive Focus 1.6 rocam, monocombustível, e sei que esse motor é beberrão.


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Não consome tudo isso, inclusive em meu carro tenho o mesmo motor que o seu e bem modificado e faz 9 km/l na cidade com gasolina e 7,1 com alcool.

 

 

 Bom, primeiramente precisa ver o que foi feito na revisão, pois costumam dizer que trocaram tudo, mas nem sempre fizeram. Nesses carros flex eu recomendo fazer troca de óleo e TODOS os filtros de 5 em 5 mil km, devido a 'gelatina' que o alcool forma, ainda mais em contato com a gasolina, só acelera o processo.

 

Inicialmente eu trocaria:

 

1-óleo 4,1 litros de 5w30 motorcraft

2- Filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível

3- Velas as 4 motorcraft TR7B

4- Cabos NGK

5- limpeza dos bicos no ultrassom

6- alinhamento

7- abastecer o carro sempre á noite ou lá pras 6 da manhã, pois os respiro dos tanques ford e hyundai são muito mal posicionados, e com isso não retiram todo o gás formado. sempre que chegar em um local e for desligar o carro abra o bocal para que o gás saia; quando for abastecer peça para o frentista ir abastecendo devagar com a pistola um pouco pra fora do bocal para que o gás vá saindo conforme vai entrando combustível, e que mesmo que bata a trava, peça para ir mais toda vez que for abastecer.

 

Depois de tudo isso feito, só colocaria gasolina V-power, ou alcool V-power, SEMPRE.  Conferir a pressão dos pneus á cada 10 ou 15 dias, andar com uma média de 30 na frente e 28 atrás carro vazio.

 

 Trocas de marchas tem de ser feitas todas sempre entre 2500 rpm no máximo 3000 rpm.

 

 

 depois de ter cumprido todas as etapas de check list, vc volta aqui e nos relata como o carro esta se comportando.

 

Ótimo esse "check list"!

 

Race, acho que esse consumo na cidade não tá muito longe do normal não hein... já dirigi Eco 1.6 e o carro é bem pesado pro motor, tanto que na estrada ele tá consumindo normal, nesse trajeto dele mesmo sem trânsito, mas parando em sinal e retomando várias vezes, será que não fica por aí mesmo? 

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Race, acho que esse consumo na cidade não tá muito longe do normal não hein... já dirigi Eco 1.6 e o carro é bem pesado pro motor, tanto que na estrada ele tá consumindo normal, nesse trajeto dele mesmo sem trânsito, mas parando em sinal e retomando várias vezes, será que não fica por aí mesmo? 

O rocam flex, assim como seu acerto de injeção , são melhores no alcool, tanto em potência como em economia. Andando normalmente com transito em sp, mesmo uma eco pesada, te de fazer 6,5 se ele andar com o ar ligado tempo todo e pegar muito transito como o de sp, o consumo fica em 5,5.

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Obrigado pelas dicas Race Driver. Acho que desse check list, só estaria faltando o alinhamento e limpeza dos bicos no ultrasom. Vou fazer para ver o resultado.

Sou meio leigo nessa parte da mecânica do carro, então deixa eu fazer uma pergunta: Se algum desses itens realmente estivessem com problemas, o que justificaria o consumo na estrada estar normal? Alguma coisa relacionada à esses componentes funcionarem bem somente em alta velocidade?

Já me falaram que poderia ser alguma coisa da injeção eletrônica, mas no scanner não apareceu nenhum problema. Pode existir algum problema na injeção que não apareça no scanner?

Obrigado!

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vi uma vez no catalogo da ngk que existem velas com abertura de 1,1mm em alguns fords, não sei se é o caso dessa eco, se ela estiver com uma vela com gap ajustado em 0,7mm quee fosse pra ser 1,1mm atrapalha o consumo.


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Obrigado pelas dicas Race Driver. Acho que desse check list, só estaria faltando o alinhamento e limpeza dos bicos no ultrasom. Vou fazer para ver o resultado.

Sou meio leigo nessa parte da mecânica do carro, então deixa eu fazer uma pergunta: Se algum desses itens realmente estivessem com problemas, o que justificaria o consumo na estrada estar normal? Alguma coisa relacionada à esses componentes funcionarem bem somente em alta velocidade?

Já me falaram que poderia ser alguma coisa da injeção eletrônica, mas no scanner não apareceu nenhum problema. Pode existir algum problema na injeção que não apareça no scanner?

Obrigado!

 

Mande trocar a válvula termostática.

 

 

 Ta aqui, eu nem me atentei ao detalhe, mas o mestre explicou.

 

 Se a válvula termostática estiver com problemas ( bem comum nos rocams) na cidade o carro trabalha frio, e com isso a injeção fica enviando combustível para tentar esquentar o carro.  Já na estrada, por estar mais tempo com o motor ligado ele atinge a temperatura ideal de trabalho.

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Vinicius, como é o seu percurso urbano?


Muita descida/subida? lombadas? trânsito parado? percusos longos, curtos?


 


 




 Ta aqui, eu nem me atentei ao detalhe, mas o mestre explicou.


 


 Se a válvula termostática estiver com problemas ( bem comum nos rocams) na cidade o carro trabalha frio, e com isso a injeção fica enviando combustível para tentar esquentar o carro.  Já na estrada, por estar mais tempo com o motor ligado ele atinge a temperatura ideal de trabalho.




Com minha Meriva foi ao contrário... na cidade até esquentava um pouco.


Na estrada, com todo o vento que bate no radiador, a temperatuva despencava.


 


Ao trocar a valvula termostática, o ponteirinho cravou onde deve ficar, em qualquer situação.


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