Ir para conteúdo
Dragonrib

Carros Com Isenção Ipi+Icms (Deficiente) - Qual Comprar ?

Recommended Posts

1 hora atrás, Tiago Dau disse:

Tenho um Jeep Renegade Diesel e já tenho a insenção a dois anos. Será que ano que vem vou ter pagar? Eles podem me tirar uma isenção que já adquiri?

Pois é, pelo Decreto está parecendo que sim. Acho que ele não foi publicado agora à toa, pois assim dá tempo de rever todos que já tenham conseguido a isenção e que possuem veículos acima do teto. Não sou da área, mas não me parece que se trata de direito adquirido, pois é um imposto que depende do fato gerador, ou seja, vai depender do valor venal atribuído ao carro do deficiente na tabela para cálculo do IPVA de 2018.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, MayaT disse:

Pois é, pelo Decreto está parecendo que sim. Acho que ele não foi publicado agora à toa, pois assim dá tempo de rever todos que já tenham conseguido a isenção e que possuem veículos acima do teto. Não sou da área, mas não me parece que se trata de direito adquirido, pois é um imposto que depende do fato gerador, ou seja, vai depender do valor venal atribuído ao carro do deficiente na tabela para cálculo do IPVA de 2018.

Exatamente, MayaT. 

O teto para a  isenção do IPVA será a mesma para a isenção do ICMS, hoje fixado em 70 mil. Na pratica, os automóveis que não constam na tabela fipe terão seu valor venal definidos pelo Estado de São Paulo.

Isso já havia sido noticiado tem tempo, tem inclusive um senhor no forum que trabalha na receita estadual e comentou que o Gerado Alckmin, governador de São Paulo, havia enviado um projeto de lei com a intenção de limitar as isenções.

As legislações podem ser consultadas no diário oficial:

http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=4&e=20170719&p=1

https://www.imprensaoficial.com.br/DO/GatewayPDF.aspx?pagina=1&caderno=Executivo I&data=10/10/2017&link=/2017/executivo secao i/outubro/10/pag_0001_EMITBE631D3FRe35J35E4VKQUN9.pdf&paginaordenacao=100001

@Tiago Dau Basta consultar na tabela fipe, se seu carro tem valor maior que 70 mil, ano que vem será tributado.

Editado por JJP
especificar governador

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, JJP disse:

Exatamente, MayaT. 

O teto para a  isenção do IPVA será a mesma para a isenção do ICMS, hoje fixado em 70 mil. Na pratica, os automóveis que não constam na tabela fipe terão seu valor venal definidos pelo Estado de São Paulo.

Isso já havia sido noticiado tem tempo, tem inclusive um senhor no forum que trabalha na receita estadual e comentou que o Gerado Alckmin, governador de São Paulo, havia enviado um projeto de lei com a intenção de limitar as isenções.

As legislações podem ser consultadas no diário oficial:

http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=4&e=20170719&p=1

https://www.imprensaoficial.com.br/DO/GatewayPDF.aspx?pagina=1&caderno=Executivo I&data=10/10/2017&link=/2017/executivo secao i/outubro/10/pag_0001_EMITBE631D3FRe35J35E4VKQUN9.pdf&paginaordenacao=100001

@Tiago Dau Basta consultar na tabela fipe, se seu carro tem valor maior que 70 mil, ano que vem será tributado.

Não é isso, é o valor que a fábrica te vendeu, por exemplo o Creta Atitude na tabela custa 75 e eu comprei por 69.990k, então o que vale é o preço da fábrica, isso é pra pegar quem comprou carro acima de 70.000 preço de fábrica sem isenção de ICMS, não importa o desconto e se pagou menos que 70k entendeu. 

Compartilhar este post

Link para o post

Olha: "novo, cujo preço de venda ao consumidor sugerido pelo fabricante, incluídos os tributos incidentes, não seja superior ao previsto em convênio para a isenção do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS nas saídas destinadas a pessoas com deficiência;", ou seja, no site esta 69.900 com impostos, e vc paga 55k sem impostos aí esta dentro,...ficou ruim pra quem pegou carro acima...vai ter que pagar o IPVA...zoado isso, governo de merda

Editado por MisaelRT

Compartilhar este post

Link para o post

Não foi nenhuma das duas possibilidades, que o rapaz da Receita Estadual informou... Tem uma tabela própria pra isso, e que, segundo ele, fica abaixo da FIPE.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 18/09/2017 at 02:05, ggc1106 disse:

Não é bem assim colega. Se for de Sp teve uma alteração recente. Sou auditor estadual e a dúvida do colega gugaSP faz todo sentido. 

A lei é muito clara. Primeiro ano vale o que tá na NF.

Segundo ano vale o que tá na tabela interna de Sp divulgada no diário oficial, em novembro se não me engano.

se for maior que 70 -> paga o imposto

se for menor que 70 -> não paga o imposto. 

A tabela utiliza um valor abaixo da fipe.

consultei a tabela do ano passado e vi que o c4, 408 e 308 16/17 que tem valor próximo de 85 mil estavam com valor de cerca de 60 mil na tabela. Entao, mesmo assim.. muita gente ainda vai escapar de pagar. 

Me referi a essa informação.

Compartilhar este post

Link para o post

Também vai ser lançado o sedan do polo... VIRTUS se não me engano... Vamos aguardar se entrarão nas isenções...

Compartilhar este post

Link para o post
Em 10/10/2017 at 16:41, MiroRS disse:

Venho notando q muito se fala em carros com valores próximos ao teto q com as isenções giram na volta dos 54 mil...

Mas pra quem não se dispõe desse valor ou não quer investir tanto em um carro ainda existem bons carros com valores mais acessíveis...

Duster a 45900 muito boa opção

Spin advantage 47600 muito boa opção ( meia feiona mas muito boa e dizem q a 2018 ficou bem econômica )

Cobalt elite também muito bom e também na volta dos 48000

EcoSport 2018 a meu gosto ficou muito bonita a frente nova ( novo motor e câmbio ) não sei o valor mas acredito q na volta dos 50000

Hb20 também muito bom

Então as vezes quem olha critica "o cara pagou 48 mil em uma spin por mais 6.500 comprava um renegade", concordo q o renegade é mais bonito, mais moderno, talvez melhor, mas dependendo da negociação é bem difícil tu pagar 6.500 a mais... Financiado esses 6.500 se torna 11  11.500  12... O seguro acredito q seja bem mais caro, revisões mais caras... Então depende muito essa questão do vale a pena ou não... 

Em abril seguinte posso pedir as isenções novamente... Comprei meu carro a vista em 2016... Novamente comprarei a vista o seguinte... Mas estou ainda na dúvida se vale o investimento a mais para ter um carro superior digamos assim...

A dúvida é justamente da spin pro renegade

Também gosto da creta q seguraram as vendas e da kicks.

Em um ano e meio d uso não cheguei a 9 mil km... 98% do uso urbano... Viagem uma ou duas por ano a praia... Então essa diferença d conforto d um pra outro não chego a sentir pois o trajeto q ando é dois minutos, cinco minutos, dez minutos. 

Então está é a questão vale o investimento a mais? Valor do carro, seguro mais caro, revisões mais caras, maior depreciação.

Concordo  com vc da duster a 2018 acho um bom negocio para quem ta meio apertado de grana e quer um SUV compacto pois agora esta com cambio cvt e com os controles de tracao e estabilidade;

Mas o resto (cobalt, spin, versa, hb, etios, etc...) são de uma categoria inferior e nenhum deles tem os controles de tração e estabilidade o que gera muita segurança, para min esses carros valeriam a pena se os top chegassem na faixa dos 40 mil, o que não acontece, exemplo hb20s top  que custa quase 54 mil;

E ecosport, se vier para o pcd, pode ter certeza que tbm vai custar 54 mil e vai vir mais pelado que o kicks;

Por isso esses carros que vc citou não são muitos flados no grupo, a maioria que não quis investir tanto em um carro e pegou um na faixa de 48 mil, foi de 408 THP;

O 408 THP se acompanha o grupo viu que é muito flado aqui e todo mundo que tem adorou o carro, e não tem como comparar um seda medio turbo com os compactos de entrada que custa a mesma coisa, mas claro que ainda tem gente que torce o nariz pra pug, e com certa razão;

Isso flando de carros e valores na minha opniao.

Agora se vale o investimento, ai vai da necessidade do momento de cada um,  um renegade e ou um creta que estão vendendo bem e custam na casa dos 78 mil, vao dar um bom retorno daqui a 3 anos, provável que até pegue os 54 mil que pagou de volta e so troque de carro sem ter que gastar mais novamente, mas isso vai muito do prazer de dirigir e se gosta de carro, pq se nem liga e so usa por necessidade, as vezes compensa guardar 10 mil na carteira pegar uma duster e investir em outras coisas, vai de cada um mesmo.

Editado por leonardocorreadesa

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Por motivos fora da minha vontade, talvez tenha q vender meu carro antes dos 2 anos mínimos (usei apenas isenção de IPI).

O valor do imposto que eu teria que pagar seria proporcional a idade de uso do carro ou integra (o qto foi aplicado qdo comprei ele)?

Alguém sabe e/ou já passou pela situação?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora