Ir para conteúdo
Dragonrib

Carros Com Isenção Ipi+Icms (Deficiente) - Qual Comprar ?

Recommended Posts

Engraçado, não foi meu caso... pois considere que você já é motorista, correcto? de carro manual e aprovado pelo Detran... como é uma alteração na CNH,  pressupõe que você fez todos os testes e passou? No meu caso não passei por nenhuma aula e muito menos dar dinheiro para auto-escola.

Salvo se mudou alguma regra, caso contrário nem lógica tem numa renovação.

Pelo menos aqui, Santos/SP, se voce não fizer a conversão da CNH, você não consegue as isenções.

E para fazer a CNH é necessário fazer 1 ou 2 aulas obrigatórias, entregar a carta antiga para o Detran (essa voce nao ve mais), e fazer novo exame de percurso/baliza, em carro automático, até ser aprovado.

Ao ser aprovado você recebe a nova cnh, com a letra correspondente ao seu caso no campo observações, no meu caso aparece a letra "D". Inclusive é através dessa letra no campo observações que fica atestado que você não pode mais dirigir carro manual.

Sobre a lógica de se fazer novo exame, eu também me debati por um tempo para entender, já que não entrava na minha cabeça o porque de eu que já possuia carro automático ser obrigado a passar por novo exame, enquanto as outras pessoas normais, compram carro automática sem fazer exame algum.

Até que um dia eu achei na minha cabeça a explicação lógica que eu imagino ser utilizada pelo Detran, que seria : O condutor foi habilitado outrora, porém agora existe uma nova situação, uma vez que está sendo alegada a deficiência, logo, o Detran precisa se certificar que o condutor, nessa nova condição, está apto para dirigir.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo menos aqui, Santos/SP, se voce não fizer a conversão da CNH, você não consegue as isenções.

E para fazer a CNH é necessário fazer 1 ou 2 aulas obrigatórias, entregar a carta antiga para o Detran (essa voce nao ve mais), e fazer novo exame de percurso/baliza, em carro automático, até ser aprovado.

Ao ser aprovado você recebe a nova cnh, com a letra correspondente ao seu caso no campo observações, no meu caso aparece a letra "D". Inclusive é através dessa letra no campo observações que fica atestado que você não pode mais dirigir carro manual.

Sobre a lógica de se fazer novo exame, eu também me debati por um tempo para entender, já que não entrava na minha cabeça o porque de eu que já possuia carro automático ser obrigado a passar por novo exame, enquanto as outras pessoas normais, compram carro automática sem fazer exame algum.

Até que um dia eu achei na minha cabeça a explicação lógica que eu imagino ser utilizada pelo Detran, que seria : O condutor foi habilitado outrora, porém agora existe uma nova situação, uma vez que está sendo alegada a deficiência, logo, o Detran precisa se certificar que o condutor, nessa nova condição, está apto para dirigir.

Ainda é estranho, a minha categoria é B (continua a mesma, sendo assim como não mudei de categoria e nem tinha sido cassada a CNH que justificasse prova/penalidade) - no caso aqui em Floripa não teve esta necessidade de prova alguma  (fiz há 1 ano a renovaçao e a uns 5 a troca de carteira para AT). - a observação D,F tempinho mais atrás ia a observação hidramático- painel esquerdo - foi substituída por letras.

Como é uma RENOVAÇÃO e não alteração de categoria não existe justificativa para fazer o circuíto novamente e se fosse pensar assim teria que ter o teste escrito e psicológico - literalmente fazer uma CNH do zero.

Agora, se varia de Detran para Detran eu não sei (até porque SP era mais complicado de conseguir as isenções para deficientes do que a maioria dos Estados - foi o que mais demorou para aumentar de 60 para 70 mil o teto) - deve ser mais uma coisa para prejudicar. Teria que ver o que diz o Contran.

De qualquer forma, não deveria ser demorado como a alegação do outro forista.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se ficou claro, mas as aulas /provas que me referi são para a PRIMEIRA vez que você vai pedir a isenção, ou seja, está mudando a cnh de normal para PNE, mas próximas RENOVACOES, também acredito que não exista prova alguma.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, a minha cnh especial foi emitida agora em novembro, pelo Detran de SP, e realmente foRAM necessárias todas as etapas: biometria, exame médico e psicotécnico, duas aulas práticas e exame prático , igualzinho ao que havia feito qdo tirei a minha cnh convencional, 14 anos atrás. Em relação à cnh inicial, só fica dispensado o curso teórico e a respectiva prova teórica. Não sei em relação à renovação da cnh especial, após os 5 anos de validade, creio que ñ seja mais necessária nenhuma aula ou avaliação prática...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, a minha cnh especial foi emitida agora em novembro, pelo Detran de SP, e realmente foRAM necessárias todas as etapas: biometria, exame médico e psicotécnico, duas aulas práticas e exame prático , igualzinho ao que havia feito qdo tirei a minha cnh convencional, 14 anos atrás. Em relação à cnh inicial, só fica dispensado o curso teórico e a respectiva prova teórica. Não sei em relação à renovação da cnh especial, após os 5 anos de validade, creio que ñ seja mais necessária nenhuma aula ou avaliação prática...

No caso era habilitado para carro "normal" manual sem restrições - por fazer a opção da isenção tive que fazer a alteração como mencionada e em nenhum dos casos, primeira ou segunda vez tive que fazer prova alguma - só o laudo atestando minha necessidade.

Pela simples lógica que já era motorista apto - não existe categoria MT ou AT você é um condutor habilitado e ponto - só em caso de mudança de categoria da CNH - convenhamos pessoal, tem lógica passar por estas provas se você já é habilitado? Ou é mais um caça níquel do Governo de SP?

Segunda-feira próxima tenho que ir ao Detran daqui e vou me informar se mudou algo nesta questão e repasso.

Agora, voltando ao tópico - alguém sabe ao certo se é dia 22 mesmo a reunião do confaz que pode deliberar pelo aumento do teto? Se passar desta data o jeito é pegar só com isençao de IPI mesmo....

Compartilhar este post

Link para o post

Ferdinand, concordo com o seu pto de vista, mas infelizmente fui obrigado a passar por todas as etapas q relatei aqui em SP, e foi bem recente, por isso achei pertinente pontuar. Sobre a reunião do Confaz, aproveitando o gancho, na segunda passada fui levar o meu carro para fazer revisão em uma ccs Chevrolet, e aproveitando q estava por lá, procurei a vendedora designada para vendas diretas, pela qual fui muito bem atendido, por sinal, então questionei se ela sabia de alguma novidade a respeito, e ela respondeu q os rumores dão conta de q vai rolar essa tal reunião em janeiro sim, e q a tendência é o aumento do teto para 90 mil. Porém ela me deixou bem preocupado, qdo disse q mesmo q eles aprovarem esse novo teto, vai demorar meses, ou até mais de ano para vigorar, haja vista q já dei entrada na carta de ipi, e a previsão é q saia entre março e abril, então estou correndo sério risco de ñ conseguir comprar nenhum sedan médio...

Compartilhar este post

Link para o post

Ferdinand, concordo com o seu pto de vista, mas infelizmente fui obrigado a passar por todas as etapas q relatei aqui em SP, e foi bem recente, por isso achei pertinente pontuar. Sobre a reunião do Confaz, aproveitando o gancho, na segunda passada fui levar o meu carro para fazer revisão em uma ccs Chevrolet, e aproveitando q estava por lá, procurei a vendedora designada para vendas diretas, pela qual fui muito bem atendido, por sinal, então questionei se ela sabia de alguma novidade a respeito, e ela respondeu q os rumores dão conta de q vai rolar essa tal reunião em janeiro sim, e q a tendência é o aumento do teto para 90 mil. Porém ela me deixou bem preocupado, qdo disse q mesmo q eles aprovarem esse novo teto, vai demorar meses, ou até mais de ano para vigorar, haja vista q já dei entrada na carta de ipi, e a previsão é q saia entre março e abril, então estou correndo sério risco de ñ conseguir comprar nenhum sedan médio...

Bueno, de forma alguma duvido da forma que é procedido aí em SP e o que você teve que passar quanto a alteração na CNH - como os Detrans gozam de certa autonomia  alguns procedimentos podem ser diferentes (inspeção veicular/inspeção de emissão/ inpeção da inspeção...hehe etc - este procedimento deve ser diferente em cada Estado). Mas como disse, vou ver certinho o procedimento aqui em SC se alterou ou não.

Sobre a reunião é o seguinte, tem efeito assim da sua publicação pelo Estado -  são os Secretários de Fazenda que tem poder sobre o ICMS (governadores) -  como falei anteriormente , SP foi um dos últimos Estados a aumentar a aliquota para R$ 70 mil e SC um dos últimos a baixar o tempo de permanência obrigatória para 2 anos.

Na esfera Federal com o IPI é livre desde que preenchidas as características de motor e local de produção (mercosul)  motores até 2.0 (há algum tempo caiu a cavalaria que era de até 127HP se não me engano) o motor tem que ser Flex.

A Informação do meu gerente de vendas diretas foi o seguinte, existe sim a possibilidade de aumento do teto em janeiro para 90 até ilimitado (como no IPI)  e podendo entrar utilitários a diesel também. Seria ótimo se acontecesse isto....

O jeito é esperar mais um pouco - mas tô me coçando para pegar um Focus Titanium, se aumentar a aliquota seria perfeito!

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem foi na ford ver se da para comprar o focus s sedã ele estava no limite do valor ano passado acredito principalmente para o mercado pne mas agora com o ipi voltando talvez ele tenha passado do limite.

A ford ja lançou a tabela nova de preços dos carros deles?

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem foi na ford ver se da para comprar o focus s sedã ele estava no limite do valor ano passado acredito principalmente para o mercado pne mas agora com o ipi voltando talvez ele tenha passado do limite.

A ford ja lançou a tabela nova de preços dos carros deles?

Yoshida, então - pelo que sei a Ford não repassará o aumento de IPI por enquanto ao Focus, o carro venho com sobrepreço antevendo este aumento, diferente das demais que já fizeram o repasse.

No caso do sedan só a versão S (2.0) e o SE 1.6 (hatch) - pelo teste que fiz este 1.6 anda muito bem. Ainda, para mim é o carro que melhor alia conforto e segurança entre os modelos (claro, vai de cada um) . Falando de descontos de ICMS e IPI, ao que parece dia 22 tem uma decisão do Confaz sobre o aumento do teto para isenções.

Eu só não confirmei a compra esperando este dia, se não aumentar o jeito é ir com desconto só de IPI, no Titanium Plus sedan ficou em 83 mil (com pintura).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou pensando em comprar o s2.0 mesmo que ja esta meio no limite do meu dinheiro e eu prefiro o motor a os confortos do 1.6 SE hb. Mais se aumentar mesmo o limite ai acho que compro o hb 2.0 SE que passa por pouco do limite atual. O que me desanima do S e esse freio a tambor na traseira, acho economia muito besta para uma coisa de segurança.

Mais parabéns vai ser uma exelente compra, o titanium parece um outro carro de tão bom. Voce chegou a fazer uma cotação dos carros Ferdinand? Tava pensando no fiesta titanium também mais como eu sou meio alto achei o carro muito claustrofobico.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora