lucasgmaciel

Citroen C4 Hatch

18 posts in this topic

Boa tarde, amigos!

Sou novo aqui no fórum, e gostaria de agradecer a oportunidade para participar desta comunidade para amantes de carros!

Recentemente, adquiri um C4 GLX 2.0 Automático 2009/2010, e tenho algumas dúvidas a respeito do mesmo:

- O para choque dianteiro está um pouco solto. Conversei com algumas pessoas, e me disseram que este é um problema da Citroen, que quase todos os carros apresentam. Isto é normal mesmo?

- Outra coisa é o consumo. Abasteço sempre com gasolina Petrobrás Podium, mas, mesmo assim, o consumo da cidade está entre 6,5 e 7,0 km/l. Estou achando um pouco alto. É isso mesmo?

- O ar condicionado não está gelando muito. O Corolla XEI 2005 de meu amigo gela muito, mesmo estando no nível 1, e o do C4 demora a gelar... não sei o que pode estar acontecendo!

Muito obrigado pela força, galera! Um abraço pra todos!

Lucas

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Lucas, seja bem-vindo! Sinta-se à vontade para extrair tudo o que puder da galera daqui. Temos um pessoal com um bom nível de conhecimento automotivo, que vai desde a parte mecânica/técnica até detalhes mais relacionados a design, acabamento, novidades, lançamentos, etc. Fica a gosto do freguês... :P

Enfim... voltando ao seu caso...

Nunca ouvi falar de pára-choques solto em Citroën, principalmente nos C4, que têm construção robusta. Talvez seja coisa do uso mesmo, as presilhas podem ter quebrado ou afrouxado. Aí convém trocá-las para fixar o pára-choques novamente.

Quanto ao consumo, duas coisas: primeiramente, o 2.0 Flex da PSA (151 cv) é beberrão de carteirinha. Tenho amigos que tem carros tanto da Peugeot quanto da Citroën com esse motor e falam em 5 Km/L com álcool de cerca de 7,5 a 8 Km/L com gasolina na cidade. Outra coisa que não ajuda nadinha é esse câmbio automático de 4 marchas, conhecido como AL4. Além de problemático, ele é mal escalonado, dá socos nas trocas e tem funcionamento tão suave quanto a transmissão automática do carro dos Flintstones.

Em segundo lugar, temos que verificar a taxa de compressão desse motor, mas sinceramente, não acho que colocar Podium seja um bom negócio. Você simplesmente pagará mais de 3 reais o litro de um combustível que, tudo indica, é desnecessário para o seu rodar cotidiano. Quer dar um "up" na gasolina, coloca uma V-Power da Shell que já está de bom tamanho. Podium, pra mim, no seu caso, é jogar dinheiro fora.

Passando para o ar condicionado, não creio que "gelar pouco" seja uma característica de um carro como o C4. Minha tia tem um C3 1.6 16V e o ar gela super bem. Acho que pode haver algum ponto de vazamento do gás do cilindro do ar, o que gera descompressão e consequente perda de desempenho do sistema. É bom também verificar como está o compressor, pois qualquer problema nessa peça já acarreta ar bem menos gelado que o normal.

Enfim, o negócio é levar em um mecânico de confiança e pedir para o cara dar uma geral nesses itens. Característica básica do carro tenho quase certeza de que não é.

Abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode acontecer de o fluido do ar condicionado estar acabando, por isso seu carro gela pouco. O do megane do meu amigo acabou e hoje o ar condicionado não funciona pois está sem liquido. Dê uma verificada.

Abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu pai possui um Pallas 2010 2.0 Manual, com quase 60mil km.

* Parachoque esta normal. Talvez, tenham dado uma encostada no seu e quebrou as presilhas.

* Consumo na cidade de 9,5 a até 10km/L. gasolina comum. Talvez possa ser o câmbio manual de 4 marchas que mata o consumo. Acredito que deve ser isso mesmo, pois meu amigo possui um 307 AT, e o consumo é na casa de 7,5 mesmo.

Sobre o Ar, Condicionado, já verificou / trocou o filtro do ar condicionado? Talvez possa ser o gás que vazou um pouco. Em ambos os casos você não gastará quase nada.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu é um pouco diferente pois era importado da frança, mas:

O parachoque nunca desalinhou.

O meu não é flex e faz 10 km/l na cidade andando bem.

O meu ar é digital e se voce colocar no maximo gela muito rapido, em pouco tempo tem que diminuir pois fica muito frio.

Ja dirigi 500 km em um palas automatico e o dono do carro falou que realmente bebia muito, acho que o cambio por ser 4 marchas não ajuda.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Minha namorada tem um C3, essa do pára-choques vc se refere à toda peça da cor do carro ou aquela borda de plástico preto que fica bem embaixo? Os Citroens têm a frente muito baixa, por isso raspam muito fácil em qualquer rampa/meio-fio, eu mesmo já arranquei partes daquela borda preta, é só encaixar de volta. Se todo o pára-choques tá solto provavelmente nessas enroscadas e raspadas por aí pode ter quebrado alguma presilha plástica que segura a peça, não deve ser muito problema resolver.

O consumo está na média do que ouço falar desse 2.0, por ser automático o consumo urbano fica prejudicado, depende também de como você anda, mas a média é por aí mesmo. Usar Pódium nele não é muita vantagem, na minha opinião.

O AC pode ser apenas filtro precisando ser trocado, se isso não resolver, tem que mandar numa oficina especializada em AC pra ver se não houve vazamento do gás.

Share this post


Link to post
Share on other sites

veio ar do citroen não gelando ta de sacanage neh , olha isso ae o meu c3 gela pra caceteee

Parachoque deve ta fudido talvezuma pancadinha ele deve ter dado e fudeu o parachoque.

COmo um dono de c3 eu babo no c4 ... acho lindo, agora esse consumo ta absurdo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já ou vi relatos de donos do C4 pallas falando sobre a frente do carro, que raspa em tudo. Deve estar solto por isso.

Em relação ao consumo, qual seu trajeto, com ou sem transito, com ar ligado ou não?

Acho que em BH, no trânsito e ar, vai dar isso mesmo...

O carro tem que ter taxa de compressão bem alta pra aproveitar a Podium, o Race Driver pode esclarecer isso se ler o post...

Parabens pelo carro!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Lucasgmaciel,

Para seu consolo o meu C4 faz 5 km/l e ele também é automático, mas està assim pq está sendo amaciado. Estou rezando par ele chegar na marca igual ao seu.

AC da Citroen gela muito bem. Vc deve dar uma olhada em alguma oficina especializada no assunto para regularizá-lo. Deve ser mesmo o líquido de arrefecimento deve ter diminuido a quantidade.

Ab.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Precisa mesmo andar só na podium? acho que está jogando dinheiro no lixo, mas os especialistas que avaliem.

Pra mim, no seu caso, basta colocar uma boa gasolina e ponto. Alta octanagem nesse motor 2.0 creio ser desperdício.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Lucas, seu carro tem mais de 60.000kms rodados? Já trocou o flúido da transmissão? Se não fez isso, faça urgente antes que a sua transmissão vá para o espaço. E cheque velas, cabos de vela, sonda lambda, filtro de combustível e sensor MAF. Tudo isso está ligado diretamente ao consumo do carro. Filtro de ar sujo e pneus largos demais ou careca e mal calibrado nem precisa comentar né? Todo mundo sabe que o carro bebe mais se estiver assim.

Boa sorte!

Share this post


Link to post
Share on other sites

teu carro tem um motorzao e é automatico, consumo condizente com carros automaticos com a mesma cilindrada e cvs.

nao tem milagre, tem muita porcaria mil que faz isso de media tb.

muito do pessimo consumo de todos carros no brasil é por culpa desse lixo chamado gasolina que vendem pra nós trouxas, ali tem tudo que é porcaria menos gasolina.

e se o seu ja for dos flex ai nao tem milagre, essa gambiarra que empurram goela abaixo de nós macacos é muito triste. sem opção de escolha e vendem como se fosse a oitava maravilha do mundo. só quem entende um pouco acima da média de motores, sabe o dano que isso faz pra todo sistema.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu C4 VTR não bebia muito não, mas quando eu tinha um 307 AT com esse motor era 6 na gasolina aqui em SP... não tem jeito... O para-choque já mataram é presilha quebrada, tem q trocar, e o ar-condicionado tá estranho, o ar desse carro gela demais... procure uma boa oficina...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Lucas, seu carro tem mais de 60.000kms rodados? Já trocou o flúido da transmissão? Se não fez isso, faça urgente antes que a sua transmissão vá para o espaço. E cheque velas, cabos de vela, sonda lambda, filtro de combustível e sensor MAF. Tudo isso está ligado diretamente ao consumo do carro. Filtro de ar sujo e pneus largos demais ou careca e mal calibrado nem precisa comentar né? Todo mundo sabe que o carro bebe mais se estiver assim. Boa sorte!

Troca-se fluido de transmissão? Dizem que o bom é completar, isso quando precisa. A não ser que esteja contaminado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Troca-se fluido de transmissão? Dizem que o bom é completar, isso quando precisa. A não ser que esteja contaminado.

Mesmo aqueles carros que possuem flúidos que nunca precisam ser trocados, tem sua qualidade questionada por diversos fóruns por aí. Se não estou enganado, mesmo o Tecnomax ou o Race já falou sobre isso em algum assunto sobre óleos aqui no fórum.

Share this post


Link to post
Share on other sites

É foda, pq a peugeot usa o mesmo câmbio e recomenda que não seja trocado o óleo... fico tentando entender como um óleo pode ser eterno... tá certo que tem muito menos contaminação, ele fica lacradinho lá sem contato com outros fluidos, mas entre ter longa durabilidade e não precisar trocar nunca é um baita diferença!

Meu véio tem um 207 AT com quase 70 mil km... faz tempo que buzino as ideias dele pra ele dar uma geral, o câmbio dá uns trancos, às vezes entra em modo de segurança e usa apenas uma marcha... uma hora a bomba explode :wacko:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pergunta: alguém viu o Lucas Maciel por aí? O cara cria o tópico e não dá um feedback sequer?

Ôoooo meu filho?????? Tu tá lendo as respostas aqui? Tão te servindo pra alguma coisa?... Hehehehehe...

Share this post


Link to post
Share on other sites

É foda, pq a peugeot usa o mesmo câmbio e recomenda que não seja trocado o óleo... fico tentando entender como um óleo pode ser eterno... tá certo que tem muito menos contaminação, ele fica lacradinho lá sem contato com outros fluidos, mas entre ter longa durabilidade e não precisar trocar nunca é um baita diferença!

Meu véio tem um 207 AT com quase 70 mil km... faz tempo que buzino as ideias dele pra ele dar uma geral, o câmbio dá uns trancos, às vezes entra em modo de segurança e usa apenas uma marcha... uma hora a bomba explode :wacko:

Se já tá nos trancos e entra em modo de segurança, a bomba explodiu, agora só tende a piorar e é questão de tempo pra trancar de vez e manutenção facada. Até onde sei, quando tá assim trocar o óleo no máximo ameniza, mas não salva não.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now