Ir para conteúdo

ectjunior

Membros
  • Total de itens

    13
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    1

ectjunior last won the day on January 11

ectjunior had the most liked content!

Sobre ectjunior

  • Rank
    Flanelinha

Profile Information

  • Local
    São José do Rio Preto - SP

Seu Carro

  • Fabricante
    GM
  • Modelo
    Onix
  • Versão
    1.4 Activ
  • Cor
    PRATA
  • Ano/Modelo
    2018/2018
  1. é que da última vez que tive notícia do Rj, ou li a respeito, sinceramente eu não lembro qual dos dois. Tinha lido que era 65 mil. Mas enfim. Existe um tipo de recurso que vc faz, e pede reavaliação do valor do carro que consta no recurso. Eu nunca vi eles mudarem, com recurso. Mas ele existe, e os próprios funcionários orientam como pode ser feito, lá aonde vc tomou ciência do ipva. Aqui em SP, alguns tentaram fazer isso na época do Renegade, e não deu certo. Mas não custa tentar. Fora isso, eu desconheço algo que possa ser feito, pq ao contrário do que possam dizer ou vc ler por aí, não é direito adquirido. Pq o benefício é concedido por exercício e não de forma vitalícia. Logo vc pode estar isento esse ano, e ano que vem não. Pelo menos é a informação "oficial" que eu tenho, de juízes e advogados que eram beneficiários de isenção de ipva em suas "Trailblazers", "SW4s" da vida.
  2. Se vc tomou ciência. Está tudo certo. Então, ciente disso. Com certeza o seu caso é o primeiro que citei no post. Seu carro não se enquadra mais na faixa de isenção. Que se não me engano é até 65 mil no rio. E se não me engano, esse carro que vc citou, em SP foi avaliado como 70 mil. No RJ não deve ser diferente, ou pouca coisa diferente. Pra se ter 100 % de ctz, compareça no mesmo lugar que vc foi tomar ciência da isenção de IPVA, e pergunte sobre a faixa de IPVA que seu carro se enquadra, e qual é o valor limite pra isenção. Com ctz o seu carro excedeu o limite, no valor dado por ele pela SEFAZ do RJ. Ainda mais que vc já tinha tomado ciência da isenção.
  3. Uma pergunta. Como você sabe que conseguiu a isenção em 2017 ? Que mês foi comprado o carro, antes ou depois de outubro ( data da emissão da nota ) ? Tem o protocolo de Isenção de IPVA ? Fez pelo SIVEI ( OU EQUIVALENTE DO RIO DE JANEIRO ) ou direto pela receita estadual ( presencialmente ) ? Sendo bem otimista, sua isenção de IPVA pode estar sendo analisada ainda. Demora em média de 3 a 6 meses o deferimento de isenção de IPVA. Na vdd foram várias perguntas. hahahahaha As leis de cada estado são diferentes. Aconselho comparecer a secretaria da fazenda do seu estado e pesquisar o status atual da isenção e o limite para ela. Se minha memória não falha, o limite de isenção do RJ é mais baixo que o de SP. 65 mil se não me engano, e tem umas diferenças em quem se qualifica ou não. Posso responder, pela de SP. Mas não é ctz que seja igual no RJ.
  4. não, pq não adianta ter validade no laudo. A SEFAZ considera 2 anos a partir da data de emissão. Agora o q vc pode fazer é tentar, e o máximo que vai acontecer é eles notificarem vc durante o processo de ICMS e vc ter que fazer um novo laudo. Aí fica a seu critério.
  5. Com ctz não. Falo com experiência pq meu pai é despachante. E ajudo ele na firma. E fazemos muitos processos do tipo. Por isso que estou te falando com tanta ctz, vá na Receita Federal que eles resolvem o seu problema. Não tem essa de não atender mais o público. No máximo vc vai ter q se naturalizar para requerer a isenção, isso se for precisar disso. E já que já é casado com uma brasileira, está bem fácil. Mas fazer no nome de outra pessoa, sendo vc o beneficiário, vai ser negado "lindamente" o pedido. kkkk
  6. em SP eles não aceitam mais protocolo presencial. Mas esclarecimentos de dúvidas e problemas no protocolo são feitos normalmente das 9 ao meio dia. Até pq é uma dúvida de contribuinte, eles não podem se negar a atender ou dar uma solução para o seu problema. Agora vc tem que ir lá, eles não vão resolver por telefone.
  7. Compareça a Receita Federal na sua cidade. Eles vão orientar o que tem que ser feito. Até pq o título só é usado para fazer o cadastro no Sisen.
  8. Pra IPI não. Pra ICMS e IPVA sim. Pelo menos no estado de SP todo é pedido um laudo com no máximo 2 anos de emissão.
  9. Os problemas sempre começam aí, fiz sozinho, extremamente fácil, etc.. etc.. Não que não seja. Mas na cidade onde eu moro até os atendentes da receita ( que são estagiários e não os concursados, passam informações erradas ), afinal vc não fala com os analistas e sim os atendentes. Mas sem falar o carro que vc comprou o valor que pagou, se fez a requisição de isenção de IPVA junto com a documentação do carro e etc ? fica difícil te ajudar. Uma vez concedida a isenção ela se renova todo ano. Mas existem limites para isenção concedida, bem como prazos para requerer a mesma. Chutando pelos detalhes que vc citou, se vc usou o ICMS, com ctz o valor do carro que vc comprou é abaixo de 70 mil ( valor cheio e não valor de isenção ). O que pode ter acontecido é: A) Sendo otimista, e considerando que vc fez o procedimento correto de isenção de ipva de carros novos - pelo mês que vc falou, sua isenção de IPVA ainda não foi deferida. Geralmente leva de 2 a 4 meses pra isso. B) Sendo realista - o pedido de isenção de IPVA não foi feito junto com a documentação do carro ou fora do prazo limite. C) Sendo pessimista - o pedido de isenção de IPVA foi feito, mas foi feito de forma errada. Mas ainda não foi analisado. E quando for, vc será notificado a apresentar os documentos faltantes. A menos que o problema seja a data limite para protocolo desse pedido de isenção. Geralmente vc é notificado por AR, no endereço que vc deu durante o processo de ICMS e IPVA. Espero ter ajudado.
  10. É muito curioso nesse site. O cara fala secretaria da fazenda e ICMS, e outro cola site da Receita Federal, onde vc acompanha IPI. kkkkk
  11. Eles alteraram a lei, o valor que vale pra isenção de IPVA é o mesmo do ICMS. Pelo menos em SP. Já que é uma lei estadual. Só que não é o valor que vc pagou, nem a tabela FIPE, é o valor da SEFAZ que vale. Vc pode até pedir revisão ( o que eu acho perda de tempo ). Mas se já mandaram a cobrança, significa que seu carro não está mais dentro do valor que é concedida a isenção. Vc pode confirmar comparecendo no SEFAZ de sua cidade. Eles vão te falar o valor de tabela do seu carro, que com certeza ultrapassou o valor limite.
  12. É tanta gente falando besteira que dá dó. O médico não é obrigado a te dar o CPF. Até pq ele já faz isso, pq junto com o laudo ( antigo Anexo IX, atual anexo V ) já é dado dois documentos que contém o CPF dos médicos que assinaram ( antigo anexo XIII, atual Declaração de Credenciamento junto a clínica ). E o pessoal que está usando laudo antigo para requisitar IPI, consegue sem problema. O problema é o ICMS e o IPVA. Aqui em SP pelo menos, a SEFAZ não aceita laudo com mais de 2 anos de emissão para requisição de ICMS e IPVA. Mesmo o laudo tendo característica permanente. Infelizmente não é aceito em SP por enquanto. Não posso falar pelos outros estados, pq ICMS e IPVA é de legislação estadual. Uma coisa que vale para um estado, nem sempre vale pro outro.
  13. Eles alteraram a lei, o valor que vale pra isenção de IPVA é o mesmo do ICMS. Pelo menos em SP. Já que é uma lei estadual. Só que não é o valor que vc pagou, nem a tabela FIPE, é o valor do SEFAZ que vale. Vc pode até pedir revisão. Mas se já mandaram a cobrança, significa que seu carro não está mais dentro do valor que é concedida a isenção.
×