Jump to content



Photo

Motorista Vai Pagar Pedágio Até Em Trecho Urbano De Rodovias Paulistas

Folha de São Paulo

  • Please log in to reply
8 replies to this topic

#1 MIS

MIS

    Piloto Profissional

  • News
  • 1,974 posts
  • Joined 29-March 12
  • Local:São Paulo/SP
  • Fabricante:VW
  • Modelo:Fox
  • Versão:Prime
  • Cor:Prata
  • Ano/Modelo:2011/2012

Posted 16 July 2012 - 01:32 PM

Motorista vai pagar pedágio até em trecho urbano de rodovias

Motorista vai pagar pedágio até em trecho urbano de rodoviasMotorista vai pagar pedágio até em trecho urbano de rodoviasMotorista vai pagar pedágio até em trecho urbano de rodovias paulistasMotorista vai pagar pedágio até em trecho urbano de rodoviasA cobrança eletrônica de pedágio, que o governo de SP vai implantar nas rodovias privatizadas, levará milhões de motoristas a pagar para circular até nos entornos das cidades, onde as estradas são usadas como vias urbanas.

Entre os trechos de tráfego urbano que serão pedagiados estão, por exemplo, aqueles que ligam a capital paulista ao aeroporto de Cumbica (rodovia Ayrton Senna), a São Bernardo (Anchieta) e a Cotia (Raposo Tavares).
Hoje, eles não têm praças de pedágio, mas o deslocamento gratuito vai acabar por conta da instalação dos pórticos ao longo da via, que vão ler chips nos carros para fazer a cobrança.

No teste que está sendo feito na SP-75, entre Indaiatuba e Campinas, há um pórtico a cada 8 km. Com esse intervalo, as vias serão praticamente 100% pedagiadas.

A implantação da cobrança, planejada para 2013 ou 2014, vai depender de um cálculo político difícil para o governador Geraldo Alckmin (PSDB): se, por um lado, o sistema é mais justo e permite reduzir a tarifa, por outro, vai cobrar de muito mais gente.
Nem a Artesp (agência de transportes do Estado) nem as concessionárias sabem quantos usam as rodovias sem pagar. O único estudo feito -e sempre citado como parâmetro- na Dutra, uma via federal, apontou que só 9% dos carros pagam pedágio.
Se o percentual for parecido nas vias estaduais, com o chip, deve multiplicar por dez o número de carros tarifados -foram 790 milhões em 2011.
"O ponto crítico, não tenho dúvida, é quem não paga e passará a pagar", afirma Karla Bertocco Trindade, diretora-geral da Artesp. Para ela, porém, o Estado não pode dizer "você paga e você não". "A questão é: usou, pagou."

Haverá impacto em dois casos: em rodovias que são vias urbanas ou metropolitanas e em ligações entre cidades onde hoje não há cabines.
Na primeira, estão os exemplos acima e outros, como o da rodovia Dom Pedro 1º, que liga Campinas a três shoppings, condomínios, à Unicamp e à PUC Campinas.
Na segunda, os trechos entre São Carlos e Araraquara (Washington Luís) e Limeira e Piracicaba (Anhanguera).
Em todas as rodovias, porém, haverá um "perde e ganha": alguns usuários pagarão menos e outros, que não pagam, passarão a pagar.
Um exemplo claro é a própria SP-75. Entre Indaiatuba e Campinas há uma praça, que cobra R$ 10,10. Com os pórticos, o valor cai para R$ 4. Na via, porém, quem roda entre Indaiatuba e Sorocaba não paga hoje, mas vai pagar.

ROTA DE FUGA
Nos trechos urbanos, um efeito colateral deve ser a criação de "rotas de fuga". "Será um 'problemaço' porque o motorista tentará fazer sua rota por dentro da cidade", diz Horácio Augusto Figueira, consultor em transportes.
Para ele, que é favorável à cobrança por trecho "sob o ponto de vista da justiça", o aumento das rotas de fuga pode ser impedido se o preço por km rodado for baixo.
Ele cita o Rodoanel, que custa R$ 1,50 no trecho oeste. "As pessoas estão fugindo do Rodoanel? Não, cada dia tem mais movimento."
Usuários da rodovia Dom Pedro 1º já criticam a mudança. A pesquisadora da Unicamp Ana Lúcia Pinto mora em Campinas e percorre 13 quilômetros da rodovia para trabalhar todo dia.
"Acho o ponto a ponto justo, mas o uso em trecho urbano, na cidade, não acredito que deva ser cobrado."
O analista de sistemas André Wohlers usa a via duas vezes por semana, entre Campinas e Mogi Mirim. "Não tem justificativa a cobrança atingir áreas urbanas", afirmou.
O pesquisador Antonio Augusto, também da Unicamp, se diz favorável. "O pedágio é um mal necessário. Sou contra o preço abusivo, mas, se for proporcional, acho correto". (Colaborou MARÍLIA ROCHA)

Fonte: Folha de São Paulo - 16/07/2012 - http://www1.folha.uo...-rodovias.shtml


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Instalação de chip em carros terá que ser obrigatória



A iniciativa paulista de implantar o pedágio eletrônico pode ser facilitada com a obrigatoriedade da colocação de TAGs (chips) no país, prevista pelo Conselho Nacional de Trânsito para janeiro de 2013.

O mesmo TAG que será usado no Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) pode servir para a cobrança do pedágio eletrônico.

O Siniav vai rastrear a frota, identificar carros roubados, furtados e sem licenciamento, além de mapear o tráfego. Não se sabe quanto custará o TAG.

Um dos problemas no Estado será a fiscalização, já que não há barreira física para impedir a passagem de carros.
Porém, os pórticos devem ter leitores de placas, que flagrarão veículos sem chip. Passar pelo pedágio sem pagar rende multa de R$ 127 e cinco pontos na carteira. Os pedágios poderão ser pagos por meio de boleto, cartão de crédito, débito em conta ou no sistema pré-pago.

Fonte: Folha de São Paulo - 16/07/2012 - http://www1.folha.uo...rigatoria.shtml


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acho que vou levar uma eternidade pra chegar em casa quando implantarem isso. Fico imaginando aquele povo todo que pega a Raposo (trecho SP) cortando o caminho por dentro pra fugir dessa cobrança.

E o SINIAV? A Prefeitura de São Paulo, eu não tenho dúvida, utilizará isso para substituir os radares móveis e fixos. Adeus esticadinha gostosa.
;)

#2 msella80

msella80

    Jeremy Clarkson

  • Placa Preta
  • 2,230 posts
  • Joined 30-March 12
  • Local:Hortolândia-SP

Posted 16 July 2012 - 02:37 PM

A pergunta que todos os governantes e suas corjas sempre fazem: "Como podemos foder ainda mais a população?"

Aí pensam, pensam, pensam... e inventam essas merdas!
ASTRA Elite 2007 - ar dig., freios ABS, 4 airbags, volante e bancos em couro, comp. de bordo, piloto autom., faróis xenon, entre outros.
Santana Exclusiv 2.0 Mi, 1997 - Completo + freios ABS + teto solar elétrico - XODOZÃO!
Astra Advantage 2010 (remapeado) - 140 cv - VENDIDO em 29/11/2012
ASTRA 2007 Elegance
Gol G3 1.8 2002 a álcool (melhor carro que já tive)
Gol Bola 1.8 Mi 1998
Gol CLi 1.6 1996
Gol GTS 1.8 1989 a álcool
Voyage CL 1.6 1989 a álcool

#3 Race Driver

Race Driver

    Jeremy Clarkson

  • Placa Preta
  • 2,524 posts
  • Joined 07-April 12

Posted 17 July 2012 - 09:24 AM

A solução eu já encontrei. To transferindo a placa do meu carro, como não será de sp, não terá obrigatoriedade de possuir o SINIAV.

Outra brecha, será igual controlar, não tem fiscalização 40% da frota anda sem controlar, muitos andarão sem o SINIAV, e logo logo terá algo que vai enganar os sensores.

Terceira brecha, tem uma estradinha de mão dupla que leva até o aeroporto de cumbica, ela é vazia, vai ficar lotada infelismente.

Raposo vc consegue cortar 100% pelos bairros, e infelismente será um transito maldito.

luud.jpg


#4 marcusthedriver

marcusthedriver

    Taxista

  • Placa Preta
  • 389 posts
  • Joined 30-March 12
  • Local:São Paulo - SP
  • Fabricante:NISSAN
  • Modelo:March
  • Versão:1.6 SV
  • Cor:Preto
  • Ano/Modelo:2011/2012

Posted 17 July 2012 - 11:54 AM

O SINIAV vai ser nacional, é questão de tempo... os carros zero em agosto começam a sair com o chip, numa porcentagem de 30%... e depois amplia... é fogo... aqui no Brasil a gente é assaltado de todo o jeito
- Marcusthedriver -
Powered by Nissan March SV 1.6 16V
Ups: milhas + ponteira Sentra SR

#5 Falcon

Falcon

    Piloto de Fuga

  • Moderadores
  • 820 posts
  • Joined 30-March 12
  • Local:Belo Horizonte
  • Fabricante:GM
  • Modelo:Corsa Wind
  • Versão:1.0
  • Cor:Cinza
  • Ano/Modelo:98/98

Posted 17 July 2012 - 01:15 PM

Esses caras me surpreendem a cada dia, conseguem sempre foder mais com a população.
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência".
"O importante é ganhar, tudo e sempre. Essa história que o importante é competir não passa de demagogia."


Posted Image

#6 kdt_go

kdt_go

    Piloto de Track Day

  • Placa Preta
  • 1,032 posts
  • Joined 02-April 12
  • Local:Goiânia-GO

Posted 17 July 2012 - 10:24 PM

E vaaaaamo lá pagar duas vezes pelo mesmo serviço!!

ipva servia pra quê mesmo??

Semtiacutetulo.png
OPALA 250-S COUPÉ ´1979
CARAVAN DIPLOMATA SE 4.1/S Aut-4 '1988
SIENA EL 1.4 '2012

ANTECESSORES
SAVEIRO TROOPER 1.6 CE ´12. PASSOU RÁPIDO MAS QUERO OUTRA

KADETT GL 1.8 EFI ´1996 PARA SEMPRE NA MEMÓRIA
[DIPLOMATA 250-S '87, DOADOR + OPALA 2500 '79 RECEPTOR] = OPALA ATUAL
ESCORT XR-3 '88, O TRAUMATIZANTE
BRASÍLIA 1600 '75, O COMEÇO


#7 msella80

msella80

    Jeremy Clarkson

  • Placa Preta
  • 2,230 posts
  • Joined 30-March 12
  • Local:Hortolândia-SP

Posted 18 July 2012 - 08:53 AM

Visualizar Postkdt_go, em 17 July 2012 - 10:24 PM, disse:

E vaaaaamo lá pagar duas vezes pelo mesmo serviço!!

ipva servia pra quê mesmo??


O brasileiro paga tudo dobrado!

Paga imposto para ter saúde, mas ai de quem não tem um plano de saúde particular...

Paga imposto para ter segurança, mas ai de quem não coloca cerca elétrica, portão eletrônico, interfone com câmera, etc.

Paga IPVA, mas tem que pagar pedágio para rodar em uma rodovia de forma segura.

Paga IPTU, mas tem que implorar para a prefeitura tapar os buracos de sua rua.

Paga imposto para a educação, mas a escola pública é uma merda... então tem que pôr os filhos na escola particular para terem alguma qualidade de ensino.

É foda, véio... não sei onde vamos parar.
ASTRA Elite 2007 - ar dig., freios ABS, 4 airbags, volante e bancos em couro, comp. de bordo, piloto autom., faróis xenon, entre outros.
Santana Exclusiv 2.0 Mi, 1997 - Completo + freios ABS + teto solar elétrico - XODOZÃO!
Astra Advantage 2010 (remapeado) - 140 cv - VENDIDO em 29/11/2012
ASTRA 2007 Elegance
Gol G3 1.8 2002 a álcool (melhor carro que já tive)
Gol Bola 1.8 Mi 1998
Gol CLi 1.6 1996
Gol GTS 1.8 1989 a álcool
Voyage CL 1.6 1989 a álcool

#8 superkyo

superkyo

    Borracheiro

  • Membros
  • 146 posts
  • Joined 29-March 12
  • Local:SOROCABA-SP

Posted 23 July 2012 - 04:39 AM

Visualizar PostRace Driver, em 17 July 2012 - 09:24 AM, disse:

A solução eu já encontrei. To transferindo a placa do meu carro, como não será de sp, não terá obrigatoriedade de possuir o SINIAV.

Outra brecha, será igual controlar, não tem fiscalização 40% da frota anda sem controlar, muitos andarão sem o SINIAV, e logo logo terá algo que vai enganar os sensores.

Terceira brecha, tem uma estradinha de mão dupla que leva até o aeroporto de cumbica, ela é vazia, vai ficar lotada infelismente.

Raposo vc consegue cortar 100% pelos bairros, e infelismente será um transito maldito.

"os pórticos devem ter leitores de placas, que flagrarão veículos sem chip"

Carro de outro estado será fotografado por não ter o chip, agora sobre ter algo para enganar os sensores eu não sei, pois o sistema de pedágio urbano já existe em outros locais do mundo com tags ou só fotografando as placas mesmo, então não sei se é possivel enganar facilmente o sistema, na verdade nem da pra saber se o sistema não fotografará TODOS que passem pelos porticos que é totalmente possivel.

Eu sou a favor, rodovia não é avenida paga quem usa e de uma forma mais democratica por trecho. O problema é que isso não era previsto nos contratos de concessão, então como provavelmente a receita deve aumentar o governo poderá negociar com as concessionarias mais obras ou mesmo um congelamento das tarifas.

Gostaria de saber se já há planos sobre o sistema de radar por velocidade média no trecho.

#9 Race Driver

Race Driver

    Jeremy Clarkson

  • Placa Preta
  • 2,524 posts
  • Joined 07-April 12

Posted 23 July 2012 - 12:12 PM

Essa história de fotografarem placa é velha, desde os temnpos que invetaram controlar, e 40% dos carros não faz controla e nem multa chegam.

Pode fotografar carros com placas de outras cidades, mas se as mesmas não tiverem a obrigação do uso, dificilmente renderá algo.

tudo que é eletrônico é fácil de ser burlado.

luud.jpg






Also tagged with one or more of these keywords: Folha de São Paulo

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users