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18 Dicas Para Economizar Combustível


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13 respostas à este tópico

#1 MIS

MIS

    Jeremy Clarkson

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Postado 30-03-2012 às 15:39

Confira aqui 18 dicas de como economizar combustível no seu dia a dia, recomendadas pelo Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet). Seguindo estas orientações, você poderá ter uma redução de até 20% no consumo de seu automóvel:

1) Antes de sair de casa, planeje o itinerário. Evite as vias mais congestionadas, mesmo que isso aumente seu percurso em alguns quilômetros.

2) Ao ligar o carro pela primeira vez de manhã, não deixe o motor funcionando para aquecê-lo. Saia logo com o veículo e deixe-o esquentar enquanto você roda.

3) Ao dirigir, pressione o acelerador de modo suave e evite as aceleradas entre as mudanças de marchas enquanto estiver pisando na embreagem.

4) Não estique as marchas. Trocá-las na rotação correta (entre 2.000 rpm e 3.000 rpm) do motor reduz o consumo.

5) Ao avistar um sinal vermelho, tire logo o pé do acelerador. Com isso, você economiza combustível e prolonga a vida útil dos freios.

6) Evite ficar parado com o motor ligado por mais de dois minutos em congestionamentos. Você gasta menos combustível se desligar o carro e ligá-lo novamente.

7) Arrancadas e freadas bruscas aumentam o consumo, causam desgate prematuro do veículo e podem provocar acidentes.

8) Não dirija em alta velocidade. O consumo a 100 km/h pode ser até 20% maior que a 80 km/h. Dirigir em velocidade moderada é mais seguro e econômico.

9) Não dê bombeadas no acelerador ao ligar ou desligar o carro. Assim você evita desperdício de combustível e poupa o motor.

10) Não use o carro para ir a lugares próximos. Vá a pé ou de bicicleta.

11) Sempre que possível deixe o carro na garagem e dê preferência ao transporte coletivo.

12) Mantenha o motor do carro sempre regulado. Assim, você não queima dinheiro e não polui o meio ambiente.

13) Mantenha os pneus sempre calibrados, a direção alinhada e as rodas balanceadas. Pneus descalibrados podem aumentar em até 10% o consumo de combustível.

14) Troque sempre no prazo correto os cabos, as velas e demais componentes do sistema de ignição, mantendo-os em boas condições de uso. E também o óleo do motor e filtros de óleo e de ar.

15) Verifique periodicamente os freios do carro. Às vezes eles podem travar parcialmente as rodas, e você estará desperdiçando combustível.

16) Não carregue peso desnecessário no porta-malas nem sobrecarregue o carro. Isso força o motor e aumenta o consumo. Para cada 50 kg de peso extra, o consumo pode aumentar 1%.

17) Cargas volumosas no bagageiro de teto criam resistência ao deslocamento do veículo e aumentam o consumo.

18) Procure estacionar o veículo protegido do sol, evitando perdas de combustível por evaporação.

(Matéria extraída do site Carsale)

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;)

#2 Falcon

Falcon

    Piloto de Fuga

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Postado 30-03-2012 às 15:53

Valeu pelas dicas, tenho dúvida nesta daqui:

6) Evite ficar parado com o motor ligado por mais de dois minutos em congestionamentos. Você gasta menos combustível se desligar o carro e ligá-lo novamente.

Achava que até uns 5min na lenta era melhor do que ficar ligando e desligando.
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência".
"O importante é ganhar, tudo e sempre. Essa história que o importante é competir não passa de demagogia."


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#3 Sr. Loucura

Sr. Loucura

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Postado 30-03-2012 às 16:11

Essas aqui eu acho que eram desnecessárias:

10) Não use o carro para ir a lugares próximos. Vá a pé ou de bicicleta.
11) Sempre que possível deixe o carro na garagem e dê preferência ao transporte coletivo.

Se fosse assim, podia colocar logo: Não compre um carro.

Atual: Ford Fusion 2007 Preto - 2009 a ...
EX: Mercedes-Benz Classe A 2003 Preto - 2006 a 2009
EX: Volkswagen Gol G3 1.0 2001 Preto - 2001 a 2006
fusion_ass.jpg


#4 btoledob

btoledob

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Postado 30-03-2012 às 16:17

Essas aqui eu acho que eram desnecessárias:

10) Não use o carro para ir a lugares próximos. Vá a pé ou de bicicleta.
11) Sempre que possível deixe o carro na garagem e dê preferência ao transporte coletivo.

Se fosse assim, podia colocar logo: Não compre um carro.


É verdade. Encheu linguiça.

#5 djalmajorge

djalmajorge

    Flanelinha

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Postado 30-03-2012 às 16:29

11) Sempre que possível deixe o carro na garagem e dê preferência ao transporte coletivo.



O pessoal do Carsale que escreveu isso nunca deve ter estado às 6 da tarde na estação Sé do metrô... :rolleyes:

#6 Brµno

Brµno

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Postado 30-03-2012 às 18:04

Essa 2ª tem que ter cuidado, ja tive vários sustos com o carro querendo morrer pois não esquentou direito(carro da empresa, o corsinha vai de boa, mas prefiro esperar esquentar mesmo assim).
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

CORSA HATCH MAXX - 1.4 - 2010/11
GOL G4 - 1.0 - 2012/13

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#7 tio_peidola

tio_peidola

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Postado 30-03-2012 às 19:49

6) Evite ficar parado com o motor ligado por mais de dois minutos em congestionamentos. Você gasta menos combustível se desligar o carro e ligá-lo novamente


Quero ver aqui em Manaus com um sol violento rachando na moleira quem dá conta de ficar 2 minutos com o ar desligado hauhauahuah
"Só não funde o motor quem anda de carroça"

#8 Pedro_Henrique

Pedro_Henrique

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Postado 30-03-2012 às 20:35

A 4 aumenta ainda mais o "mito" de que esticar as marchas prejudica o motor..Por isso muita gente reclama que carro 1.0 não anda ,não ultrapassa,não tem força na estrada..querem andar a 2000 RPM ,achando que o motor é a diesel..

Atual : VW Polo 1.6 e Ford Ka 

Ex : VW Gol 1.6 Mi


#9 FONTÃO

FONTÃO

    Jeremy Clarkson

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Postado 30-03-2012 às 22:21

A 4 aumenta ainda mais o "mito" de que esticar as marchas prejudica o motor..Por isso muita gente reclama que carro 1.0 não anda ,não ultrapassa,não tem força na estrada..querem andar a 2000 RPM ,achando que o motor é a diesel..

Na verdade o ítem 4 não pode ser aplicado aos carros 1.0 quando eles estiverem numa situação desfavorável: carro cheio subindo serra ou situação parecida, na verdade nunca consegui andar num carro 1.0 sem esticar as marchas num itinerário qualquer aqui na minha cidade, lotada de aclives e morros, ou na reta usando ar condicionado, impossível!

FORD FOCUS 2.0 GLX 2013

007bfb8b-0b91-4b21-b44e-ee68c1d22b4a_zps

-1998>>FORD ESCORT 1.6 L 89-PRIMEIRO CARRO (SÓ PROBLEMA)

-2001>>VW Gol 1.6 Mi 97-PRIMEIRO CARRO COM AR (FIM DOS PROBLEMAS)

-2004>>VW Gol 1.0 16v FUN 2001-PRIMEIRO CARRO COMPLETO (CARRO MARAVILHOSO)

-2008>>VW Gol 1.6 TOTALFLEX 2004-PRIMEIRO CARRO FLEX (2º CARRO MARAVILHOSO)

-2013>>FORD FOCUS 2.0 GLX 2013-PRIMEIRO HATCH MÉDIO (3º CARRO MARAVILHOSO)

 

 

 

 

 


#10 Brµno

Brµno

    Piloto de Track Day

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Postado 30-03-2012 às 22:29

Ja acho complicado em qualquer motorização andar trocando rápido as marchas, gosto de ter o carro na "mão" e pra isso não da pra ficar limitando o giro a 2k rpm.

CORSA HATCH MAXX - 1.4 - 2010/11
GOL G4 - 1.0 - 2012/13

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#11 rgalista

rgalista

    Flanelinha

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Postado 30-03-2012 às 22:40

Pô gente, tem pessoas que não andam uma quadra sem carro, eu acho até vagabundagem da pessoa pegar um carro para andar 300 metros. A outra é em relação a transporte coletivo. Isso varia de cidade para cidade e realmente, tem lugares que o cara assina o atestado de burrice ir de carro.
Quanto a desligar o carro e o ar condicionado, tem muitos lugares que é perfeitamente possível, sem o cara morrer derretido dentro do carro.
Isso não é algo tipo 10 mandamentos que se o cara não cumprir todos vai para o inferno. (forma de expressão, sou ateu). São dicas para serem usadas com bom senso, quando a situação permitir.

#12 RicardoDS

RicardoDS

    Mecânico

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Postado 30-03-2012 às 22:45

4) Não estique as marchas. Trocá-las na rotação correta (entre 2.000 rpm e 3.000 rpm) do motor reduz o consumo.

Nem sempre.
Com meu Monza sim, se esticar muito as marchas o tanque seca rapidinho, hehehe.
Já com o Celta tanto faz. Posso andar pisando pouco ou com o pé no fundo o dia inteiro, todo tanque faz praticamente a mesma média, no máximo 0,5 km/l de diferença.

Os GM's:

Celta Super VHC 03/03

Monza SL/E 1.8 8v 88/89

Meriva Maxx 1.8 8v 07/08

Vectra CD 2.2 16v 00/00


#13 PHAER

PHAER

    Jeremy Clarkson

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Postado 30-03-2012 às 22:50

Bom demais estar de volta no fórum vocês!!!

Esta é a única que eu discordo:

2) Ao ligar o carro pela primeira vez de manhã, não deixe o motor funcionando para aquecê-lo. Saia logo com o veículo e deixe-o esquentar enquanto você roda.

O consumo na marcha-lenta fica entre 1 e 2 litros/hora. Com o motor frio, digamos que dobre. Esperar alguns segundos para a lenta estabilizar e a água chegar pelo menos aos 30 graus não custa nada e evita que se imprima carga ao motor com a temperatura muito abaixo do ideal. Isso contribui até mesmo pra vida útil do motor...

Abraços
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#14 KnoX

KnoX

    Valentino Balboni

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Postado 01-04-2012 às 02:16

Discordo de algumas.

Não esperar o motor esquentar depende muito da temperatura que se está. No verão vilento a quase 40 graus eu ligo e saio andando mesmo, mas aqui no inverno do PR quem quiser ligar o carro e sair andando com o óleo nem a 5 graus, boa sorte, eu espero pelo menos 1minuto pra ele dar uma circulada e sair do gelo.

Não esticar marchas funciona no plano sem passar dos 40 km/h, além disso dependendo do carro ou vc estica ou fica andando no soco forçando o motor.

Desligar o carro se ficar mais de 2minutos parado como já disseram, depende da hora. Com certeza economiza combustível, mas no calor eu pago esse real a mais que o carro beber pra ficar com o AC ligado!

Essa 18 eu achei tensa: Procure estacionar o veículo protegido do sol, evitando perdas de combustível por evaporação.
O tanque do carro fica no fundo, hoje em dia geralmente é feito de plástico (material com boa capacidade de isolamento térmico), eu duvido MUITO que o fato de eu deixar o carro parado no sol ou na sombra vai alterar meio porcento do consumo por conta de gasolina evaporada.

Audi A3T 5p Manual 02/03

~ Antigo KNoXiViLLe





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